Recommended Posts

Publicado

A maneira mais comum de se plantar riccia é em pedras chatas ou fixas em troncos.

Tentarei passar através de fotos uma das minhas experiências, que foi fazer um carpete uniforme de riccia.

Materiais utilizados:

- uma placa de FBF;

- Tesoura;

- linha nylon ( linha de pesca);

- agulha de costura;

- tecido chamado TULE;

- Riccia

Pic_3852_23.jpg

Pic_3852_22.jpg

1º - Com auxílio de um ferro de soldar arredondei uma das pontas da placa de FBF;

Pic_3852_24.jpg

2º - Utilizando agora a linha nylon ( linha de pesca) e agulha, costurei o tecido na placa de FBF, não há necessidade de costurar por todos os furinhos da placa, faça a cada 2 ou 3 furos.

Pic_3852_25.jpg

DICA- Costure 2 dos 4 lados da placa de FBF e espalhe a riccia e depois costure os outros dois lados.

Pic_3852_26.jpg

Pic_3852_27.jpg

Está pronto, agora é só cavar e colocar as plaquinhas ao mesmo nível do substrato, esperar ela crescer e passar pelo tecido.

1º dia -

Pic_3852_28.jpg

5º dia -

Pic_3852_29.jpg

Pic_3852_30.jpg

nota-se a planta atravessando o tecido.

20º dia -

Pic_3852_31.jpg

Pic_3852_32.jpg

Espero que tenham gostado e desculpa pela qualidade das fotos.

Abraços!!!

banner_oscar.gif
Publicado:

Epa... O melhor tapete que já vi até agora... O que é uma uma placa de Fbf? Onde se arranja?

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

|==|================ ================|==|

Publicado:

boas...so uma duvida...a riccia, com o passar do tempo comessa a espalhar-se pelo akua todo ou so vai crescer pra cima???

Se kiseres cobrir o akua td tens de fazer isso por todo o fundo do akua?

Ex rato

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Publicado:

PArece-me pouco provavel que ele saiba onde se arranja disso em portugal visto ele estar no brasil... mas acho que o aki, mestre maco ou outra grande superficie do genero, são bons sitios para procurar!! Mas de facto não sei sé é da maneira de plantar mas que tem um aspecto fantastico lá isso tem!!! bang:twisted::lol::lol::lol:

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:

Boas,

Nas lojas de bricolage encontra-se....mas vai-se espalhando pelo aquário ou não?

Publicado:

Mendez:

Placas de Fbf são as plaquinhas usadas antigamente em filtros biologicos que ficavam em baixo do cascalho e tenha uma torre onde se colocava uma bomba submersa.

Hoje em dia esse metodo de filtragem ja não é tão utilizado como antigamente.

rato:

Não ela n vai se espalhar, pois ela não tem raizes e n se fixa a nada.

Ela ira crescer para cima.

banner_oscar.gif
Publicado:

entao deixa ver se percebi...Se eu kiser tapar o fundo todo, vou ter k arranjar uma placa k cubra o fundo todo, cortar aos pedacinhos tipo puzzle e comforme a riccea for crescendo vou aparando e fazendo o mmo processo pra cada pecinha e vou juntando uma a uma ate cobrir akela cena toda certo???? Eh isso ai cara???? lol :twisted:

Ex rato

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

• 2 meses depois...
Publicado:

Boas,

Estou neste momento a tentar fazer um tapete assim, quando tiver fotografias que valham a pena ser colocadas aqui, faço-o logo!!!

[[[[]]]]

Publicado:

ola

tenho varios tapetes de musgo de java :cry: e gostava de fazer uns de riccia. gostava so de saber qual a potencia de luz necessária para que um bom crescimento da planta?tenho 0.85W/L, será suficiente?

obrigado

Go ahead...make my day

Publicado:

Space Cowboy - Isso não depende só da quantidade de watts por litro, eu tenho 72w/112L que dá 0,64w/L e como vês está saudável.

no entanto, parece-me que no meu aquário de 35L, 0,64w/L é pouco para manter riccia.

vou expor aqui o meu tapete... :)

riccia2.jpg

agora, unindo dois dos anteriores e esperando uns dias

ricia3017.jpg

dá um belo rectângulo de 30:17

vou fazer poda, um rectângulo de 15:8 bem servido vale 4€, entrego só em Lisboa.

qualquer coisa é só buzinar :)

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

vitorhugof claro que é vê

Pic_5276_2.jpg

mas o musgo so começa a crescer para os lados depois de atingir uns 3cm de altura, por isso se não o distribuires bem debaixo da rede não vai dar grande efeito de tapete.

MiguelSCosta o meu plantado deve ter mais ou menos esse volume e tenho 32W de luz. que mais condiçoes seriam necessárias para a riccia?

obrigado

Go ahead...make my day

Publicado:

epá, metes CO2 e com essa luz acho que já consegues manter tudo.

eu estava a dizer que 22w/35L é pouco, mas tu tens mais 10watts, acho que chega.

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

ok obrigado

quando tiver espaço no aqu e tiveres mais riccia fazemos negocio :)

Go ahead...make my day

Publicado:

Olá olá

Muitos parabens pelo tapete e, principalmente pela explicação... acho que vou tentar

Publicado:

Olá,

Creio que basta dar boas condições da água para poder criar uns tapetes de riccia.

Eu, por exemplo, tenho um aqua de 40l com 15W de iluminação (ou seja 0,375 W/l), uso CO2 caseiro e 5ml de Hortrilon (receita aqui do forum) por semana, e o tapete está impecável.

Cumprimentos,

Paulo Martins

• 1 mês depois...
Publicado:

Epa... A minha riccis, com CO2 caseiro e 15 W num aquario de 24 l. não cresce NADA ha mais de um mês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aliás... NUNCA CRESCEU... Deve ser estupida...

Publicado:

onde se compra Hortrilon? lojas de animais?numa casa de plantas tem isso? ja agora podemos usar outra coisa em vez da placa fbf?

"Time is money spend it"

• 1 mês depois...
Publicado:
Epa... A minha riccis, com CO2 caseiro e 15 W num aquario de 24 l. não cresce NADA ha mais de um mês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aliás... NUNCA CRESCEU... Deve ser estupida...

Mudei para um aquário com 54 l. e 72 W. Já cresceu =b

Publicado:

riccia2.jpg

Essa rede é daquelas que vem no detergente de lavar a roupa no Skip ou qq coisa assim, certo ??

E prendeste como essa rede ??

Um abraço,

Guilherme Pires