aaabotelho Publicado Novembro 21, 2012 Publicado Novembro 21, 2012 (editado) Olá. Quero voltar ao hobby, e já tenho em mente um projecto. Mas basicamente quero algo entre os 50-60L, para ser um plantado/aquascaping, com o máximo de peixes possíveis (não para sobrelotar, mas em função do tamanho do aquário e do filtro) As minhas dúvidas e onde preciso de ajuda são: Filtro: Aqueles de mochila/cascata são eficientes? Sei que levam menos matérias filtrantes, mas acham que consigo manter um aquário para os 60L assim? Ou é melhor investir num filtro externo? Caso opte por um filtro externo posso alargar um pouco a regra do 1cm de peixe por 1 Lt de água? Supondo que terei 60L, e que vou por neons. Dá cerca de 12 pela regra. Posso aumentar para os 14-16? Iluminação: Pelo que estive a ver devo precisar de uma calha com 2 lâmpadas. Aqui sou um bocado leigo. T5? T8? HQI? LED? Não sei bem... Que recomendam? Substrato fértil, poe-se uma camada inferior à do inerte, certo? C02: Método caseiro? Já vi uns kits aí, não muito caros, com válvulas e isso. Recomendam? Que aconselham aqui? Fertilização? Obrigado pela ajuda, António BOtelho Editado Novembro 21, 2012 por aaabotelho Citar