REDRUM Publicado Novembro 9, 2003 Share Publicado Novembro 9, 2003 As minhas anubias estão cobertas por algas verdes o que posso fazer? "I wander out where you can't see... Inside my shell, I wait and bleed" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Almeida Publicado: Novembro 10, 2003 Share Publicado: Novembro 10, 2003 Compras ottocinclus, ou SAE´s , mas deve ser difícil livreres-te delas. Começa por fazer trocas mais regulares e tenta ver nos parâmetros do teu aquário qual o motivo do desiquilibrio. Não coloques fertelizante durante algum tempo (caso o faças) e se só uma ou duas folhas estão afectadas podes tentar cortá-las para que não se espalha. As algas fora de água não sobrevivem, podes tentar retirar as anubias e colocá-las num saco plástico cheio de ar e bem fechado, num local não muito quente e com alguma luz indirecta. As anubias desde que tenham húmidade mantém-se vivas meses sem fertelização ou luz, não podes é deixar que o ar dentro do saco fique pouco húmido. É uma ideia, podes tentar, Cumps, Carpe Diem Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PedroM Publicado: Novembro 15, 2003 Share Publicado: Novembro 15, 2003 Saudações Em também já tive vários tipos de Anubias (Barteri, Broad-Leaf, Nana) e tinha o mesmo problema. Tinha um SAE e um Pleco, cheguei a ter 3 ou 4 camarões Cardina Japonica mas nada resolvia. As anubias, ao contrário de muitas outras plantas requerem muito pouca luz e facilmente ganham algas até porque são plantas de folhas largas. Neste momento já só tenho 2 Anubias porque mudei para um aqua de Ciclideos Africanos.... Aquilo que tenho feito a estas 2 é o seguinte: quando começam a ficar "impestadas" dessas algas, retiro-as do aqua e alágo-as aí por 5 minutos num recipiente composto aí por 80% água e 20% lixivia pura, tendo o cuidado de as alagar com a folhagem para baixo, logo as raízes ficam fora de água. "é remédio santo".... as algas desaparecem todas.... as folhas ficam limpas e a planta não morre.... só há depois que as passar muito bem por água corrente antes de entrarem novamente no aqua. A única coisa que vais notar nos primeiros dias são pequenos pontos brancos minusculos nas folhas, por sinal onde existia uma maior concentração das algas. Com outras plantas não sei se não será perigoso, mas com Anubias já o fiz várias vezes com sucesso. _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Novembro 17, 2003 Share Publicado: Novembro 17, 2003 Obrigado vou tentar, já são algas a mais para tão poucas plantas. Depois diz se resultou porque eu tenho o mesmo problema Obrigado Ordep Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C S Publicado: Novembro 19, 2003 Share Publicado: Novembro 19, 2003 Ola a todos! Mais um para se juntar ao clube das anubias com algas (parece algodão verde!!) Ordep escreveu: Depois diz se resultou porque eu tenho o mesmo problema Ou se existir mais alguma receita eficaz... Obrigado Carlos O meu começo na aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856 Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sergioveterano Publicado: Novembro 20, 2003 Share Publicado: Novembro 20, 2003 Viva, eu custumo lavar com água corrente e deixo-as emersa durante umas semanas. As algas secam volto a lavar e ficam como novas... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
REDRUM Publicado: Novembro 23, 2003 Autor Share Publicado: Novembro 23, 2003 Para responder ao Ordep e ao C S. Eu fiz o que o PedroM disse pois parecia o mais rápido, em algumas folhas as algas sairam todas noutras não saiu tudo mas está aceitavel, talvez estando mais tempo dentro da mistura os resultados fossem melhores só que não quis arriscar estragar as plantas. "I wander out where you can't see... Inside my shell, I wait and bleed" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
REDRUM Publicado: Novembro 23, 2003 Autor Share Publicado: Novembro 23, 2003 C S as minhas não têm algas do tipo algodão verde, as algas são verdes mas são do tipo que aparece no vidro. No meu caso colónias de micro algas de forma redonda. "I wander out where you can't see... Inside my shell, I wait and bleed" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Novembro 23, 2003 Share Publicado: Novembro 23, 2003 Esse tipo de plantas (anubias) não são favoráveis para lutas anti-algas... o seu crescimento e consumo de nutrientes (concorrência às algas), é escasso... A melhor forma nessas condições é mesmo reduzir a luz de forma a que as anubias sobrevivam, e muitas mudas de água...muitas mesmo... A água "nova" que iremos colocar terá de ser isenta de determinadas substâncias (nitratos e fosfatos).. Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C S Publicado: Novembro 24, 2003 Share Publicado: Novembro 24, 2003 Vou tentar a receita das mudas de água frequentes, sem alterar por agora a parte da iluminação, e ver os resultados que consigo. Depois darei noticias. Obrigado a todos Carlos O meu começo na aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856 Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
REDRUM Publicado: Dezembro 1, 2003 Autor Share Publicado: Dezembro 1, 2003 António Vitor, podes dizer que tipos de plantas posso colocar no meu aqua, como as anubias não consomem muitos nutrientes, para colmatar essa falha no meu aqua. Já agora tenho lampadas gro-lux 0.5 Wats por litro. Fica Bem. "I wander out where you can't see... Inside my shell, I wait and bleed" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Penedo Publicado: Dezembro 2, 2003 Share Publicado: Dezembro 2, 2003 Oi!!! Olha devo dizer-te k se tiver uma anubia nana como eu,nao te deves preocupar muito com a iluminação,nao sao muito exigentes! Quanto às algas eu tinha o mesmo problema que tu, mas à 4 dias comprei um pleco e as folhas ficaram simplesmente...verdinhas,limpas!!!Isto tudo num unico dia acredita! o pleco é uma optima solução Bué da Fish's! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Dezembro 2, 2003 Share Publicado: Dezembro 2, 2003 também tive um pleco, presumo que não façam mal às anubias (rijas como o caraças), mas não posso afirmar sem restrições... plantas para lutar contra algas? ceratopteris thalictroides...não há melhor! É provavel que estas apodreçam no inicio, não deites fora os bocados mesmo podres, deixa-as flutuar...depressa aparecem rebentos nesses bocados podres. O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Leal Publicado: Dezembro 2, 2003 Share Publicado: Dezembro 2, 2003 Olá para mim as plantas que mais combatem as algas (através da concorrência) são os Ceratophyllum demersum, mas tens que ter luz suficiente. se queres dar cabo de algas o meu conselho é comprares camarões, são os melhores a limpar algas, não há nenhum peixe que os bata. No meu aquário um só camarão deu cabo em dois dias de todas as algas que os peixes ão queriam comer. Mas têm atenção com a compatibilidade do camarão com os peixes, e os requisitos dos camarões. Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Dezembro 2, 2003 Share Publicado: Dezembro 2, 2003 Sérgio, peço desculpa mas vou discordar contigo... a ceratopteris thalictroides (ou cornuta) bate a demersum em velocidade... As minhas ceratopteris cresciam a uma velocidade impressionante, todas as outras ressentiam-se (incluido essa demersum que também já tive) O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Leal Publicado: Dezembro 3, 2003 Share Publicado: Dezembro 3, 2003 Olá Nunca tive ceratopteris thalictroides por isso não as posso comparar :D , mas se tu dizes eu acredito quem tem um aquário tão lindo como o teu tem que saber :D a mim a Ceratophyllum demersum resolveu-me o problema de algas nem algas verdes nem castanhas nem nada, desde que haja luz esta planta cresce sem parar. Mas os meus favoritos são definitivamente os camarões. são muito melhores que os caracóis ou peixes, e muito mais rápidos. Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C S Publicado: Dezembro 4, 2003 Share Publicado: Dezembro 4, 2003 Por agora, tenho o problema das algas controlado e estabilizado. Espero que dure... As trocas de 10% às terças, quintas e domingos a par da sifonagem das folhas da anúbia, vieram a receber a preciosa ajuda de um platy vermelho que comprei e que se revelou um vegetariano convicto e com especial apetite por este tipo de verdura! Está a anubia com um aspecto limpo e não tive de usar algicidas. Cumps Carlos O meu começo na aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856 Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts