Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Tenho um ramirezi que começou a ganhar uma espécie de infecção na base da barbatana direita (não parece afectar a guelrra, mas é difícil de ter a certeza). Está num aquário plantado com 120x50x60 juntamente com outros 3 e uma cria que já nasceu cá. Nenhum dos outros apresenta qualquer problema.

A respiração está normal, come normalmente, nada normalmente...

Estive a pesquisar, mas não consigo encontrar nada parecido. Alguem tem alguma ideia do que se trata?

À falta de algo mais específico, estou a pensar tratar com eSHa 2000.

Parametros:

Temp: 27º

Ph: 6.8

Nitratos: 10mg/l

Nitritos: 0mg/l

Fotos:

img1625950px.jpg

img1617950px.jpg

Cumps.

P.S.: Não é barbatana dorsal como escrevi no tópico por engano... é na lateral direita... mas agora não consigo alterar...

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Publicado:

Boas,

Novo sintoma... fezes brancas, ou seja, tem parasitas intestinais.

Poderá estar ligado?

Opiniões aceitam-se! :tongue:

Cumps.

Cumps.

Publicado:

Ideias? Sugestões? Alguma coisa?

Cumps.

Publicado:

Aquário aquatlantis 120*50*60,

iluminação 4x T8 30W,

filtro eheim 2080,

TPA's 20/30% de 15 em 15 dias.

Flora:

Anúbias,

Valisnérias,

Cryptocoryne,

Echinodorus.

Fauna:

5 Ramirezis (1 deles nasceu cá),

Pseudomugil gertrudae,

Pseudomugil furcatus,

3 Botia Kubotai,

4 Ancistrus (com reprodução).

Cumps.

Cumps.

Publicado:

hum, para começar aumenta as tpas para semanais, quando limpaste a ultima vez o filtro?

parece-me que tens um caso de fungos. a aparencia da infecção é parecida com algodão?

Publicado:

hum, para começar aumenta as tpas para semanais, quando limpaste a ultima vez o filtro?

Pois, eu sei que tens razão. Mas nem sempre há tempo e fazer TPA's de 100l não é fácil (nem barato). O filtro costumo limpar regularmente, quando faço TPA's limpo o pré-filtro e todos os meses limpo o filtro completamente.

O aquário já está a funcionar há mais de 5 anos. Já tive escalares com reprodução, já tive red cherrys (que são mais sensíveis à qualidade da água) com os escalares e agora tenho os ramirezis já há algum tempo e com várias posturas... portanto a manutenção, apesar de não ser a ideal, não pode ser tão má assim!!! :tongue:

parece-me que tens um caso de fungos. a aparencia da infecção é parecida com algodão?

Não, não têm aparencia de algodão, não me parecem ser fungos. A aparencia é mais limpa... como uma espécie de tumor.

Cumps.

Cumps.

Publicado: (editado)

Tenta fazer um video por favor. ainda há algumas teorias que podem ser possíveis.

para os parasitas intestinais: ervilha cozida e descascada embebida em agua de alho (1 litro de água e 3 dentes de alho em lume brando durante meia hora), a ervilha é laxante e anti inflamatória e o alho aumenta o apetite, desparasita e é antibiótico. durante 3 dias só dás isto a todo o aquário, 3 x por dia, depois uma tpa de limpeza do fundo (vai sair muita porcaria) passas a substituir apenas uma refeição por ervilha durante mais uma semana e meia.

Editado por SusanaPaço
Publicado:

Tenta fazer um video por favor. ainda há algumas teorias que podem ser possíveis.

Eh, pá... fotografia até que vai, agora vídeo... ando aqui a lutar com a máquina, mas não tá fácil. Definitivamente as DSLR's não foram feitas para vídeo!

Já tinha começado um tratamento com flagyl directamente na comida e aquilo parece estar a regredir ligeiramente. Tenho de experimentar essa tua receita das ervilha e do alho.

Entretanto o bicho tá aqui todo entretido numa "luta" de exibição com o ramirezi dominante por causa de uma fêmea no cio.

Vou continuar a lutar com a máquina...

Cumps.

Cumps.

• 3 semanas depois...