Ana Filipa Gaspar Publicado Novembro 18, 2012 Publicado Novembro 18, 2012 (editado) Material: Aquário 35 cm/15 litros Filtro Hidom AP-600 300l/h Iluminação 15w Boa tarde a todos, Ofereçam-me há uns meses um kit de iniciação à aquariofilia com um pequeno aquário de 15 litros. A primeira experiência não correu nada bem e por isso demorei algum tempo até voltar a começar de novo. Já limpei o aquário, coloquei água, areão e duas pequenas plantas artificiais. O que devo fazer a seguir? Que espécie me recomendam para este pequeno aquário? Obrigada desde já pelos vossos conselhos! Editado Novembro 18, 2012 por Ana Filipa Gaspar Citar
mergulhops2 Publicado: Novembro 18, 2012 Publicado: Novembro 18, 2012 (editado) Olá e bem vinda novamente ao hobby Para começar o teu aquário é muito pequeno. Já pensas-te em aumentar? Boa sorte Editado Novembro 18, 2012 por mergulhops2 Citar <p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br /> <p> </p><br /> <p> </p>
Ana Filipa Gaspar Publicado: Novembro 18, 2012 Autor Publicado: Novembro 18, 2012 (editado) Também já coloquei o filtro a funcionar. Termóstato é que não tenho. Quanto ao tamanho, sei que é pequeno, mas ofereceram-me e gostava de utilizá-lo. Além disso, o espaço disponível cá em casa é limitado... Editado Novembro 18, 2012 por Ana Filipa Gaspar Citar
cmam Publicado: Novembro 18, 2012 Publicado: Novembro 18, 2012 com 15 litros ou optas por espécies muito pequenas tipo microrasboras galaxy ou crias um aquário para camarões. mesmo para guppys é um bocado apertado. Citar Carlos Marques
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 18, 2012 Publicado: Novembro 18, 2012 E podes optar por plantas verdadeiras. Ajudam a estabilizar o aquário. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Ana Filipa Gaspar Publicado: Novembro 18, 2012 Autor Publicado: Novembro 18, 2012 Ok, obrigada. Quantas microrasboras poderia ter? Quanto às plantas, tenho ideia que é um bocado complicado... como é que funcionam? Sugerem-me alguma "literatura" sobre o tema? Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 18, 2012 Publicado: Novembro 18, 2012 Em relação ao número de peixes, a reposta para o teu aquário vais sempre a mesma: muito poucos! Em relação às plantas depende além da luz que tens, do substrato que colocaste. Puseste só areão? Se assim for, com os teus 15w, podes usar plantas de manutenção fácil como por exemplo Vallisnerias, Sagittaria subulata, Limnophila sessiflora, Anúbias, Musgos, etc. Leitura podes procurar sites de plantas para aquários. Podias também colocar aqui uma foto desse vaso (ups, aquário ) para podermos opinar melhor e ajudar mais facilmente. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
SusanaPaço Publicado: Novembro 18, 2012 Publicado: Novembro 18, 2012 Um betta macho, precisas de um termostáto e umas plantinhas verdadeiras ajudam Citar
Guilherme Martins Publicado: Novembro 18, 2012 Publicado: Novembro 18, 2012 que tal algumas plantas Verdadeiras e 3/4 tanictis ? Citar Guilherme Martins
pp44 Publicado: Novembro 18, 2012 Publicado: Novembro 18, 2012 As plantas têm diferentes dificuldades e necessidades mas se fores como eu e optarem por plantas de fácil manutenção não tens de te preocupar muito como já te disseram, além disso tens 1 W por Litro de água que é uma "regra" que se costuma especificar para quem começa e basta para bastantes plantas Fetos de Java Musgos de Java ou Outros Plantas Flutuantes entre outras o que deves é colocar plantas naturais pois as artificiais não trazem qualquer benefício ao aquário e podem ferir os peixes por serem de plástico Quanto aos habitantes podes como já disseram optar por vários tipos, no entanto terão sempre de ser muito poucos caso sejam peixes de cardume: Tens - Tanichthys Albonubes também conhecidos por Falso Neon que aguentam temperaturas mais baixas que a maioria dos peixes comuns de água quente não gostam muito é de água acima de 24 / 25ºC se não estou em erro - Bettas como já foi dito, com vários formatos de barbatana mas só podes ter um no aquário pois os machos atacam-se entre si. - Rásboras de pequena dimensão como também já disseram - Dario Dario, mais exigentes pois só comem comida viva e não se encontram com tanta facilidade e pouco mais Em alternativa aos peixes podes sempre colocar camarões anão como os Caridina Heteropoda var. Red também conhecidos por Red Cherries quese reproduzem com facilidade Antes de colocares qualquer habitante tens sempre de fazer a ciclagem completa do aquário, realizando o ciclo do azoto que demora sempre umas 4 semanas ou mais tendo em conta que o aquário é pequeno mais uma não seria pior. Espero ter ajudado xD Citar Aquário 18 Lts CamarõesDIY - Aquário 35 Lts com Cubos da VodafoneAquário com 6 Cubos da Vodafone temporário para cometas.Aquário 6 Lts Red Cherries
pp44 Publicado: Novembro 18, 2012 Publicado: Novembro 18, 2012 Sem termostato só mesmo os Tanichthys Albonubes ou os Red Cherries desde que os coloques numa zona da casa onde a temperatura nunca desça abaixo dos 14/15 º C Citar Aquário 18 Lts CamarõesDIY - Aquário 35 Lts com Cubos da VodafoneAquário com 6 Cubos da Vodafone temporário para cometas.Aquário 6 Lts Red Cherries
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 18, 2012 Publicado: Novembro 18, 2012 Antes de colocar seja que animal for, acho que era importante saber os parâmetros da água. Já fizeste alguns testes? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Manuel Tavares Publicado: Novembro 19, 2012 Publicado: Novembro 19, 2012 Olá colega Um aquário de 15l é muito limitado, e é meio caminho para que a segunda experiência vá pelo caminho da primeira. Podes sempre usar esse aquário como quarentena ou maternidade e arranjar outro um pouco maior. Não consegues mesmo arranjar um de pelo menos 50/ 60l? Em setembro também comecei neste hobby e para tua info, o meu de quarentena é de ... 50l. Citar Manuel Tavares Amazonicus 211L _ http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=208524
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 19, 2012 Publicado: Novembro 19, 2012 Olá colega Um aquário de 15l é muito limitado, e é meio caminho para que a segunda experiência vá pelo caminho da primeira. Peço desculpa mas não concordo. Eu tenho também um de 15 litros que neste momento está com RC's, mas que já foi um mini-comunitário. Nunca tive baixas. A falta de € é que não me permite fazer dele um salgado. Com 15 litros, paciência e inteligência consegue fazer-se algo engraçado. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
luizinho069 Publicado: Novembro 19, 2012 Publicado: Novembro 19, 2012 (editado) Acho que o pessoal nao devia comçar a dizer "a e tal é um aquario muito pequeno". Opa se é o que as pessoas tem, o que querem fazer? Eu tambem queri um aquario de 100l ou mais mas tinha em casa um aquario de 54L, por isso quis utiliza-lo. A Ana Filipa Gaspar pediu ajuda. Quem quiser ajuda, quem so vem aqui para falar do tamanho aquario acho qu devia mudar de postura... Eu acho estes aquario brutais para ter um betta. Investe num bom betta e numa boa decoraçao. Ficas com um aquario brutal! Com algumas plantas, um areao bonito e um tronco pelo meio consegues ter algo muito bonito. Boa SORTE! Posta fotos. Editado Novembro 19, 2012 por luizinho069 Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972
Ana Filipa Gaspar Publicado: Novembro 19, 2012 Autor Publicado: Novembro 19, 2012 (editado) Obrigada a todos pelas vossas sugestões. Gosto da ideia do betta macho e das plantas. Vou ler mais sobre ambos e continuar a preparar o aquário. Em Lisboa que lojas recomendam? E já agora têm sugestões para o termóstato? Editado Novembro 19, 2012 por Ana Filipa Gaspar Citar
Manuel Tavares Publicado: Novembro 20, 2012 Publicado: Novembro 20, 2012 Peço desculpa mas não concordo. Eu tenho também um de 15 litros que neste momento está com RC's, mas que já foi um mini-comunitário. Nunca tive baixas. A falta de € é que não me permite fazer dele um salgado. Com 15 litros, paciência e inteligência consegue fazer-se algo engraçado. Boa noite Jorge, Não tens que te desculpar. Eu tenho 2 meses e meio deste hobby, e só transmiti o que me foi passado como conselho. Mas claro, depende do que se pretenda ter, ou por outro, o que se pode ter. Citar Manuel Tavares Amazonicus 211L _ http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=208524
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 20, 2012 Publicado: Novembro 20, 2012 Obrigada a todos pelas vossas sugestões. Gosto da ideia do betta macho e das plantas. Vou ler mais sobre ambos e continuar a preparar o aquário. Em Lisboa que lojas recomendam? E já agora têm sugestões para o termóstato? Um termostato de 25w serve muito bem para esse aquário. Arranja um que seja pequeno para não ocupar muito espaço e que seja totalmente submersível. Em Lisboa há muitas lojas. Pessoalmente nunca aconselho nenhuma, mas tudo depende da zona que fores. Plantas posso ceder uns pézitos. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Guilherme Martins Publicado: Novembro 20, 2012 Publicado: Novembro 20, 2012 porque nao vais antes com os tanictis? escusavas de gastar € num termostato! mas realmente em aquarios desses um betta fica sempre bem ; ) Citar Guilherme Martins
Ana Filipa Gaspar Publicado: Novembro 20, 2012 Autor Publicado: Novembro 20, 2012 Um termostato de 25w serve muito bem para esse aquário. Arranja um que seja pequeno para não ocupar muito espaço e que seja totalmente submersível. Em Lisboa há muitas lojas. Pessoalmente nunca aconselho nenhuma, mas tudo depende da zona que fores. Plantas posso ceder uns pézitos. Obrigada, Jorge. No fim de semana vou ver o termóstato e informação sobre as plantas. Entretanto a luz não está a funcionar, vou tentar ver o que se passa. Depois envio PM a propósito das plantas. Citar
Recommended Posts