Recommended Posts

Publicado:
Olá,

Ontem ao final da noite já andavam a nadar! Tive que antecipar a pesca.

Aqui fica uma foto... querem contar?!?! :lol::lol::lol:

Eu estimei algo à volta dos 300...

Picture1_zpsajusccv2.jpg?t=1429517066

Abraço,

Diogo

Publicado:

Reproduziram-se bem depressa, qual o tamanho dos pais ? O meu Facetum maior tem cerca de 11cm e de vez em quanto afugenta um escalar se estiver perto dele, mas nada demais. Tinha alguns otocinclus no aquário, um belo dia vejo o dito com uma cauda a sair da boca e percebi que era um oto... conclusão: No dia seguinte tive que o “pescar” e com uma pinça tirar o esqueleto do oto da boca dele, a cabeça estava “encravada” e ele não o conseguia engolir... Com os boca de fogo até agora sem problemas.

Publicado:

Olá,

Reproduziram-se bem depressa, qual o tamanho dos pais ? O meu Facetum maior tem cerca de 11cm e de vez em quanto afugenta um escalar se estiver perto dele, mas nada demais. Tinha alguns otocinclus no aquário, um belo dia vejo o dito com uma cauda a sair da boca e percebi que era um oto... conclusão: No dia seguinte tive que o “pescar” e com uma pinça tirar o esqueleto do oto da boca dele, a cabeça estava “encravada” e ele não o conseguia engolir... Com os boca de fogo até agora sem problemas.

Os Australoheros scitulus não crescem tanto! O Macho deve ter uns 8 cm e a fêmea 7.

Os meus facetum também devem ter perto de 11 cm.

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Hoje quando cheguei a casa os pequenotes que ficaram com os pais eram agora cerca de 10. Não me parece que se safem e acho que fiz mesmo bem em retirar todos os outros (que entretanto já nadam livremente na sump). Aqui ficam algumas fotos e vídeos:

Imagem7_zpsxikbf34k.jpg

Imagem6_zpstazh2jvo.jpg

Entretanto no aquário de 120 cm coloquei mais uns troncos e fiz umas limpezas. Aqui ficam algumas fotos e um vídeo:

Imagem4_zpsulhng8dg.jpg

Imagem1_zpsbre6wxjg.jpg

Os facetum estão agora a ganhar cor!

Imagem3_zpswmpx3euw.jpg

Imagem2_zpsje9f9tqf.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá

Esse vermelho que está a aparecer nas barbatanas e olhos é bem giro, os meus limitam-se a ser “amarelos” ou então bem escuros. Os “outros” são bem bonitos, esperemos que as crias se safem.

Publicado: (editado)
Olá,

Ontem entraram mais dois habitantes no aquário de 120 cm! Um magnífico casal de Lepomis gibbosus (P e r c a - s o l) Espécie inserida no DL 565/99Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal.

Com esta entrada, saíram as mais pequenas e os 4 brasiliensis.

Ficaram então os seguintes habitantes:

1 casal de Australoheros facetus

1 casal de Lepomis gibbosus

1 casal de Geophagus brasiliensis

Aqui ficam duas fotos (as possíveis) dos novos habitantes:

O macho

Imagem2_zpsz5dhbval.jpg

O casal

Imagem1_zpssspf29xa.jpg?t=1429862262

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Publicado: (editado)

Olá,

É verdade, na verdade está assim desde que chegou mas ainda nada! Os únicos não gymnos que estão no aquário, os Australoheros scitulus devem ser os próximos a fazer uma postura! Hoje começaram a "dançar" e a limpar uma pedra!

Imagem2_zpsrhxjwmbx.jpg

Imagem3_zpskfpaohvb.jpg

Imagem4_zpsngreqhml.jpg

Entretanto no aquário lá de baixo (120x60x60 cm) entraram o casal de brasiliensis (que se juntaram às duas percas sol e ao casal de chanchitos.

Hoje coloquei também alguns troncos para que o aquário ficasse com melhor aspecto. Recordo que está sem filtro há vários meses, apenas com plantas de superfície e TPA´s de 15 em 15 dias.

Imagem1_zps8efxjkgd.jpg?t=1428363064

Abraço,

Diogo

No segundo aquario tambem nao tens aquecedor?

Editado por andresilva1984
Publicado:

Olá,

No segundo aquario tambem nao tens aquecedor?

Não tenho aquecedor em nenhum dos aquários! Todos os peixes que tenho aguentam águas frias. O aquário da sala não baixou dos 16/17ºC este inverno, mas o segundo que está num anexo num terraço chegou aos 7/8ºC.

Abraço,
Diogo

Publicado:

Já a algum tempo que acompanho estes aquarios e tenho gostado bastante das evoluções dos mesmos.

já agora Diogo Lopes podes me tirar uma duvida como consegues diferenciar os sexos das percas e os chanchitos.

Goastava de arranjar um casal mas não faço a minima ideia de como destinguir os sexos.

Publicado:

Olá Miguel,

Já a algum tempo que acompanho estes aquarios e tenho gostado bastante das evoluções dos mesmos.

já agora Diogo Lopes podes me tirar uma duvida como consegues diferenciar os sexos das percas e os chanchitos.

Goastava de arranjar um casal mas não faço a minima ideia de como destinguir os sexos.

Ambos têm diferenças morfológicas, mas a melhor forma é fazer venting e é essa a forma que utilizo com peixes com algum tamanho.

Aqui ficam um exemplo (do lado direito um macho e à esquerda duas fêmeas):

Venting_1_zpsfd9c1012.jpg

Venting_2_zps05ebef2a.jpg

Abraço,
Diogo

Publicado:

Obrigado Diogo pela informação essa desconhecia já tive percas-sol tentei formar casais pelo coloração mas elas mudam a coloração conforme o estado de espirito lol logo foi dificil mas com esta nova informação estou tentado a tentar novamente.

Mas estou mais virado para um casal de chanchitos axo mais fora de vulgar.

Continua o teu belo trabalho e vai postando fotos que é o que o pessoal gosta.

cump.

Publicado:

Os aquario estao os dois um espetaculo, estou tentado em fazer um projeto parecido, com o meu aquario de 500 litros, mas aqui no norte nao sei onde arranjar essas especies.

Publicado:

Olá,

Os aquario estao os dois um espetaculo, estou tentado em fazer um projeto parecido, com o meu aquario de 500 litros, mas aqui no norte nao sei onde arranjar essas especies.

Isso é fácil! Na Aquoporto arranjas tudo e se quiseres há muita gente que te pode enviar peixes por Rede Expressos.

Abraço,
Diogo

Publicado:
Olá,

Hoje resolvi fazer um pequeno lago! Usei uma caixa de plástico com 100 litros! Vamos ver no que dá...

Imagem4_zpsutp1nrsd.jpg

Imagem3_zpsoygzxkda.jpg

Imagem2_zpsnzbfxs8h.jpg

Imagem1_zpsk77bqurr.jpg

Coloco neste mesmo tópico porque coloquei no "lago" 4 Geophagus brasiliensis!

Abraço,

Diogo

• Votar + 1
Publicado:

Boas ficou fixe, mas na minha opinião tens espaço para fazer uma coisa maior.

as flutuantes é limnobium? a minha no lago fica amarelada nos aquarios fica verdinha não sei porquê.

Publicado:

Olá,

as flutuantes é limnobium? a minha no lago fica amarelada nos aquarios fica verdinha não sei porquê.

Em breve espero começar a fazer um lago a sério (mas não será em Lisboa - este serve apenas para brincar).

As flutuantes são salvinia natans

Abraço,
Diogo

Publicado:

Já tentei colocar Limnobium no exterior e acontece-me o mesmo e acaba por morrer. Parece-me que não se dá bem com temperaturas baixas.

Publicado:

Boas Diogo

Tambem estou a pensar fazer algo parecido

Não achas que com 100L é um bocado baixo? no verão as temperaturas devem subir imenso ou achas que as salvinias sao suficientes para manter a temperatura mais baixa?

O que é que tens de plantas la dentro para oxigenação?

Brasiliensis não serão um bocado grandes? eu teria ido para algo como tanictis ou mesmo danios rerio

Desculpa as perguntas todas ahah ;)

Abraço!

Guilherme Martins

Publicado:

Boas Diogo

Tambem estou a pensar fazer algo parecido

Não achas que com 100L é um bocado baixo? no verão as temperaturas devem subir imenso ou achas que as salvinias sao suficientes para manter a temperatura mais baixa?

O que é que tens de plantas la dentro para oxigenação?

Brasiliensis não serão um bocado grandes? eu teria ido para algo como tanictis ou mesmo danios rerio

Quanto a temperatura não devo ter problemas, isto porque a zona é bastante fresca e tem sol pouco tempo.

Quanto aos peixes, estão lá apenas provisoriamente! Alás tudo é provisório e apenas uma brincadeira.

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Aqui fica um vídeo do aquário dos Gymnos! De notar, mais uma postura dos scitulus.

Abraço,

Diogo
Publicado:

Não há novidades? :rolleyes:

Nada de especial! Os alevins de scitulus já nasceram e estão quase a começar a nadar. Desta vez vou deixá-os com os pais (a outra ninhada não vingou - os peixes são muito pequenos e é muito complicado alimentá-los nos primeiros dias). Só espero que não ataquem com muita ferocidade os restantes habitantes do aquário...!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas

Lamento saber isso dos alevins de scitulus (experimentaste a dar lhes pó para alevins? ) pergunto isto para ref futura para quando tiver os facetus.

Se ficarem muito agressivos 1-tiras os outros do aquario.

2- eles limpam o aquario por ti :rolleyes:

Boa sorte com esta nova geração espero que se safem.

Publicado:

Boas

Lamento saber isso dos alevins de scitulus (experimentaste a dar lhes pó para alevins? ) pergunto isto para ref futura para quando tiver os facetus.

Se ficarem muito agressivos 1-tiras os outros do aquario.

2- eles limpam o aquario por ti :rolleyes:

Boa sorte com esta nova geração espero que se safem.

Tentei com pó, mas eles são mesmo muito pequenos e não se safaram. Acho que tenho que tentar com uma cultura de vermes... mas ter tempo para isso é que já é outra coisa!

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Os Australoheros scitulus já nasceram e desta vez tenciono deixar os pequenotes com os pais...! Não que eles vão durar muito tempo, mas pelo menos o vinculo do casal vai aumentando. A defesa contra os restantes peixes é incrivel!

Aqui fica uma foto da fêmea e outra do macho com os pequenotes:

Imagem1_zpszwxjwjkm.jpg

Imagem2_zpsecmcw8eg.jpg?t=1431903787

E vídeos da defesa da prole!

Abraço,

Diogo