Recommended Posts

Publicado

Hoje quando acoredei tinha a Pedra cheia de ovos e o meu casal de Escalares a proteger a zonas com "unhas e dentes" do resto da comunidade .

A femea deve ter feito a Postura durante a noite de ontem .

O que fazer agora ?

Quanto tempo até os alevins eclodirem ?

Mudo a pedra de Aqua ?

Compro uma maternidade ?

O que fazer ??

Nao faça a minima do que fazer ?

Existem ovos tranparentes e outros com um tom branco baço . Qual a diferença ?

Obrigado e um abraço ,

Publicado:

os pais escalares cuidam dos filhotes que demoram cerca de 50h a eclodir e outras tantas até começarem a nadar os ovos brancos opacos que referes estão estragados e os pais acabam por limpalos, dos outros irão nascer os alevins,se o aqua tiver mais residentes o mais certo será os proprios pais comerem os ovos porque não aguentam o stress de andarem sempre a correr os outros peixes,pelo que o ideal seriam estarem só os escalares no aqua,outro motivo para comerem os ovos é a falta de iluminação no aqua quando escurece os pais devido a não poderem tratar dos ovos entram em panico e acabam por comer os ovos,quanto á questão da maternidade não é viavel assim que os alevins nascem e começam a nadar saem para fora da maternidade e são comidos. Sem querer alarmar demasiado mas qualquer perturbação é motivo para os ovos ou crias serem comidos,pelo que não desanimes se eles desaparecerem,aproveita que tens um casal e coloca-os num aqua á parte que dentro de algumas semanas terás mais crias e com boas hipoteses de sucesso espero que tudo corra pelo melhor

Publicado:

Os meus escalares têm por hábito comerem os ovos, por isso eu tenho feito de seguinte forma:

:shock: Recortei um plástico duro de forma a parecer uma folha e coloquei-a no local onde eles costumam eclodir

:lol: Após a desova retirei os ovos, agarrados à "folha" para um aqua de criação(com cuidado para estes estarem sempre submersos) previamente cheio com agua do aqua comunitário

:wink: Neste aqua de criação tenho apenas um filtro de esponja, para não sugar os ovos e os alevins, e uma bomba de ar, para os arejar

:?: Vou retirando os ovos mortos ou não fecundados para estes não contaminarem os outros

:( Por volta do 2º dia os alevins começam a eclodir e ao final de +/-5 dias começam a nadar, deves ter artémia recém eclodida para os alimentar assim que eles começarem a nadar.

Boa sorte para ti

Se de facto os teus cuidarem dos ovos deixa-os, é um espectáculo lindíssimo ver os pais a tratar dos filhotes.

Ha e não desistas eu só consegui ao fim de muitas tentativas e é uma grande alegria :lol:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=19869

Eu sou uma mãe babada :?

Felicidades

O meu lago

Publicado:

Olá Belita,

Parabéns, já estás uma expert...qualquer dia superas o "Amano" nyahnyahnyah...pelo menos já foste sua ajudante, não é para qualquer curriculo... bowdownbowdown:lol:bowdown:lol:

Vou-te oferecer uma babete... :lol: :lol:

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

David Sousa