Recommended Posts

Publicado

Há 2 dias que as minhas plantas tem as folhas descaidas no sentido contrário ao da iluminação... já fiz uma TPA de 30% e nada hoje estavam na mesma ou piores...isto aconteceu desde que adicionei um produto do mercado para alimentar potássio...adicionei 5ml para os 170L de água reais do aquário. Existe alguma relação ou trata-se de outro problema?

As folhas estão também ligeiramente amareladas.

Os valores do nitratos e fosfatos estão bons: 10PPM e 0.5PPM

PH: 6.8 e tenho CO2 caseiro mais 150W iluminação distribuidas em duas calhas

Pic_4352_1.jpg

Luís Lima

Publicado:

Olá a que temperatura tens a água do aquário, já me aconteceu algo semelhante penso que terá sido porque a temperatura foi aos 34º, ao montar o termóstato ficou mal regulado.

26675160.img.jpg

Publicado:

Tenho 2 termostatos e um termometro fixo no vidro indicando a temperatura esta está bem estável pelos 28º. No entanto e porque p rpoblema persiste vou falar sobre o que desconfio...o aquario está a 4 metros de uma janela grande (uma janela de varanda) como baixei o nº de horas de iluminação para 8h e só ligam as luzes por volta do meio dia, creio que iluminação que vem dessa janela e embora não sendo directa, faz com que os ramos mais altos venham procurar a luz a entrar pelo vidro do aquario ( neste caso a iluminação vem de baixo )...começei a ligar as luzes mais cedo para fazer a experiencia, assim a iluminação vem sempre de cima...á noite desliga mais cedo para não passar muito as 8 horas.

Obrigado pela tua nota depois informo.

Luís Lima

Publicado:

Olá, penso se as plantas tivessem a procurar a luz deviam inclinar-se, pela foto não me parece, mas também não é preceptivel. De qualquer forma pode ser isso que disses, é que as plantas ao fim de algum tempo ficam sincronizadas com o ligar e desligar da luz, abrem as folhas de dia e fecham à noite para respirarem melhor.

26675160.img.jpg