budgie Publicado Novembro 11, 2012 Publicado Novembro 11, 2012 Boas pessoal, Adquiri uns pés de eleocharis parvula ontem. Entretanto podei-as para crescerem mais a nível radicular e "adensar" o tapete. Infelizmente, elas eram de cultura emersa, pois vinham cheias de botões nos ápices. Julgo que vai ser mais difícil adaptá-las. Entretanto, queria colocar um pouco de fertilizante liquido da Seachem Flourish, mas não sei se será prejudicial para elas, pois podei-as e tenho medo que o fertilizante seja agressivo nas "feridas" da poda.
Luís Fortunato Publicado: Novembro 11, 2012 Publicado: Novembro 11, 2012 Olá. Adquiri uns pés de eleocharis parvula ontem. Entretanto podei-as para crescerem mais a nível radicular e "adensar" o tapete. Não devias ter feito isso... A maior parte das plantas disponíveis no nosso hobby são cultivadas na forma emersa. Isso faz que quando submergimos uma planta permanentemente, ela tenha de passar por um período de habituação/transição. No caso das eleocharis isso é bastante notório. Basta olhar para as folhas do estado emerso que logo começam a ficar acastanhadas e amareladas. Estas folhas não estão a morrer. A própria planta é que está a transferir nutrientes destas folhas para gerar novas já no estado imerso, que se repararem com atenção, são bem mais finas e claras. Ou seja, podar uma eleocharis logo de início é contra-producente. Além de causarem mais stress à planta e terem que a fazer gastar nutrientes e energia para estancar os cortes, ainda estão a desperdiçar nutrientes sobre a forma das folhas cortadas... Infelizmente, elas eram de cultura emersa, pois vinham cheias de botões nos ápices. Julgo que vai ser mais difícil adaptá-las.Entretanto, queria colocar um pouco de fertilizante liquido da Seachem Flourish, mas não sei se será prejudicial para elas, pois podei-as e tenho medo que o fertilizante seja agressivo nas "feridas" da poda. Podes fertilizar à vontade... Atenção que nesta altura do campeonato, as plantas vão-te consumir bastante fosfato para desenvolver as raízes. Toma atenção para evitares teres carências deste mesmo nutriente e, consequentemente, algas. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
budgie Publicado: Novembro 11, 2012 Autor Publicado: Novembro 11, 2012 Olá. Não devias ter feito isso... A maior parte das plantas disponíveis no nosso hobby são cultivadas na forma emersa. Isso faz que quando submergimos uma planta permanentemente, ela tenha de passar por um período de habituação/transição. No caso das eleocharis isso é bastante notório. Basta olhar para as folhas do estado emerso que logo começam a ficar acastanhadas e amareladas. Estas folhas não estão a morrer. A própria planta é que está a transferir nutrientes destas folhas para gerar novas já no estado imerso, que se repararem com atenção, são bem mais finas e claras. Ou seja, podar uma eleocharis logo de início é contra-producente. Além de causarem mais stress à planta e terem que a fazer gastar nutrientes e energia para estancar os cortes, ainda estão a desperdiçar nutrientes sobre a forma das folhas cortadas... Podes fertilizar à vontade... Atenção que nesta altura do campeonato, as plantas vão-te consumir bastante fosfato para desenvolver as raízes. Toma atenção para evitares teres carências deste mesmo nutriente e, consequentemente, algas. Cumprimentos Luís Fortunato Xii.. o tipo que me as vendeu disse para fazer assim... Será que elas vão morrer?
gmmartins Publicado: Novembro 12, 2012 Publicado: Novembro 12, 2012 Caso estejas a injectar CO2 certifica-te de que tens níveis altos. Quanto > for a quantidade de CO2 mais fácil é a transição para o estado imerso. As Eleocharis são bastante resistentes pelo que não vejo que venhas a ter muitos problemas... GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts