Recommended Posts

Publicado:
Olá,

Apenas como breve update - não há novidades! Os peixes estão todos bem e a crescer! Fica um vídeo do macho gymnogenys:

E uma foto geral:

Imagem1_zpsvd5ocm60.jpg?t=1454287014

Abraço,

Diogo
Publicado:
Olá,

O aquário está bastante bem e a verdade é que não tenho feito qualquer manutenção (sem ser a colocação das plantas há uns dias).

Os peixes estão todos bem, incluindo o macho balzani que está quase recuperado dos buracos na cabeça!

Picture1_zpsjc0qdsi1.jpg

A fêmea de meridionalis que tem a cabeça metade preta, também está bem e a verdade é que parece estar com a zona preta mais clara!

Picture2_zps3cczdgss.jpg

Aqui fica um vídeo com os gymnos (eartheaters ou papa terra) a fazerem o que melhor fazem... a papar areia...!

O aquário tem os seguintes habitantes:

2 casais Gymnogeophagus meridionalis

2 casais Gymnogeophagus labiatus

2 casais Gymnogeophagus balzani

1 casal Gymnogeophagus gymnogenys

1 Gymnogeophagus caaguazensis (macho)

25 Corydoras paleatus

Abraço,

Diogo

• Votar + 1
  • 1 mês depois...
Publicado:
Olá,

Na sequência da recuperação da fêmea de meridionalis, Há uma semana a fêmea já estava a ganhar boas cores e o preto já quase não se notava!

Imagem3_zpsf0h7xjku.jpg

Ontem cheguei a casa e ela andava à pancada com a outra fêmea! Um peixe só faz isto e apresenta as cores com que está neste momento, quando está bem de saúde!

Imagem1_zpsuq1bj08n.jpg

Imagem2_zpscu8mgarb.jpg

Imagem3_zps0w9wine7.jpg

Imagem4_zpsjuio66ym.jpg

Aqui fica um vídeo da correria!

Abraço,

Diogo

• 2 semanas depois...
Publicado:
Olá,

Aqui fica um vídeo feito ontem à noite. Como podem ver os peixes estão a ganhar excelentes cores...

Abraço,

Diogo

• 1 mês depois...
Publicado:
Olá,

Ao fim de quase dois meses, com obras em casa, as novidades não são famosas!

O macho balzani morreu e com ele foi o caaguazuensis... Além destes, no aquário lá de baixo morreram 5 gymnogenys. Não me perguntem porquê - mais um daqueles mistérios que nunca vou conseguir resolver. Estavam com 6 meridionalis que estão todos bem.

Voltando ao aquário principal, tive que separar os 2 machos adultos de labiatus e com isso acabei por decidir fazer uma seleção dos meridionalis. Vou ficar com os 2 casais que tenho no aquário da sala e com mais um mais pequeno que me parece muito bonito. Assim, vão sair 4 peixes (estão à venda a quem interessar).

Aqui fica um vídeo do aquário - desculpem mas os peixes não quiseram colaborar...!

E algumas fotos:

Imagem4_zpssvogvl4e.jpg

Imagem5_zpsfrroij5w.jpg

Imagem6_zpsfdyplpei.jpg

Imagem2_zpsfqthuijr.jpg

Imagem1_zps2chmbl9g.jpg?t=1463523621

A população do aquário agora é:

2 casais Gymnogeophagus meridionalis

1 Gymnogeophagus meridionalis juvenil

1 trio Gymnogeophagus labiatus

1 trio Gymnogeophagus balzani

1 trio Gymnogeophagus gymnogenys

25 Corydoras paleatus

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Hoje optei por desmontar o aquário desse mesmo anexo (afinal já só tinha umas 8 ou 9 corydoras a nadar por lá!)

Acabei por colocar tudo no tanque da Aquaponia (que de Aquaponia não tem nada...!).

Imagem7_zps0y4wxqpg.jpg

Imagem6_zpsbfanbcwy.jpg

Neste tanque nadam agora os seguintes bichos:

1 casal Gymnogeophagus meridionalis

1 casal de Geophagus brasiensis

1 Gymnogephagus labiatus (macho)

10 Corydoras paleatus

No "lago" continuam a nadar 2 Geophagus brasiliensis que, mesmo com a água verde, se vão aguentando!

Imagem5_zpsgzojxkwe.jpg

Imagem4_zpsoriqnsz9.jpg

Fiz também um filme novo e algumas fotos do aquário da sala (onde coloquei mais alguns valisnérias que saíram do aquário do anexo):

Imagem3_zpsfhsilnbq.jpg

Imagem2_zps3lao4sy3.jpg

Deixo-Vos uma foto diferente do que costumo fazer! Nesta podem ver o enquadramento do aquário na sala...

Imagem1_zpsvq6lroec.jpg?t=1463864701

Abraço,

Diogo

• Votar + 1
Publicado:

Olá António,

Bonitas fotos Diogo. Não sabia que também tinhas um pequeno lago! Que profundidade têm?

Eu não tenho um lago... tenho uma poça de água (neste caso verde). O "lago" é apenas uma caixa de 100 litros enterrada no chão.

Abraço,
Diogo

• Votar + 1
Publicado:

Boas Diogo,

Só agora tive oportunidade de devorar este tópico, de uma forma simples conseguiste dar um ar muito natural ao aquário, acho que conseguiste aproveitar muito bem o espaço, está mesmo muito bom!

Outra coisa que está brutal é o local onde está..... :drool3: esse canto onde está o aquário foi idealizado por ti certo?

Cumps,

Publicado:

Olá Miguel,

Boas Diogo,

Só agora tive oportunidade de devorar este tópico, de uma forma simples conseguiste dar um ar muito natural ao aquário, acho que conseguiste aproveitar muito bem o espaço, está mesmo muito bom!

Outra coisa que está brutal é o local onde está..... :drool3: esse canto onde está o aquário foi idealizado por ti certo?

Cumps,

Obrigado pelos teus comentários!
Sim, o local do aquário e a idealização do armário e colocação foi minha.

Aproveito para atualizar o sistema de aquaponia que hoje finalmente começou a bombar...Foram apenas algumas alfaces, salsa e hortelã para ver se a coisa funciona...

Imagem5_zpsomviqikf.jpg
Imagem3_zpsmaq9d5fx.jpg
Imagem4_zps7zgq3wpg.jpg
Imagem1_zpsoptvz3lt.jpg
Imagem2_zpsf8rswplu.jpg
Entretanto semeei alguns morangos para ver se consigo depois colocar no sitema!
Imagem6_zpsij6nzfte.jpg
Abraço,
Diogo
Publicado:
Olá,

Hoje chegaram novos habitantes! Um grupo de 8 Notropis Chrosomus.

Coloquei-os no aquário principal e depressa percebi que corriam perigo de vida!!! Os meridionalis e o labiatus macho começaram a dar-lhes caça! Não tendo sido nada baratos, optei por deixar um no aquário e os outros 7 foram para a sump. O mais provavél é irem todos para o tanque da aquaponia.

Em adultos ficam brutais! Vejam este vídeo:

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas, tudo muito bom, excelente projeto mesmo !

Esses rainbow shiner são algo de outro mundo ! Agora é esperar até manifestarem essas cores maravilhosas! Se pretendes coloca-los no tanque da aquaponia ainda melhor, mais nitratos para as plantas :)

Cumps

Daniel

• 1 mês depois...
Publicado:
Entretanto deixo-Vos um ponto de situação! Infelizmente o buraco na cabeça fez mais vitimas - foram todos os labiatus. Acabaram por morrer as duas fêmeas também. Curiosamente afetou apenas esta espécie... vai-se lá perceber isto!

O aquário tem agora os seguintes peixes:

5 Gymnogeophagus meridionalis (3 machos e 2 fêmeas)

1 trio Gymnogeophagus balzani

1 trio Gymnogeophagus gymnogenys

1 casal Geophagus brasiliensis

25 Corydoras paleatus

Ficam algumas fotos:

Imagem1_zpsiues8aiu.jpg

Imagem2_zpsozzzv131.jpg

Imagem3_zpslwnp3drb.jpg

Imagem5_zpszd5px2ey.jpg

Imagem7_zpswjdjr9lv.jpg

Imagem10_zpsemwvx3uv.jpg

Imagem8_zpsvw6sdsr3.jpg

Imagem6_zpseblxsndi.jpg

Imagem9_zpsmsso8az9.jpg

Imagem4_zpsznewjxna.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Bom tópico, belos exemplares e grandes fotos. Continua!

Publicado:

É uma pena o que aconteceu aos labiatus, juro que não se percebe! até porque o resto está com um ar super saudavel

Os Brasiliensis são um sonho! quando tive um pequeno "lago" é uma especie destinada a ser escolhida ahah

Quanto aos Notropis chrosomus há novidades?

Guilherme Martins

Publicado:

Olá,

Quanto aos Notropis chrosomus há novidades?

Os Notropis Chrosomus começam também a mostrar alguma cor! Em 1 ou 2 já se nota algum azul...
Picture2_zpsdxdahj1i.jpg?t=1467983754
Picture1_zpsqxyouiig.jpg
Abraço,
Diogo
  • 2 meses depois...
Publicado:
Olá,

Durante as férias tive algumas baixas com peixes a apanharem o buraco na cabeça! Algo que nunca tinha tido mas que, com a falta de cuidado que tenho tido com este aquário é natural que se tenha instalado... Perdi os labiatus e os gymnogenys!!! :(

Para manter os peixes em forma, nada melhor que uma limpeza e uma TPA generosa. Pois bem, foi o que fiz ontem à noite. Aqui ficam algumas fotos e dois vídeos.

Imagem2_zps4ettwjj5.jpg?t=1473530552

Imagem1_zpsn4t4ts60.jpg

Imagem3_zps0hccwtv3.jpg

Imagem4_zps3ymhwjkf.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Hoje resolvi limpar o tanque da aquaponia e para meu espanto ainda tinha os 8 meridionalis que originalmente lá tinha colocado. Estão todos bem desenvolvidos e por isso vieram cá para cima!

Aqui ficam 2 vídeos.

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Os meridionalis e os Notropis estão já completamente ambientados ao novo lar e isso manifesta-se nas cores!

Os Notropis são muito dificeis de fotografar... mas já se nota muito vermelho e em alguns o azul!

Imagem1_zpsfe3kv108.jpg?t=1474672205

Imagem2_zps1awwznrj.jpg?t=1474672297

Abraço,

Diogo

• 3 semanas depois...
Publicado:
Olá,

No dia 2, plantei algumas alfaces no sistema de Aquapoinia. Aqui ficam duas fotos para verem a evolução:

2Out_zpsrlsaitkx.jpg

16Out_zps5fexbmvy.jpg

Neste momento vivem no tanque 15 australoherus scitulus.

Abraço,

Diogo

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Publicado:
Olá,

Aqui fica um ponto de situação do aquário! Não há alterações na verdade, mas os peixes estão maiores! Nota-se bastante nos balzani.

Abraço,

Diogo
  • 1 mês depois...
Publicado:
Olá,

Aqui fica um vídeo em jeito de atualização! Não novidades, apenas os peixes estão maiores e em forma.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Os peixes estão um espectáculo!

Então e o sistema de aquaponia?

Já deu morangos?