Recommended Posts

Publicado

tenho um aqua de 350l plantado, o que realmente e bonito, mas de a uns tempos para ca tnho reparado que os caracóis "espiral" que não sei o nome tem aumentado mt e não consigo parar esta infestação. de noite eles colam-se ao vidro e as plantas e são centenas. como posso acabar com eles ou diminuir o seu numero de forma a estabelecer um equilíbrio. se alguem me puder ajudar.

abraço bastos

Publicado:

A melhor forma é usar Bótias palhaço,eles comem os caracois todos e num instante mas s eprocurares no forum podes ver que existe outras soluções como a folha cozida de alface(uns dizem que funciona outros não...)

EX-Naysel

Publicado:

Boas,

Os caracóis podem não ser muito bonitos esteticamente, mas se existem em tanta abundância no teu aquário é porque algo não está bem e se eles não existissem se calhar terias alguns problemas sérios no teu aquário.

A maioria dos caracóis são detritivoros, isto é, alimentam-se de detritos existentes no aquário tais como: folhas mortas, peixes mortos, restos de comida,...

Tiveste o azar, como eu, de introduzires um caracol ou ovos no aquário e em condições adequadas (ie abundância de alimento) ele(s) reproduz-se rapidamente.

Para poderes identificar os que tens vê aqui

Eu tive o mesmo problema e apesar de continuarem a existir, e eu agradeço pois ajudam na manutenção do aquário, reduzi drasticamente o seu número melhorando a "higiene" do aquário... menos comida, mais TPA's, recolha imdediata de folhas mortas ou em vias de...

Podes sempre tentar colocar uma folha de alface, muito bem lavada, no aquário à noite e já com as luzes apagadas retirares a folha de manhã antes de teres muita luz na sala, vais ver que muitos deles estão agarrados à alface.

Contudo, se não melhorares a manutenção do aquário eles voltarão com força.

Abraços,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Eu sou da opinião de os caracois são benéficos, até um certo ponto, pois ajudam na limpeza do aquário.

Mas no teu caso penso que haja caracois a mais, o problema é que quando acabar o alimento (detritos e micro algas) eles vão-se virar para as tuas plantas, e ai sim é que começa os problemas a serio.

Porque não fazes o controlo de natalidade como eu? bang Customo retirar só os caracois que estão num determinado ponto do aquário (ex. vidro frontal), e assim vais controlando a quantidade deles. Ou retirar só os maiores, é outro exemplo.

Vais ver que a população vai reduzir-se e controlar-se!!!

Boa sorte

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Publicado:

eu por acaso pedi que me dessem uns para por num aquario de areia pois eles removem a areia ao se enterrerem e andarem por entre ela

penso que comem principalmente algas

http://aquaworld.netfirms.com/Invertebrate...layan_snail.htm

ha alguns muito bonitos

mas claro se for em numero enormes ja não deve de ser tão bonito

penso ter lido que as botias comem os mais pequenos deixando os grandes que a longo prazo morrem

os meus Canito/as

assin5.jpg

Publicado:

Para quem não têm aquário para as botia palhaço, pode tentar a botia lohachata que na minha opinião é a melhor devorada de caracois e fica bem mais pequena.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...