Luis M. Leal Publicado Novembro 12, 2012 Publicado Novembro 12, 2012 ola a todos eu sou novo no mundo da aquafilia e apesar de me fartar de ler há sempre duvidas... a minha é a seguinte , tenho areia sílica 1mm mas queria por substrato para as plantinhas... a minha duvida é a areia tem "peso" suficiente para não deixar passar o substrato fértil ? ou devia por uma camada de com mais mm ( 2-3) ? qual seria a quantidade necessária para cobrir uma área de 100x35? eu estava a pensar por a seguinte combinação , substrato fértil( um baratinho só para uma pequena ajuda as plantas 3.5L) substrato maior ( tipo JBL Manado será que 3L chega ?) e areia sílica 1mm (esta tenho muitos quilos xD ) plantas são plantas de fácil manutenção... espero estar a explicar me bem , aguardo alguns comentários obrigado
Luis M. Leal Publicado: Novembro 13, 2012 Autor Publicado: Novembro 13, 2012 sera quem ninguem me da umas luzes ? sera q 3 kilos de substrato fertil e mais 3 de inerte (jbl manado) chega ? para criar raizes das plantas ? aquario com 100x35
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 13, 2012 Publicado: Novembro 13, 2012 A areia de sílica é leve e fina. Daqui a uns tempos deves ficar com a areia no fundo e os outros substratos por cima... The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Paulo Lisboa Publicado: Novembro 13, 2012 Publicado: Novembro 13, 2012 Aqui podes ver que 3,5L dão para fazer 1cm de altura nesse aquário. Sugiro que metas 1 ou 2cm de fértil e 5 de inerte. Podes meter menos mas fica sempre 'menos bem'... http://www.theaquatools.com/volume-calculator Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Luis M. Leal Publicado: Novembro 13, 2012 Autor Publicado: Novembro 13, 2012 Aqui podes ver que 3,5L dão para fazer 1cm de altura nesse aquário. Sugiro que metas 1 ou 2cm de fértil e 5 de inerte. Podes meter menos mas fica sempre 'menos bem'... http://www.theaquato...lume-calculator hmm ok , entao 7L de fertil e depois tenho 25kg de areia silica 1mm , obvio q nao vou por toda , mas ja da para fazer uma boa camada para nao fugir nada de baixo certo ?
Paulo Lisboa Publicado: Novembro 14, 2012 Publicado: Novembro 14, 2012 Podes tentar poupar no fértil colocando só nas zonas do aquário que tencionas plantar. Eu não usava a silica. Consta que é má para a saúde das raízes, porque não as permite 'respirar'. Aposta antes numa camada de 5cm de Manado. Claro que isto é tudo bom de dizer, porque depois entram os custos na equação Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
gmmartins Publicado: Novembro 14, 2012 Publicado: Novembro 14, 2012 Na minha experiência, a sílica não tem problema nenhum. Não é com 5 ou 6 cm de areia que vai haver problema. As raízes são bem fortes... O único problema mesmo é que se suja imenso!!! Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Luis M. Leal Publicado: Novembro 14, 2012 Autor Publicado: Novembro 14, 2012 hmm ok , bem estou a ver que tudo me leva para o manado então.. ai que a Maria Da-me cabo do canastro mais € prós peixinhos xD, obrigado 1
AndrePeixoto Publicado: Agosto 16, 2015 Publicado: Agosto 16, 2015 Não consigo usar essa página de cálculos no Android.... Tenho um Aqua 80x35 e não sei a quantidade que eide comprar
Recommended Posts