Porque diminui o oxigénio com certos tratamentos


Recommended Posts

Muitos aquariofilistas verificam que passadas 24 horas após o uso de medicamentos contendo prazinquantel os peixes começam com dificuldades respiratórias ficando à superficie, morrendo passado pouco tempo.

A causa é uma diminuição de oxigénio dissolvido na água.

E isto acontece porque existe um aumento exponencial de crescimento de bactérias que consomem o oxigénio.

Mas porque é que estas bactérias crescem de repente?

Crescem porque o excipiente, ou seja, a parte não activa do medicamento que serve para lhe dar forma ( agregar ), volume ou sabor ( porque os humanos e especialmente as crianças preferem medicamentos fáceis de tomar e com sabor agradável geralmente adoçicado), muitas vezes contem glucose ,sacarose ou frutose que são açucares que as bacterias adoram.Se repararem muitas vezes após 12 ou 16 horas começa a formar-se um " filme" esbranquiçado nas paredes ou no fundo do aquário . É neste fime que as bacterias crescem vertiginosamente consumindo o oxigénio e tornando a água com um aspecto leitoso. Se o aquário tiver o fundo ou os vidros sujos com matéria orgânica favorece esta situação . Por isso há que tomar as seguintes medidas antes do tratamento :

- usar idealmente o principio activo puro ( mais dificil de obter )

-usar medicamentos já testados e com excipientes menos açucarados ; eu prefiro no caso do prazinquantel a forma farmaceutica DRONCIT , porque nunca tive problemas com ela.

- nunca usar praziquantel associado com outros farmacos no mesmo comprimido ( geralmente designados por PLUS), porque geralmente é o mebendazol que usa um excipiente mais açucarado.

-fazer uma sifonagem, limpeza dos filtros e dos vidros antes do tratamento

- aumentar o arejamento

Claro que este problema é mais tipico nos aquários de Discus porque tendem a ter menos circulação , temperaturas mais elevadas, serem mais altos e por vezesv terem adição de CO2 ( para baixar pH ou fertilizar plantas ), e tampas para os peixes não saltarem, o que contituem factores que reduzem substancialmente o oxigénio dissolvido na água . Ou seja existe á partida uma predisposição muito forte, para ocorrer de repente, por um qualquer factor precipitante( neste caso o sobrecrescimento bacteriano ) um rompimento deste frágil equilibrio e a consequente morte dos peixes por falta de oxigénio quando atinge um ponto critico. Alguns aquariofilistas presumem que os seus Discus estão com vermes das guelras por respirarem mais depressa quando o problema é uma baixa concentração de O2 dissolvido pelos motivos que assinalei tipicos em alguns aquarios de Discus.

Por favor, façam um teste ao O2 dissolvido antes de qualquer tratamento ou aumentem o arejamento e verifiquem os termostatos ( para ver se não "agarraram").

Durante o tratamento, se este filme se formar ,deve ser imediatamente removido, raspando, aspirando e fazendo uma TPA.

Já com a formalina o caso é diferente na forma como ocorre, mas a consequençia final é a mesma . A formalina " queima" oxigénio( não é por sobrecrescimente bacteriano) . Por isso é imprescindivel aumentar o arejamento antes do tratamento.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

agora tudo faz sentido, quando usei o prazinquatel pela 1ª vez na dose que o rui disse a agua ficou super leitosa e como ninguem me disse para aumentar a oxigenaçao pela manha tinha 5 discus mortos,nas vezes segintes que fiz o tratamento aconteceu a mesma coisa mas como da 1ª vez eu tinha verificado que o O2 baixava aumentei a oxigenaçao e n aconteceu nada.eu n sabia pk e que o O2 baixava pois tinham me dito que o tenil-vet n tinha excipiente açuarado. agora tudo faz sentido.

 

fica aqui a minha experiencia e n façam como eu aumentem sp a oxigenaçao.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Lembras-te que comprei na Reefdiscus os principios activos do Praziquantel e do Metranizadol.

 

Gostava só que postasses quais as quantidades a administrar destes principios activos. E já agora qual a quantidade que trás aqueles tubos em que vinham os medicamentos. Penso que seja 1 gr. num e 500 mg noutro, mas já não sei qual, porque perdi o papel que me forneceste na altura.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu como esta no tópico disco ofegante utilizei o prazinquantel (telni vet) para diluir o medicamento foi muito fácil, com um copo tirei um bocado de água do aqua meti lá para dentro o comprimido mexi aquilo e o comprimido dissolveu-se logo na agua, só tive foi o cuidado de quando fui meter o medicamento na água misturar ao poucos ou seja deitava um pouco de agua do copo e voltava a enche-lo de novo com a agua do aqua, ate meter o medicamento todo no aqua, não sei se fiz bem ou mal mas o certo e que ate a data resultou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem o atraso mas estive de férias .

 

Five :

 

pois mas quando os pricipios activo estao ligados a excipientes da para os idssolver bem na agua agora so o principio activo,nomeadamente o praziquantel n e soluvel
Os excipientes, não têm geralmente por objectivo tornar os principiuos activos soluveis, mas sim dar-lhes "corpo" fazendo volume a a ligação ´, torná-los mais apetentes ( para facilitar a sua admnistração ) e facilitar ou retardar a sua absoção conforme o objeo ctivo.

De qualquer forma o metronidazol puro tem uma boa solubilidade , mas de facto o prazinquantel não é muito soluvel . De quaquer forma se for muito bem agitado numa garrafa com água do aquário durante 5 minutos, apresenta uma solubilidade suficiente. Por vezes observamos, passados agumas horas que na superficie se formam alguns aglomerados mas eles tendem a desfazer-se se hounver circulação suficiente. Ajuda se os "esmagarmos" com o dedo contra o vidro do aquário na linha de água.

 

Regal:

 

Gostava só que postasses quais as quantidades a administrar destes principios activos. E já agora qual a quantidade que trás aqueles tubos em que vinham os medicamentos. Penso que seja 1 gr. num e 500 mg noutro, mas já não sei qual, porque perdi o papel que me forneceste na altura

 

O metronidazol era 2 gr e deves usar 250 mg por 40 a 50 litros de água , idealmente de 8 em 8 horas ( 2x por dia ) durante 3 dias com mudanças de 30% de água entre admnistrações . Para desparasitações preventivas , usa na comida e essa dose dá para 200 gr de comida congelada. Dás a comida diariamente até acabar.

O prazinquantel era 500 mg e daria portanto para 2 admnistrações com uma semana de intervalo ,para um aquário de cerca de 125 litros ( 2 mg por litro). O prazinquantel pode ser usado na comida mas nesse caso só serve para as ténias intestinais . Não atinge os vermes das guelras ou da pele por esta via porque não parece atingir concentrações suficientes nas guelras e na pele por via oral.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Eu quando tenho de utilizar esses comprimidos e para os mesmo se dissolverem melhor na água embrulho os mesmos num plástico e desfaça-os, ou com alicate ou então com um martelo, reduzindo tudo a pó. Depois é só misturar num copo ou numa garrafa pequena, agitando bem uns 5 minutos.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais