Recommended Posts

Publicado:

Boas Diogo,

De todos os projetos que eu ja acompanhei, este é dos que me tem dado mais prazer!!

Está fantastico,muitos parabens

Esses Bahia Red... meu deus :drool3: :drool3: que SONHO acho que começam a competir com os meridionalis como os meus favoritos biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> ahah

Abraço

Guilherme Martins

Publicado:

Olá,

Obrigado pelas tuas palavras!

Infelizmente a falta de agressividade dos Bahia Red, terá posto em causa a postura! Ontem quando cheguei a casa fiz o vídeo que se segue. Pode observar-se que a fêmea já não tem a barriga inchada, tem o ovopositor saído e o corpo cheio de escoriações... e a Crenicichla está bem gordinha...!!! :shock::shock::shock:

Gosto muito da Creni... mas vai mesmo sair! :roll::roll::roll:
Abraço,
Diogo
Publicado:

Dei por mim a ler isto e a ficar chateado, mas bem chateado ahahah é o nivel de atenção que eu dou a este topico :tongue:

É mesmo uma pena :confused4: mas não foi desta será na proxima!! esse macho está OBRIGADO a reproduzir-se porque é um peixe fenomenal

Abraço e boa sorte ;)

Guilherme Martins

• 2 semanas depois...
Publicado:
Olá,

Hoje venho fazer uma actualização em relação aos pusillum! Parecem-me finalmente mais activos e com cores!

Aqui fica um vídeo e algumas fotos:

O macho:

fotografia42_zps58648154.jpg?t=140045723

A fêmea:

fotografia12_zps002f086a.jpg?t=140045717

E o casal:

fotografia32_zps1c9f7a58.jpg?t=140054323

Abraço,

Diogo

• 2 semanas depois...
Publicado:
Olá,

Ontem ao final do dia os Geophagus bahia red já tinham nova postura! Desta vez, sem a crenicichla (que saltou do aquário), parece que a coisa vai correr bem!

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Hoje fui à Aquaplante e comprei um trio de Gymnogeophagus caaguazuensis (mais uma tentativa de manter estes peixes). Aqui ficam algumas fotos dos pequenotes:

Picture2_zpsab8c2a88.jpg?t=1401571263

Picture4_zps90b89ca3.jpg?t=1401571138

Picture3_zpsdbe5c515.jpg?t=1401571095

O macho Bahia red andava pelo aquário a marcar o seu território... que é basicamente o aquário todo!

Picture8_zps5747e36a.jpg?t=1401571048

Os Balzani estão em grande forma, mas ainda nnão fizeram nenhuma postura!

Picture9_zps89274aad.jpg?t=1401571010

Picture10_zps2cab975c.jpg?t=1401570968

Picture7_zpsba0bf95e.jpg?t=1401571299

Os meridionalis não devem fazer posturas este ano. Isto porque as possíveis fêmeas ainda são pequenas. Os 2 maiores são machos e estão com cores muito fortes:

Picture6_zps74a834b3.jpg?t=1401571215

Picture5_zpsd8021c15.jpg?t=1401571169

Picture3_zps0d06213d.jpg?t=1401571697

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas Diogo

Fantastico como sempre!!

De que tamanho +/- são as meridionalis femea?

Ainda nem tenho a certeza que seja fêmea! Têm agora cerca de 5 cm.

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Mais uma vez o casal não manteve a postura. Os peixes nasceram, mas depois a fêmea desinteressou-se deles e acabaram por ser comidos pelos rápidos e furtivos Heros!

No aquário está tudo calmo! Aqui fica um vídeo geral:

Um com destaque para o macho Bahia red:

E os balzani:

Abraço,

Diogo

Publicado:

Esta tópico continua no meu top. Espectacular!

Obrigado Pedro!

Entretanto, com a temperatura a chegar aos 39ºC lá fora, tive que tomar medidas para evitar males maiores (como aconteceu o ano passado). Ontem o aquário atingiu os 29/30ºC e hoje com o acumulado da temperatura à noite a não baixar muito acredito que tivesse sido uma desgraça.
Para evitar isso, montei a ventoínha e, este ano na direcção do aquário e com o ar a ser direccionado para a superfície da água. Aumentei também a circulação de água (coloquei um tubo perfurado, fazendo com que a água seja distribuída por toda a superfície) e fiz uma poda às valisnérias para ter mais e melhor circulação.
Aqui fica o registo:
Picture1_zps6f894cf4.jpg
Picture2_zps72e0628c.jpg
Abraço,
Diogo
Publicado:

Prevenir é a melhor solução. A esse propósito, vejo o nível de segurança do teu aquario e comparo-o com o meu e fico convencido que faço bem em não o encher.

E fazer uma muda de água, não ajudaria?

Publicado: (editado)

Olá,

As TPA´s não são suficientes!

Hoje a água não passou dos 26ºC. Agora a evaporação desde ontem é que foi impressionante! Foram mais de 20 litros de água!

Aqui fica um vídeo feito ontem à noite:

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Os Geophagus Bahia Red voltaram a fazer uma postura. Desta vez, parecem-me mais ligados um ao outro e empenhados na defesa da postura. Reparem nos oportunistas bem perto a ver se "pinga" alguma coisa... (os Heros, claro)!

Abraço,
Diogo

Publicado:
Olá,

A postura foi defendida até ao fim e, embora existissem muitos ovos fungados, penso que ainda nasceram uma quantidade significativa de peixes. Ontem à noite ainda não nadavam, mas tudo indica que ainda por lá estão. B em, pelo menos os pais defendem o buraco com muita insistência.

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Os pequenotes ainda não nadam livremente!

Entretanto deixo-Vos um vídeo e fotos do casal de pusillum. Estes ainda não se decidiram. Há uma semanas quando a temperatura aumentou, andaram a dançar e até fizeram um pequeno buraco, mas depois nada!

Picture2_zpsc5c34fe9.jpg?t=1404086317

Picture3_zps45d2a632.jpg?t=1404000026

Como podem ver, o macho está com uma cor incrivel. O prateado no corpo é brutal! Vou fazer uma ficha deste meninos!

Abraço,

Diogo

• Votar + 1
Publicado:

Antes de mais, devo dizer que este topic é 5*, mas tenho uma dúvida.

Essas espécies sobreviveriam num lago no exterior?

É que são mesmo o tipo de peixe que gostaria de ter no lago que estou a fazer ;)

Olá,

Essas espécies sobreviveriam num lago no exterior?

É que são mesmo o tipo de peixe que gostaria de ter no lago que estou a fazer ;)

Sim, vivem em lagos sem qualquer problema.

Os meridionalis e os pusillum são filhos de peixes que vivem no exterior (neste caso do Membro Miguel Figueiredo). Normalmente, o Miguel tem para venda no final do Verão, uma vez que a partir de Maio começam a fazer as primeiras posturas.

Os restanteas Gymnogeophagus que tenho já são mais complicados de arranjar.

Abraço,
Diogo

Editado por Diogo Lopes
Olá,

Finalmente os alevins Geophagus Bahia Red começaram a nadar! É uma núvem enorme que está dentro do buraco.

Entretanto, com uma rede, apanhei algumas dezenas e coloquei numa maternidade de rede. Vamos ver como corre.

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Publicado:

Muito bom, muito bom mesmo.

A ideia é manter alguns alevins com os pais?

Não sei se vingam, mas não há como experimentar.

Boa sorte com esses meninos.

Abraço

Paulo Fernandes

Publicado:

Olá,

Na realidade tirei grande parte deles para colocar na maternidade, mas quando cheguei ao aquário no dia seguinte, deparei-me com isto...

Picture1_zpse535cca6.jpg?t=1404569301
A única hipótese que vejo é ter sido o macho a empurrar a maternidade! Sobraram alguns peixes... Vamos ver se serão suficientes para conseguir vingar alguns.
A verdade é que mesmo na maternidade, ontem à noite já havia alguns mortos sem razão aparente. Já da outra vez me aconteceu isto e acabaram por morrer todos.
A boa notícia é que os pais conseguiram apanhar grande parte dos pequenotes e voltar a reuní-los...

Abraço,
Diogo
Publicado:

espectacular diogo.

com essa agitação podiam ter-se borrifado neles , mas realmente belos pais.

abraço

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:
Olá,

Hoje quando fui ver o que se passava, o cenário era o seguinte:

Basicamente os Bahia Red ocupavam o meio do aquário com a sua núvem, fazendo com que os outros peixes pura e simplesmente não pudessem estar em lado nenhum!!! Optei por apanhar todos e colocá-los noutro aquário.

Assim, os Bahia Red têm um aquário de 2 metros para criarem a sua prole descansados...!

Abraço,

Diogo