Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde pessoal. Antes de tudo queria agradecer aos criadores e utilizadores desse forum, porque ler estes artigos ajudaram me imenso. Eu tenho um aquário de 54L que é comunitário. Tenho cory, zebras, mollys, escalares e guppys (muitos que ainda estão na criadora com cerca de um mês) e um ancitrus que esta a espera da nova casa tal como os outros peixes grandes. Obviamente que isto não pode ser assim por isso comprei um aquário de 100L para os grandes terem mais espaço, e no pequeno ficam só guppys. Ah e claro isto são dois aquarios com agua doce, para ter peixes tropicais, e a agua a rondar os valores de pH 6,8-6,9.

No novo aquário resolvi utilizar areia branca que comprei numa loja e que foi devidamente tratada, um fertilizante antigo de aquário que tinha por ai num saco que faz camada intermédia entre as duas camadas de areia branca,. enchi 50% do tanque com agua com ph 7,8 e outra metade com ph 6,5. Isto porque tenho um filtro domestico de cozinho, filtro osmos, e só dá 50 litros de cada vez, depois demora muito tempo para ter a pressão suficiente, e o resto foi da torneira normal aqui da agua de Alcobaça. Bom como habitual agua precisava de ciclo e eu pus bactérias e condicionador de agua em dosagem adequada. Meti termostato em 27 graus e o filtro interno a bombar. Tudo estava a correr bem até eu colocar 2 pedras grandes, aparentemente são calcarias com buracos, que após um dia de permanência no aquário subiram me o ph para os 7,8. Obviamente que a culpa foi minha porque não me tinha informado primeiro sobre o tipo de pedra adequado para aquário de agua doce e que não alteram o ph. Agora tenho a agua alcalina no aquário e já fiz TPA´s de 20%, apos 2 dias 40%, e continua a rondar esses valores. Preciso de uma ajuda para baixar o pH para os valores desejados mas não queria utilizar químicos....

Agradeço desde já asua ajuda. Boa tarde.

Editado por Taras
Publicado:

Oh pessoal sera que a areia branca é alcalina? Devo retirar o substrato todo?

Publicado:

Bom já foi detectado o problema...so que agora a minha areia branca com fertilizante vai po lixo, infelijmente a causa foram umas pedras que cobriram a minha areia com uma camada fina de residuos...mas como é branco eu n reparei..enfim foi impossivel retirar porque isto foi remexixo com trocas de agua...neste momento aqua esta vazio, limpo com soluçao neutra. O que me podem aconselhar para por no lugar da areia que tipo de areao?

Publicado:

Isto com ajuda era mais facil mas pronto. o aqua esta quase composto e neste momento esta a fazer o ciclo. eu usei a esponja do aquario já estabelecido no filtro do novo aqua. Alguem me pode dizer quanto tempo demorara para fazer o cilco ? obrigado

Publicado: (editado)

Olá!

O ciclo demora mais ou menos entre 2 e 6 semanas! Como colocaste a esponja do antigo filtro no novo pode ser que seja mais rápido, mas por precaução deixa o filtro a trabalhar durante um mês , sem peixes!Coloca uma foto do aquário!

Cumps

Editado por mergulhops2

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Publicado:

Boas. Pois eu esqueci me de referir mais umas coisas, metade da agua ou ate mais de metade veio do outro tanque já estabelecido. eu noto que a agua apos 4 dias icomeça a ganhar aquele cheiro habitual...mas vou esperar mais algum tempo antes de introduzir os peixes. Eu tiro fotos quando tiver já tudo organizado e plantado, até porque é peciso muitas plantas para fazer o que eu queria fazer. Já agora se houver alguem aqui da zona alcobaça, leiria, caldas, nazare e que pode oferecer ou vender por um bom preço as plantas agradecia que me contactassem.Abraço

Publicado:

Por enquanto só meti ai a anubia porque ainda estou a pensar como vou fazer o layout e ainda tenho de arranjar a maior parte das plantas e musgos. Ficam aqui as imagens do inicio.

61681_415159748556956_1920637628_n.jpg556303_415159718556959_451204733_n.jpg

Publicado:

Ola

boa dica! Estou a uniciar o meu aquario e estou a pensar ir a Serra de Sintra buscar umas pedras para decoração. Qual o melhor metodo para verificar se é calcaria ou nã?

falaram-me que se colocar vinagre sobre uma pedra e ele fervilhar ou formar bolhas, entao é calcario.

Existe algum outro metodo mais fiavel?

Publicado:

Pois os ácidos são os métodos mais rápidos, embora eu confio no outro método. O método consiste em encheres um recipiente, de preferência de vidro mas limpo, com a agua do aqua cujo ph ja conheces. Depois colocas a pedra devidamente tratada dentro do recipiente, e depois é só esperar uns dias, no meu caso foram 4 dias. Após esse tempo fui medir o ph da agua do recipiente e pronto, se o ph não variar muito podes por no aquário essa pedra se a agua ficar muito alcalina não convém meteres lá a não ser que tens ciclideos e precisas do ambiente assim. Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!