Recommended Posts

Publicado

Boas,

Já nasceram os trewavasaesinhos... :D

Penso que são entre 6 a 9 filhotes...só consegui fotografar uns 3...sempre que me aproximo do aquario eles fogem para dentro da boca da mãe ou então é ela propria que os persegue.

Pic_3455_19.jpg

Pic_3455_20.jpg

A Pousada da Juventude.... :wink:

Pic_3455_21.jpg

Os papás...

macho

Pic_3455_22.jpg

femea

Pic_2270_13.jpg

Aproveito para dizer que aceito reservas (para oferta claro…) de todo o pessoal do Norte ou a quem se quiser deslocar ao Porto para ficar com um ou outro filhote deste casal ou dos P. elongatus das fotos em baixo.

Os papás...

Pic_3455_23.jpg

... e os filhotes, agora com 1,5cm

Pic_3455_7.jpg

Cumps

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Pic_2272_35.jpg

Pic_2272_36.jpg

Boas,

Á noite cheios de vida…de manha todos mortos. Como é possível uma coisa destas acontecer…depois de tanta dedicação...é mesmo triste. Alguém me pode dizer o que pode ter corrido mal.

Cumps

Publicado:

Tenho muita pena pelo k aconteceu... ainda mais k hoje ia aí buscar alguns... mas enfim, paciência.. imagino como deves estar triste...

Lembra-te de qualquer das formas k a paciência e a preserverança são duas qualidades imprescindíveis a qualquer aquariofilista!

Um abraço!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Publicado:

Boas,

Joalmag,

Como estava tão aborrecido acabei por não indicar nada…

Eles estavam todos no meu aquário para criação de +/- 16L com um filtro interior (Eheim 2210 aquaball com cerâmica, algodão JBL, e um saquinho de carvão), uma bomba de ar, algumas plantas (fetos de java, Ceratophyllum demersum e outras) e alguns pequenos xistos, enfim, até ao dia de hoje não tinha tido qualquer tipo de problema semelhante a este…

A alimentação era à base das outras comidas para os peixes adultos só que triturada em pequenas porções (2 a 3x dia). O único problema que vejo…talvez as mudas de agua que foram raras…mas, ao ponto de matar os 11 peixitos de rajada, :D tenho as minhas duvidas.

Esticoin,

Haverá uma próxima…com certeza. :?

Abraço

Obrigado

Publicado:

Não sei o tamanho e a filtragem do aqua em que mantinhas os peixes, nem a quantidade de comida que lhes davas, mas essa mortalidade parece-me NTS (New tank sindrome), ou TTS (Toxic tank sindrome), a primeira esta associada ás primeiras semanas de vida de um aquario em que compostos toxicos como a amonia se acumulam , matando os alevins, a segunda pensa-se que esta associada a bactérias ou protozoários, que colonizam os filtros, produzindo toxinas mortais, matando tudo no espaço de horas.

São frequentes em aquários com alevins, mas a ultima, é a menos frequente.

Eu por precaução aconselhava-te a esterelizar os materiais e filtros.

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

Olá RCorreia,

Seguindo-me pelo teu ponto de vista, o motivo não será o primeiro que referiste (NTS) visto que esta era a 3ª geração de alevins neste aquário sem interrupções e antes estava a funcionar com o mesmo tipo de filtragem a já algum tempo com um casal de Brichardis. Sempre que introduzia uma nova fêmea com ovos no aquário efectuava a muda de agua na totalidade (com agua do aquário principal) .

Por isso leva-me a crer que talvez o segundo motivo se adeqúe mais às circunstancias.

Cumps

Obrigado pela resposta.

Publicado:

Essa fotos dos peixes mortos, foram tiradas quanto tempo depois?, parecem ter estado em decomposição em água acima de 30ºC, ja viste a temperatura do aquário, de certeza que o termostato não pifou, ás vezes acontece, e fica sempre a trabalhar no máximo.

Nelson no teu caso é provavel, que tenha mesmo sido isso, mas ás vezes há pequenos protozoários, que fazem mortes repentinas em alevins, e os pais não são afectados, por isso a hipotese de doença não é improvavel, nos meus alevins costumo sempre adicionar uma pequena solução de Protozin, até agora nunca tive azares.

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

as vezes uma bomba de ar e uma pedra difusora fazem milagres.

tal como a comida em muitos casos e melhor nao dar que dar a mais.

Publicado:
+/- 16L com um filtro interior (Eheim 2210 aquaball com cerâmica, algodão JBL, e um saquinho de carvão), uma bomba de ar

MotarSolitario, como vês ele tinha pelo menos uma Powerhead, mas tal como disses-te uma bomba e uma pedra difusora fazem milagres, nos meus aquários de alevins, é mesmo só isso que mantenho, faço é TPA´s regulares, com água madura.

Nelson, não te perguntei a ti, do termostato, mas sim ao allen, por causa das fotos que ele pôs..... :evil: , mas fico feliz por no teu estar tudo, ok :lol:8):shock:

Quanto ás hipóteses, nunca vão passar disso mesmo, só se recorrer-mos a um laboratório de análises chainsaw , contudo , se for TTS, dá para confirmar, é só por lá um peixito de que gostemos menos, e se morrer passado horas, confirma-se.... 8)

Allen ??, não te perguntei, mas chegas-te a medir a amónia/ph, e nitritos ??????, por alguma razão a filtragem pode ter entrado em Crash, e ter havido um pico de amónia. Atenção que a toxicidade da amónia, depende do ph do aquário, por isso este deve ser medido.

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

Nelson

Eu apostava mais em morte por intoxicação alimentar...

Aconteceu-me o mesmo à muito pouco tempo...

Como é obvio não posso garantir que não seja esse o caso mas tendo em conta o tipo de filtragem, a quantidade reduzida de comida que dava e mais a bomba de ar (ainda que, sem pedra difusora (partida) :D ) custa-me a crer. Eu lembro-me do teu post e acho que estamos a falar de “cenários” distintos.

Rui

Essa fotos dos peixes mortos, foram tiradas quanto tempo depois?, parecem ter estado em decomposição em água acima de 30ºC, ja viste a temperatura do aquário, de certeza que o termostato não pifou, ás vezes acontece, e fica sempre a trabalhar no máximo.

Verifiquei que eles estavam todos mortos a meio da manha e as fotos foram tiradas por volta das 15h30/16h, a temperatura de facto estava um pouco elevada (29º), mas já estava assim á uns dias.

Rui

Allen ??, não te perguntei, mas chegas-te a medir a amónia/ph, e nitritos ??????,

Só medi o pH porque neste momento só tenho esse teste cá em casa… :D rondava os 8.

Cumprimentos a todos,

Obrigado pelos comentários