Ana Carvalho Publicado Novembro 14, 2012 Publicado Novembro 14, 2012 Boa Noite, Setup: Montei há mais de 3 meses. Possui 2 corydoras, 1 pleco, 2 platys, 4 mollys Possui plantas de baixa manutenção (fertilização líquida uma vez por semana) Amônia - 0 NO2 - 0,1 NO3 - 5 O PH é que está diferente... Sempre tive o PH a 7,5 mesmo depois de colocar um tronco manteve-se assim. Esta semana começei a achar que uma das minhas corydoras estava a ficar muito parada e agora de vez em quando fica de lado. Fiz os testes todos e o PH estava a 6,5, o que para uma corydora nem está mal mas a minha está habituada a ter 7,5. Será que é isso que lhe está a fazer mal?? Os restantes peixes estão bem. O que posso fazer?? Fico à espera da vossa ajuda. Cumprimentos, Ana
Ana Carvalho Publicado: Novembro 14, 2012 Autor Publicado: Novembro 14, 2012 Ah esqueci-me de dizer... Não tenho neste momento nenhuma justificação para esta estranha descida de ph... até hoje este sempre a 7,5, não alterei nada nem coloquei nenhum elemento novo no aqua.
Ana Carvalho Publicado: Novembro 14, 2012 Autor Publicado: Novembro 14, 2012 ah peço desculpa escapou-me isso... Tem 60 litros.
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 15, 2012 Publicado: Novembro 15, 2012 Quer o tronco, quer as plantas diminuem o pH. A fertilização, se tiver carbono também baixa o valor do mesmo. The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Ana Carvalho Publicado: Novembro 15, 2012 Autor Publicado: Novembro 15, 2012 Quando coloquei o tronco tive o cuidado de estar sempre a analisar o ph e estava sempre igual (7,5), agora quando coloquei as plantas não verifiquei mas já as tenho há mais de um mês (apenas com fertilização líquida,1 x semana e sem CO2), só há uma semana é que tenho vindo a notar a corydora muito parada. Ela come (pouco) e quando nada fica logo cansada e cai. Por vezes dou com ela deitada de lado e sem nenhum sinal aparente de doença. Será que ela sentiu a diminuição do ph?? O que fazer?? Todos os peixes estão habituados ao ph 7,5 (que era alto) mas só ela é que está diferente com a descida do ph, os outros continuam bem activos.
j-santos Publicado: Novembro 15, 2012 Publicado: Novembro 15, 2012 boas nao alteraste nada em termos de filtragem? ate nas saidas dos filtros? o ph pode ter diminuido por existir menos trocas gasosas e a agua estar com mais co2 do que é normal e por isso ela se estar a ressentir mais um pouco. nao notas que ela venha mais vezes a superficie do que vinha habitualmente? desculpa o inquerito mas para tentar perceber um pouco o que se passa............. abraços joao santos
Ana Carvalho Publicado: Novembro 15, 2012 Autor Publicado: Novembro 15, 2012 Não alterei nada de especial apenas a "lã de vidro" velha por uma nova mas já não é a primeira vez que faço isso. Ela vem de vez em quando à superfície mas sempre o fez. Quer dizer agora nem isso faz pois chega a meio cansada mas o outra corydora continua com o mesmo comportamento. A única coisa que fiz foi a minha TPA semanal e nela alterei a Lã mais nada... Podem fazer inquéritos à vontade!!! Só assim é que conseguiremos perceber o que se passa
j-santos Publicado: Novembro 15, 2012 Publicado: Novembro 15, 2012 e a temperatura qual é? nao tem nenhuma mancha no corpo~? abraços joao santos
Ana Carvalho Publicado: Novembro 15, 2012 Autor Publicado: Novembro 15, 2012 a temperatura está a 24 graus como tem estado sempre no inverno e a corydora aparentemente não tem mancha nenhuma simplesmente está muito parada e muitas das vezes esconde-se numa planta artificial que tenho e fica de lado. Quando mexo na planta ela sai mas fica logo parada. Só se mexe para comer (e pouco ) ou quando os outros peixes vão embirrar com ela mas quando o faz até é rápida!
j-santos Publicado: Novembro 16, 2012 Publicado: Novembro 16, 2012 a temperatura esta um pouco baixa para ela se aumentar ate os 26 era o ideal ela fica com o metabolismo mais parado e menos activa . abraços joao santos
Ana Carvalho Publicado: Novembro 16, 2012 Autor Publicado: Novembro 16, 2012 Ok vou fazer isso mas poruqe é que com a outra isso não acontece?? São de espécies diferentes, uma é albina e a que está mais parada é pintalgada, será que não serem da mesma espécie faz diferença??
j-santos Publicado: Novembro 16, 2012 Publicado: Novembro 16, 2012 pode fazer diferença tens de ver qual a especie e ver as suas tolerancias umas sao mais tolerantes que outras... abraços joao santos
Ana Carvalho Publicado: Novembro 16, 2012 Autor Publicado: Novembro 16, 2012 (editado) A Corydora é uma Paleatus e de uma maneira geral até gostam de temperaturas mais baixas (15º a 26º) no entanto ela veio para minha casa no Verão onde a temperatura do meu aqua rondava os 28º (por vezes 30º). Será que ela se habituou a temperaturas mais altas e agora não se dá com temperaturas mais baixas??? A outra corydora é uma bronze e essa está muito activa. Já coloquei a temperatura a 26º mas ainda não vi nenhuma alteração (deve ser ainda cedo). . O certo é que ela já está assim á quase duas semanas e ainda não morreu... Vou ficar de vigia para ver o que acontece.. Vou dando notícias!!! Editado Novembro 16, 2012 por Ana Carvalho
Paul Publicado: Novembro 16, 2012 Publicado: Novembro 16, 2012 Olha Ana, pode parecer estupido, mas ela pode estar somente deprimida. As corydoras são peixes de cardume, e não se dão muito bem sozinhas. Apesar de teres duas, são de espécies diferentes. Devem ser mantidas em cardumes de pelo menos 5 individuos. Ou seja, no teu caso terias que arranjar mais 8 peixes (4 de cada espécie) mas talvez sejam peixes a mais para essa litragem. Pode ser tão simples quanto isso. Tanpanama -
Ana Carvalho Publicado: Novembro 16, 2012 Autor Publicado: Novembro 16, 2012 Eu já pensei nisso mas eu já a tenho à mais de 3 meses porque é que só agora é que ficou assim. E porque é que a outra está tão ativa?? Eu não posso colocar mais 8 peixes no meu aqua principalmente porque tenho que comprar mais uma platy pois comprei um peixe na loja que me disseram que era uma platy e afinal é uma molly (agora tenho 1 casal de platy e 1 molly macho e 3 fêmeas). O que eu posso fazer?? Ela pode morrer de depressão??
Ana Carvalho Publicado: Novembro 17, 2012 Autor Publicado: Novembro 17, 2012 Infelizmente a minha corydora morreu... Quando fui vê-los hoje de manhã já estava morta. Analisei-a bem e não tinha nenhuma mancha. Agora resta-me uma dúvida... Mantenho a temperatura a 26º??? Para o Inverno não está um pouco alta??
Paul Publicado: Novembro 17, 2012 Publicado: Novembro 17, 2012 Eu acho que a maior parte das pessoas mantém coridoras a essa temperatura sem problemas. Sendo assim ficamos sem saber o que se passou com ela. De vez em quando não há mesmo nada a fazer. O meu conselho agora é de não desanimares, e se puderes arranjar companhia para a outra... Vais ver que vale a pena, nem que seja só por causa do comportamento delas. Em cardume é outra coisa! Tanpanama -
Ana Carvalho Publicado: Novembro 17, 2012 Autor Publicado: Novembro 17, 2012 Agora vai ser mais fácil arranjar companhia para a outra quando comprar compro da mesma espécie. Eu sei que são de peixes de cardume mas tendo em conta que possuo um aquário pequeno e não o quero sobrelotar posso só comprar mais duas? Ficaria assim com 3.
j-santos Publicado: Novembro 17, 2012 Publicado: Novembro 17, 2012 boas é sempre uma tristesa quando perdemos um peixinho mas é assim o ciclo da vida ,por vezes nada do que possamos fazer resulta em que eles nao nos morram. agora aproveita para fazer um cardume ,corys nunca sao demais mete 4 tens uma compra mais tres iguais. vais ver que elas vao ter um comportamento muito mais bonito. abraços joao santos
Ana Carvalho Publicado: Novembro 17, 2012 Autor Publicado: Novembro 17, 2012 Ok, vou fazer isso! Mas assim não ficarei com peixes a mais? Já tenho 1 pleco, 2 platys (tenho que comprar mais 1 pois é um casal), 4 mollys (1 pensava que era platy e afinal não é) e 1 corydora = 8 peixes + 3 corydoras novas = 11 peixes para 60 litros?? É que eu quero ter espaço para a chegada de alguns alevins... Quantos é que eu posso ter no total??
Paul Publicado: Novembro 17, 2012 Publicado: Novembro 17, 2012 Olá Ana, Nem todos esses peixes ocupam o mesmo lugar no aquário. As corydoras andam pelo fundo e os restantes peixes a meia água, pelo que nenhum vai "roubar espaço" aos outros. O unico problema é o pleco que vai crescer demasiado para esse aquário. Eventualmente terá que sair pois vai chegar rapidamente aos 30 cm. Mesmo sem essas corydoras a mais, muito rapidamente esse aquário vai ficar sobrelotado. Os platys e mollys reproduzem se muito rápido e dentro de alguns meses, esse aquário vai ficar sobrelotado de qualquer maneira. Nessa altura alguns desses peixes terão que sair. Eu poria mais 3 ou 4 corydoras na mesma. Á medida que os alevins fossem aparecendo e crescendo, teria que os dar ou vender. Não há nada a fazer, cada fêmea pode ter uma ninhada de 10 a 30 crias de uma vez. É certo que muitos irão desaparecer, principalmente se o aquário não tiver plantas suficientes para eles se esconderem, os adultos comem as próprias crias. Não há uma regra fixa para o numero de peixes a ter. É uma questão de bom senso. Provavelmente já ouviste falar da regra de 1 cm de peixe para cada litro de água. Posso te dizer que as coisas não são assim tão lineares, é preciso jogar um pouco com as caracteristicas de cada espécie. Se dois cardumes ocupam nichos diferentes no aquário, não há tanto o perigo de se stressarem uns aos outros. Deve se garantir, isso sim, que o sistema de filtragem, aliado às TPA, seja capaz de aguentar a carga orgânica dos animais todos. Por isso sim, na tua posição, poria mais algumas corys, no máximo 4 (para ficares com um cardume de 5). Tanpanama -
Ana Carvalho Publicado: Novembro 17, 2012 Autor Publicado: Novembro 17, 2012 ok. Vou então comprar... Obrigada a todos pela ajuda.
Recommended Posts