que se passará no meu aquario? help


moskitos

Recommended Posts

ontem ao chegar ao meu aquario fiquei todo contente porque reparei que os nigrofasciatus tinham filhotes e que pelo seu comportamento ja deviam ter 2 semanas. foi lindo. era a segunda postura deles tendo sido a primeira comida por eles proprios.

á noite ligue a luz do aquario paraver se estava tudo bem e qualk nao é o meu espanto quando reparao que nem a femea nem o macho estavam a defender a toca dos filhotes e vejo os flhotes todos espalhados pelo aquario. já desconfiava que nao iam resistir e seriam comidos pelos outros. hoje de manha quando chego para os alimntar o macho nigro estava morto com as guelras muito abertas e a femea tb nao está nada bem. as corys estao a fazer voos picados á superficie e tb vi um pleco a fazer o mesmo. os jack dempsey que sao do tamanho dos nigros. nao me parecem doentes ao facto de nem equer terem ligado á comida que lhes pus de manha.

 

medi os valores de ph e está correcto e os nitritos também. que se passará? a unica alteração que ontem fiz no meu aquario foi o ter tirado a maquina das bolhas. o meu filtro é um hagen 304. 1000 l/ hora.

o que se terá passado?

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei.

foi numa loja que me disseram para tirar as bolhas que nao fazia ali falta nenhuma. e comol já tinha ouvido essa versão de varias pessoas que teem percebido de peixes, retirei as bolhas.

aconselhas-me a colocar outra vez?

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

As corys têm esse tipo de comportamento, elas vão à superficie respirar ar atmosférico mesmo.

Os peixes morrerem assim, parece-me sintoma de envenenamento...

 

Verifica:

- Se tens movimentação de água à superficie suficiente.

- Os niveis de amónia.

- O ph.

 

Fizeste alguma TPA?

 

A máquina de bolhas como lhe chamas, tem por objectivo unico agitar a superficie da água, promovendo assim trocas gasosas essenciais para teres oxigénio dissolvido na água.

Se a retiras e mantens por exemplo a saída do filtro debaixo de água sem a agitar, então deixas de ter trocas gasosas.

Nesse caso o O2 existente na água esgota-se e os peixes morrem...

 

Portanto, ou a colocas de novo, ou puxas a saída do filtro para a superficie de forma a provocar turbulencia na água.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nelson e nuno:

 

realmente nao tinha movimento de agua á superficie porquer a saida de agua do filrto era a pouco mais de meio do aquario. assim voltei a colocar a bomba. os niveis de amonia nao sei porque nunca tive esse teste. nem sabia que era necessario. pensava que era para agua salgada.

os niveis de ph estao bons.

 

já agora o que é o TPA????? desconheço esse termo. talvez por outro nome....

 

as corys sei que é normal fazerem isso. entretanto elas quando as coloco no aquario costumam fazer isso e passado alguns tempos quando ja conhecem o aquario deixam de o fazer e escolhem uma gruta para estar sossegadas ou andam no fundo. é raro virem á superficiem e ontem á noite o meu aquario era um descalabro 8se é que existe esta palavra) mas como os flhotes de nigros estavam tods espalhados no aquario pensei que fosse para os caçar e hoje de manha ja nao havia filhotes de nigros e elas contiinuavam na mesma. devia mesmo ser falta de oxigenio. ja coloquei a bomba.

 

o que acham?

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... aí tens o culpado... os teus peixitos morreram por falta de oxigénio.

 

Provavelmente tens plantitas aí não?

A bomba de ar como te agitava a superficie da água mantinha sempre trocas gasosas e por isso nunca deste conta de nada.

Como a retiraste, deixaste de ter essas trocas e isso é o suficiente para os niveis de o2 dissolvido na água descerem drasticamente.

 

Se tiveres plantas, elas à noite consomem O2, diminuindo ainda mais os niveis.

 

Respondendo à questão da TPA - > Troca Parcial de Água.

 

Se não quizeres manter a bomba de ar no aquário o que podes fazer é subir a saída de água do filtro até aí uns 2 ,3 cm da superficie.

Com a força do filtro essa altura já é suficiente para provocar agitação e promover trocas gasosas em quantidade suficiente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno... sim tenho 4 fetos de java pequenos.

em relação as tpa não fiz nenhuma. so fiz hoje de manha porque como estava la um pexe morto os niveis de nitritos tinha aumentado mas ja fiz uma troca, já coloquei novamente a bomba e pelo que me parece ao fim de 1 hora e meia de bomba de bolhas de ar, os comportamentos dos peixes voltaram ao normal.

nao posso colocar o filtro acima de agua porque faz muito barulho a agua a cair e a minha mae nao consegue dormir. esta ao pé do quarto dela....

mas pronto fico com as bolhas de ar outra vez. como estão a um canto na incomodam muito e a bomba de ar nao faz barulho nenhum por isso tasse bem. agora tenho de arranjar outro macho nigro.

obrigado por tudo.

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Para os "idiotas" que me criticaram quando disse que uma bomba de ar é um equipamento fundamental quando se compra um aquário (faz parte de um kit de emergência já descrito noutros tópicos)...aqui têem o porquê de o ter dito.

Por mim tenho sempre 2 bombas de ar reservadas para estes casos de emergência, que aliás se acentuam com a chegada do calor... :)

 

Coloca o filtro á superficie, a "esguichar", que em principio será suficiente para manter os niveis de oxigénio elevados. Caso não chegue...ou tens peixes a mais ou um filtro fraco para o aquário.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

idiota é quem te fez as orelhas.

eu nao critico. dou a minha opinião e a minha opinião e baseada no que me dizem. se existe alguem que é aquariofilista há imenso tempo e que foi indicado por outras pessoas como percebendo muito de aquarios me dizem que nao é necessario por mais que ache que seja necessário a minha ideia acerca dessas necessidades alteram.

foi por isso que disse que nao era necessário. sempre tive bmba no meu por tb achar que era necessario mas como me disseram que no era e geralmente quem me dizia que nao era necessário eram entendidos acreditei. agora tou a ver que é necessario no meu caso.

tenho de me render e dar a mão á palmatória. a vida é cheia de erros e é com eles que aprendemos. nao aceito é que me chamem de idiota ( principalmente pessoas que eu nao conheço).

mas obrigado pea dica e desculpa pelo forum em que te desmenti ( rendo-me) já nao me lembro foi qual era o forum.

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário... o Diesel não se referia a ti... podias rever um pouco o teu post não?

 

Aqui à uns tempos houve uma discussão no forum sobre o uso ou não das bombas de ar e o Diesel disse que eram equipamento fundamental.

Na altura o pessoal "descascou" nele porque não era nada fundamental, etc ,etc.

 

Agora a tua situação só vem dar razão ao Diesel... de facto as bombas de ar são fundamentais, especialmente nos casos em que a circulação à superficie é insuficiente.

Foi só isso que o Diesel quiz dizer e que a ler o teu post de resposta fiquei com a sensação que assumiste que ele se estava a dirigir para a ti.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

volto a pedir desta vez desculpa ao diesel mas pensei mesmo que se estava a dirigir a mim.

mas eu realmente tb costumava dizer que nao era necessário por me terem dito que nao era mas sempre tive uma bomba de ar.

desculpa diesel

desculpa diesel

desculpa diesel

desculpa diesel

desculpa diesel

 

agora é que fui mesmo um idiota.

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário... o Diesel não se referia a ti... podias rever um pouco o teu post não?

 

Aqui à uns tempos houve uma discussão no forum sobre o uso ou não das bombas de ar e o Diesel disse que eram equipamento fundamental.  

Na altura o pessoal "descascou" nele porque não era nada fundamental, etc ,etc.  

 

Agora a tua situação só vem dar razão ao Diesel... de facto as bombas de ar são fundamentais, especialmente nos casos em que a circulação à superficie é insuficiente.

Foi só isso que o Diesel quiz dizer e que a ler o teu post de resposta fiquei com a sensação que assumiste que ele se estava a dirigir para a ti.

 

obrigado pelo alerta. gracias mesmo.....

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno achas que o facto de os filhotes de nigros terem-se espalhado pelo aquario todo e terem abandonado os pais, a toca ao fim de 2 semanas de nascimento poderá ter a ver com a falta de ar também?

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

E continuam a cascar em cima de mim!! :twisted::twisted:

 

:lol:

 

achas que o facto de os filhotes de nigros terem-se espalhado pelo aquario todo e terem abandonado os pais, a toca ao fim de 2 semanas de nascimento poderá ter a ver com a falta de ar também?

 

Um dos primeiros sinais de stress demostrados pelos ciclideos é o facto de abandonarem os filhotes...

Não foram os alevins que dispersaram...foram os pais que deixaram de "controlar" os filhotes.

Foi o stress, por falta de ar, que fez os nigros largar os alevins.

É pouco provável que tenha sido devido aos outros peixes, pois os nigros são dos melhores a defender os alevins...mesmo contra peixes (ou mesmo pessoas :shock: ) maiores que eles.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a serio diesel desculpa la qualquer coisinha. e obrigado pela ajuda.

agora so espero arranjar alguem qiue me dê um nigro ja mais ou menos grandito macho. a femea já tem uns5 cm e o macho que morreu devia ter 6/7 cm... espero que alguem me dê um.

ja coloquei um post no forum de procura-se mas vamos la a ver.

Mário Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais