Estou nisto forçada Publicado Novembro 6, 2012 Share Publicado Novembro 6, 2012 Boa noite pessoal, Hoje ao realizar uma tpa tive um acidente que nunca tinha tido: esqueci-me de acondicionar a água da torneira antes de lavar o filtro. Eu coloco sempre um pouco de agua tratada ou do aquário numa vasilha e lavo lá o filtro. Hoje esqueci-me de acondicionar a água com aquasafe. A minha questão é estando nós no Inverno,e sendo que utilizei pouca água para lavar aquilo (à volta dum litro) se me devo preocupar e se terei mesmo que adicionar bactérias nitrificantes. Logo por azar coincidiu com um dia em que fiz tpa de um volume de água superior ao que costumo fazer. Obrigada Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmam Publicado: Novembro 6, 2012 Share Publicado: Novembro 6, 2012 deves preocupar-te. vai medindo os níveis de amónia e se vires que tens alguma deves fazer tpa. Se calhar vais ter de fazer mais de uma tpa por semana durante uns tempos até teres novamente tudo em ordem. Citar Carlos Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Estou nisto forçada Publicado: Novembro 6, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 6, 2012 Obrigada pela resposta.Vou andar em cima apesar de não acreditar muito que venha mesmo a ter um pico de amónia. O aquario não é meu e não está em minha casa. Isto poderá ser colmatado com nitrivec da sera? posso adiciona lo directamente no aquario? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 6, 2012 Share Publicado: Novembro 6, 2012 Começa a lavar o filtro com água do aquário. Não te preocupes muito. Se os peixes começares a respirar à superfície, faz outra TPA de 20% sem lavar o filtro. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Estou nisto forçada Publicado: Novembro 6, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 6, 2012 Eu lavo sempre o filtro com água do aquario. Hoje decidi inovar e usar o aquasafe e não deu bom resultado porque simplesmente no meio daquilo tudo esqueci-me de coloca lo. Eu não estou em pânico porque é outono. Os níveis de cloro na água da torneira,tanto quanto sei,são maiores no verão. De qualquer forma amanha vou lá ver e vou andar em cima daquilo. Mais vale prevenir que remediar. Também já encomendei nitrivec. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 6, 2012 Share Publicado: Novembro 6, 2012 Eu devo ser o único que não usa essas porcarias de Aquasafe, nitrivec e afins.... Conclusão: não coloco químicos, não tenho baixas. Estranho..... Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Estou nisto forçada Publicado: Novembro 6, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 6, 2012 Pois não faço a menor ideia. Eu não percebo grande coisa destes animais. Mas como toda a gente usa e diz para usar.....Deve com certeza depender muito da espécie,da qualidade da água da torneira,da quantidade de água trocada etc etc.Eu por exemplo uso aquasafe para fazer as trocas mas coloco uma quantidade inferior à recomendada. Como apenas estão guppys no aquario que é uma espécie resistente talvez nem fosse preciso usar,mas como a cloramina é perigosa e li que pode danificar as branqueas utilizo um pouco por prevenção. Por norma não utilizo nitrivec mas como desta vez lavei aquilo com água da torneira não acondicionada tenho medo que tenham morrido muitas bactérias e que afecte o ciclo. Claro que também é preciso ter em conta que as marcas querem vender. Para mim quimicos também só apenas o necessário. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts