aaabotelho Publicado Novembro 21, 2012 Publicado Novembro 21, 2012 (editado) Olá. Quero voltar ao hobby, e já tenho em mente um projecto. Mas basicamente quero algo entre os 50-60L, para ser um plantado/aquascaping, com o máximo de peixes possíveis (não para sobrelotar, mas em função do tamanho do aquário e do filtro) As minhas dúvidas e onde preciso de ajuda são: Filtro: Aqueles de mochila/cascata são eficientes? Sei que levam menos matérias filtrantes, mas acham que consigo manter um aquário para os 60L assim? Ou é melhor investir num filtro externo? Caso opte por um filtro externo posso alargar um pouco a regra do 1cm de peixe por 1 Lt de água? Supondo que terei 60L, e que vou por neons. Dá cerca de 12 pela regra. Posso aumentar para os 14-16? Iluminação: Pelo que estive a ver devo precisar de uma calha com 2 lâmpadas. Aqui sou um bocado leigo. T5? T8? HQI? LED? Não sei bem... Que recomendam? Substrato fértil, poe-se uma camada inferior à do inerte, certo? C02: Método caseiro? Já vi uns kits aí, não muito caros, com válvulas e isso. Recomendam? Que aconselham aqui? Fertilização? Obrigado pela ajuda, António BOtelho Editado Novembro 21, 2012 por aaabotelho Citar
j-santos Publicado: Novembro 27, 2012 Publicado: Novembro 27, 2012 boas : Filtro: Aqueles de mochila/cascata são eficientes? Sei que levam menos matérias filtrantes, mas acham que consigo manter um aquário para os 60L assim? Ou é melhor investir num filtro externo? consegues manter na boa com um filtro de cascata mas o externo é sempre melhor. Caso opte por um filtro externo posso alargar um pouco a regra do 1cm de peixe por 1 Lt de água? Supondo que terei 60L, e que vou por neons. Dá cerca de 12 pela regra. Posso aumentar para os 14-16? isso de 1 cm por peixe é mito ,o que tens é de ver a manutençao que queres dar ao aquario quanto mais peixes mais manutençao ou um filtro superior ,mas só tu podes encontrar esse equilibrio. Iluminação: Pelo que estive a ver devo precisar de uma calha com 2 lâmpadas. Aqui sou um bocado leigo. T5? T8? HQI? LED? Não sei bem... Que recomendam?todas as que mencionaste dao , mas para teres uma ideia tens de saber a altura de coluna de agua que o aquario vai ter,hqi é muito dispendioso em custos energeticos ,led´s é dispendioso em compra, o mais equilibrado serao as t5. Substrato fértil, poe-se uma camada inferior à do inerte, certo? certo. C02: Método caseiro? Já vi uns kits aí, não muito caros, com válvulas e isso. Recomendam? Que aconselham aqui? o metodo caseiro é mais economico mas nao tao fiavel. Fertilização? tens de ser tu a encontrar esse equilibrio mediante as plantas e tpa´s que vais fazer e peixes etc etc. espero ter dado alguma ajuda............... Citar abraços joao santos
tat Publicado: Novembro 27, 2012 Publicado: Novembro 27, 2012 Sem saber em pormenor o que pretendes no teu aquario, sendo por isso um risco aconselhar alguma coisa, deixo aqui uma hipotese de setup: filtrO: eheim 2211 peixes: 8 a 9 peixes de cardume (tetra cardinal ou nariz de bebado, por exemplo) + um casal de ramirezis ou um casal de apistos. 4 otocinclus, e 2 neritinas zebra. Iluminação: T5/T8 30W substrato fertil: Ada aquasoil amazonia. Para esse volume nao fica excessivamente caro Co2:No inicio no metodo caseiro, depois avalias Fertilização: Nao te preocupes logo de inicio com isso Citar Aquario Tematico Amazonas
Jorge.A. Publicado: Novembro 27, 2012 Publicado: Novembro 27, 2012 (editado) Estando a falar de um aquário de 60l, isso deve ter cerca de 40cm de comprimento? Bom estas seriam as minhas escolhas para o aquário que pretendes (plantado) : Filtro: Eheim 2211, mas sem dúvida que se investires num de cascata para a litragem do aqua serve perfeitamente. Fauna: 10 Neons, 2 Hottos e 1 Cae (a equipa de limpeza é muito importante) Iluminação: depende da altura e comprimento do aquário. Como vai ser?Já o tens? Acho que t5 para um aqua com menos de 50cm de comprimento fica mal(esteticamente) pelo que as PLL seriam talvez a minha escolha. Substrato fertil: 1 de Elos terra zero e 1 de Elos bottom mineral por baixo do substrato principal. Co2: Kit completo da TMC, encontras completos à venda em segunda mão por uns 50€. O kit novo é este: http://www.naturpets...7cc8670dc27c95f Fertilização: Tens montes e montes de opções, eu uso os Elos planta1 e planta2. Espero ter ajudado Editado Novembro 27, 2012 por Jorge.A. Citar NatuRio 240 plantado The Waters of Elos Jorge Almeida
tat Publicado: Novembro 27, 2012 Publicado: Novembro 27, 2012 Só uma nota Jorge, o CAE é o chinese algae eater, que cresce muitissimo, tornando-se agressivo em adulto. Provavelmente querias indicar o SAE. Citar Aquario Tematico Amazonas
aaabotelho Publicado: Novembro 29, 2012 Autor Publicado: Novembro 29, 2012 Olá a todos. Obrigado pela ajuda. Ainda não tenho o aquário, mas o que pretendo será algo para 60 lts / 60 cms (não pode ser maior). Quero fazer um tapete de hemianthus cuba ou algo do género. Algumas médias, e outras maiores. Mas fazer algo bonito de se ver. Ainda não sei bem o layout, mas será ou com troncos a fazer como se fosse uma floresta, ou então aqueles red moor, e ser um ada style (?), ou então algo mais "zen" e ser género relvado com diferentes alturas. Primeiro vou tentar adquirir o aquário, e dado o preço, penso que primeiro vou optar por um fitro de mochila, e depois logo se vê. Quero ter atenção mesmo à iluminação, e comprar já algo que seja o suficiente para manter. Depois de ter o aquário vou ver se arranjo daquelas calhas com 2 lâmpadas para ter certeza que é suficiente. Também CO2 devo começar em caseiro, e depois logo vejo. Quanto à fauna, é importante ter mesmo equipa de limpeza? Não acho grande piada a SAE nem Ottos. Podem ser corydoras, ou vão escarafunchar muito as plantas? TAT: pq ramirezis, apistos e/ou zebras? alguma razão em específico? Jorge A.: O que são as PLL? J-santos: Se optar por um de mochila, e fizer TPA's semanais e isso, quantos peixes achas que consigo por num limite aceitável? Obrigado a todos, António Citar
Recommended Posts