navete Publicado Novembro 8, 2012 Publicado Novembro 8, 2012 Bons dias. Uma duvida de quimica... Tenho carvão activado no meu filtro externo. Isto afecta/absorve outros minerais? Sei que este carvão absorve restos de medicamentos, agora os mutrientes para plantas... não sei. Obrigado. Citar Bruno Simões
fabio j Publicado: Novembro 8, 2012 Publicado: Novembro 8, 2012 Boas, Sinceramente acho que sim, que absorve também os fertilizantes para as plantas mas sem certezas... Se absorver penso que serão só os micros... Citar [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]CumprimentosFábio Joaquim
navete Publicado: Novembro 8, 2012 Autor Publicado: Novembro 8, 2012 Boas, Sinceramente acho que sim, que absorve também os fertilizantes para as plantas mas sem certezas... Se absorver penso que serão só os micros... Pois... É capaz visto os medicamentos serem compostos principalmente por micros. Eu tenho a impressão que os sais, ex: Bicarbonato, tambem é neutralizado... Porque tenho o KH a zeros!!! E já puz umas gramas em 220 litros. Vamos esperar pelos entendidos. Obrigado. Citar Bruno Simões
Luís Fortunato Publicado: Novembro 9, 2012 Publicado: Novembro 9, 2012 Olá. Boas, Sinceramente acho que sim, que absorve também os fertilizantes para as plantas mas sem certezas... Se absorver penso que serão só os micros... Certo... mas nem todos os micro-nutrientes. Essencialmente, o carvão adsorve (e não, absorve) compostos apolares, ou com zonas apolares. A maior parte dos micro-nutrientes, para serem assimilados pelas plantas, têm de estar sobre a forma de um composto organo-metálico. Ou se preferirem, quelatados... Imaginem um átomo de ferro. Ele sozinho, dentro de água seria rapidamente oxidado, e precipitaria logo sobre a forma de um óxido de ferro, não podendo ser utilizado directamente pelas plantas. O quelato, é de uma maneira pouco "química", um resguardo do átomo de ferro que evita que o mesmo se oxide ou precipite na forma de algo que não possa ser aproveitado pelas plantas. O carvão por si só, não adsorve o Ferro... mas o quelato sim. Pois... É capaz visto os medicamentos serem compostos principalmente por micros. Eu tenho a impressão que os sais, ex: Bicarbonato, tambem é neutralizado... Porque tenho o KH a zeros!!! E já puz umas gramas em 220 litros. Vamos esperar pelos entendidos. Obrigado. O carvão activado não adsorve espécies iónicas... ou seja, que tenham cargas eléctricas. Logo, espécies como os Fosfatos (PO43-), Nitratos (NO3-), Potássio (K+), Sódio (Na+), Bicarbonato (HCO3-), etc... não são adsorvidas. Lá por teres carvão no filtro, e o KH igual a zero, não podes inferir tão radicalmente numa suposição dessas. Já agora, aproveito para perguntar qual é o valor de pH que tens no aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
navete Publicado: Novembro 9, 2012 Autor Publicado: Novembro 9, 2012 Boas noites, e obrigado Luis. Os valores nao sao constantes. Mas parece-me "aguentar" melhor com iluminaçao. Ja apanhei 5,8 min 7max apos tpa´s. Nao estou a conseguir escrever com acentos... Citar Bruno Simões
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 10, 2012 Publicado: Novembro 10, 2012 Mas tens o carvão no filtro porquê? Passadas duas semanas o carvão activado perde todo o efeito... Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
navete Publicado: Novembro 10, 2012 Autor Publicado: Novembro 10, 2012 Desculpa Jorge, so responder agora, estava distraido. Tive azul de metileno por uma semana... Aproveitei depois para limpar. Foi ficando. Citar Bruno Simões
Luís Fortunato Publicado: Novembro 10, 2012 Publicado: Novembro 10, 2012 Olá de novo. Boas noites, e obrigado Luis. Os valores nao sao constantes. Mas parece-me "aguentar" melhor com iluminaçao. Ja apanhei 5,8 min 7max apos tpa´s. Nao estou a conseguir escrever com acentos... Então é normal que tenhas o KH a zero... Essa história do carvão durar 2 semanas... lol. Isto é só mitos na aquariofilia. O carvão até pode durar só 1 dia... Depende do que houver para ser adsorvido. Pensem no carvão como um balde. Podem-no encher gota a gota, ou com a torneira toda aberta. Outro grande mito sobre o carvão, é que quando fica saturado, liberta tudo para a água... Por favor, acham mesmo que o carvão tem vontade própria e que faz decisões a esse nível? Não, o que acontece é que a partir do momento em que ele fica saturado, o que quer que ele estivesse a adsorver, vai aumentando no aquário porque tem uma taxa de produção. Se não existir retenção ou exportação, não é necessário ser um génio para perceber que essa mesma substância vai aumentando ao longo do tempo... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
navete Publicado: Novembro 12, 2012 Autor Publicado: Novembro 12, 2012 Boas tardes. Já consigo escrever com assentos... era um virus. Resumindo: -Carvão não retira as MACROS. -Carvão pode anular algumas MICROS -Carvão não tem VALIDADE Assim sendo: -Convem retirar o Carvão Ativado, logo após qualquer tratamento ao aqua. Obrigado a todos!! Citar Bruno Simões
Recommended Posts