Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde.

À partida, e antes de testar os parâmetros da água, alguém me sabe indicar uma causa para o estado das minhas plantas?

Fotos:

http://i.imgur.com/3oJeg.jpg

http://i.imgur.com/wrHlr.jpg

Quase todas as folhas estão esburacadas e acabam por definhar e cair.

Mudo a água entre 1 e 2 vezes por semana.

Obrigado.

Editado por McGaugh
Publicado:

McGaugh bem vindo ao fórum. No entanto levas já rabecada :chores003:

Como deves perceber, é muito difícil ajudar quando não se tem o set-up completo do aqua. Vamos aqui andar a perguntar, tens isto, tens aquilo, fazes isto, usas aquilo? Por isso mete aqui o teu set-up todo, tipos de plantas, fertilizações, fauna, etc... e logo te ajudamos...

Espero que não leves a mal

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado: (editado)

Boa tarde.

Peço desculpa por não ter respondido antes, mas andei um pouco ocupado.

O aquário tem 33 L de capacidade. Uso o substrato NutraSoil Black, um filtro interno Tetra IN 400 e uma calha Aquapor Starpor 15W.

Plantas:

• Fetos de java;
  • Bola de musgo;
  • Anúbias anãs;
  • Hygrophila polysperma rosanervig;
  • Limnobium Laevigatum;
  • As das imagens, cujo nome da espécie me escapa;
  • Estas: http://minus.com/lmqa4UbwTy7qq

Fauna:

• 1 corydora bronze;
  • 1 camarão do bambu;
  • 3 tetras cardinal jumbo;
  • 1 camarão Palaemonetes concinus;
  • 1 Dermogenys pusillus.

A alimentação varia entre flocos Tetra PRO, blood worms e artémia congeladas. Trato a água apenas com um acondicionar, na altura das mudas.

Editado por McGaugh
Publicado:

As das imagens são Hygrophila polysperma.

Folhas transparentes à partida indicam falta de CO2 para o nível de luz. Mas no teu caso, nem tens muita luz, nem (ao que parece) injectas CO2. Por isso não sei muito bem. Há quanto tempo tens o aqua montado? Poderão as plantas estar ainda numa fase de adaptação?

Mesmo que tenhas um substrato que à partida tem nutrientes, poderá ser aconselhável fazer alguma fertilização adicional...

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

As das imagens são Hygrophila polysperma.

Folhas transparentes à partida indicam falta de CO2 para o nível de luz. Mas no teu caso, nem tens muita luz, nem (ao que parece) injectas CO2. Por isso não sei muito bem. Há quanto tempo tens o aqua montado? Poderão as plantas estar ainda numa fase de adaptação?

Mesmo que tenhas um substrato que à partida tem nutrientes, poderá ser aconselhável fazer alguma fertilização adicional...

GM

Tens razão, queria referir-me a estas: http://i.imgur.com/NQqEL.jpg

Tive-o montado cerca de 5 anos, mas há uns 3,5 meses mudei o substrato, mantive 3/4 das plantas, o termóstato e o filtro (que troquei por um novo há pouco tempo). O substrato tem cerca de 2 cm de altura. Achas que um sistema destes resolveria o problema? Que fertilizante aconselharias?

Obrigado.

Publicado:

Continuam a parecer-me Hygrophilas...

Esse sistema não conheço e acho que pouca gente usa. Se queres entrar com CO2, aconselho-te a usar ou DIY (vê receitas aqui no fórum), carbono líquido ou pressurizado. Estes sistemas estão mais que testados... No teu caso, como o aqua é relativamente pequeno, talvez o carbono líquido (excel, easycarbo) seja uma boa opção. Um pouquinho mais caro do que DIY mas tem a vantagem de ser doseado de forma constante (~1 ml por dia).

Aconselho-te um fertilizante completo tipo o Tropica Plant Nutrition+ (TPN+). Este contém todos os macro e micronutrientes necessários e fica de vez resolvida a questão de carências...

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

• 1 mês depois...
Publicado:

Para o tamanho do teu aquário,esse sistema e perfeito..è de longe melhor que qq sistema CO2 caseiro, e para um aquario tao pequenino não se justifica um sistema de garrafa. Esse e bastante pratico.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Pela foto parece que tens algas verdes nas folhas.

Se for, então eu tive o mesmo problema mas nas minhas Alternanthera sessilis, resolvi o problema aumentando a circulação no aquário (evitando que elas se fixem) e injectando excel com uma seringa nas zonas mais afetadas (com o filtro parado).

Ao fim de 1,5 semanas tinha o problema resolvido.

Na minha opinião, e tendo em conta o teu setup, optava por carbono no estado liquido (excel) seguindo o plano da seachem, que não fica assim tão caro (+/- 18,90€ por 500 ml), e na fertilização uma solução completa, partindo do principio que a água é mudada todas as semanas.

Cumps,

DC