miguel morgadinho Publicado Novembro 5, 2012 Publicado Novembro 5, 2012 Boas, eu adquiri 7 escalares no Domingo e acontece que até hoje não comem nada, tirando um ou outro que de vez em quando lá pica qualquer coisa. O meu aqua é de 100L e apenas tenho mais 2 coridoras, o ciclo está feito porque eu tinha lá guppies e neons. tenho a temp a 27º mas já aumentei agora mais qualquer coisa, podem-me ajudar a tentar perceber o que se passa com eles?
José Prada Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 Tens de ser um bocadinho mais específico que isso. Para começar, 100l parece-me muito pouco para 7 escalares... mas isso não é razão para não comerem. Qual é o tamanho dos escalares? Quais são os parametros da água? E o aquário está vazio? É plantado? Tem alguma espécie de esconderijos? Como é o comportamento dos bichos? Já sabemos que não comem, mas nadam pelo aquário normalmente? Estão encostados a um canto? Estão ofegantes à superfície? Que comida estás a dar? O que é que comiam antes? Quanto mais informação conseguir dar, mais fácil é para te ajudarem. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
miguel morgadinho Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Boas, Os parametros da agua só amanhã vou saber, em relação ao aquario tem areão, um tronco de madeira, uma rocha redonda de +/- 20cm com um buraco no meio e tem 2 anubias anãs. O comportamento dos peixes tenho 5 encostados a um canto e 2 no meio do aqua sempre atacar os outros isto tudo a meio/fundo do aqua. Alimentação: Tenho cichlid gold (granulado de superficie) da marca hikari cichlid, artémia congelada da marca gamma ( 5 variedades por embalagem) e flocos da marca astra. Se for necessario mais alguma informação.....
miguel morgadinho Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Acabei de fazer um video, dá para perceber melhor mas eu não sei inserir aqui o video. Se alguem quiser dar uma ajuda sempre será mais fácil. Cumpts
SkeetS Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 (editado) Eu tenho neste momento 2 escalares mas um que tive anteriormente quando chegou também não comia e acabou por falecer. Espero que o mesmo não te aconteça. Tens o aquário montado há quanto tempo? Fizeste bem a ambientação dos bichos? Estiveram muito tempo em viagem? São demasiadas as variáveis para conseguir saber ao certo o que se passa. Já agora... Se eles não comerem nada...mas nada mesmo durante 2 ou 3 dias não há problema. Normalmente é o tempo que levam a habituar-se ao novo ambiente. No futuro deverias pensar numa casinha maior para os manteres a todos. 100l para 7 é muito pouco até porque esse deve ser o valor bruto do aquário. Tens de tirar o volume dos troncos, areão e superficie livre. Deverás estar entre os 85 a 90l na melhor das hipóteses. Sei que a malta dos aquários "ataca" o pessoal por causa de peixes a mais mas enquanto forem pequenos não vais ter problemas e eles vão demorar a crescer por isso sempre te dá tempo para pensares em melhores soluções. Para meteres o vídeo, fazes upload para o youtube ou assim e colocas aí o link. Editado Novembro 5, 2012 por SkeetS http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203734-> FEEDBACK
Hugo Filipe Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 Como estão as fezes? espreita o meu tópico... outra coisa... eles atacam-se? 100l de agua com 7 escalares... eu tenho 3 estou a pensar no 4º em 200l... boa sorte
miguel morgadinho Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Ok, o aqua está montado desde julho com guppies e como eu quero tentar criar escalares e depois de saber que é dificil identificar um casal achei por bem arranjar vários para ver se existe pelo menos um casal. Em viagem estiveram +/- 30 min e a ambientação foi 10 min dentro do aqua com a agua que vinha e depois + uns 10 min com agua do meu aqua misturada. Para verem o meu aqua cliquem no link em baixo
Hugo Filipe Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 Eu costumo fazer 15m 1 copo de agua mais 15m um copo de agua e mais 15 outro copo de agua ao fim de mais 15m é que vao para o aqua...total 1H. Depois meteres 7 escalares ao mesmo tempo? sujeitas-te a um pico de fosfatos e nitratos, conforme a comida também te arriscas na amonia... e muito peixe ao mesmo tempo... não da para ver a foto, mas pelo que dizes tens poucos esconderijos. espreitas-te o meu tópico?
miguel morgadinho Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Pois é, 1º de tudo eu sou maçarico nesta area, e quando falo com outras pessoas na generalidade todos dizem para fazer como fiz. Exprimenta ver agora o video porque eu já consigo. No entanto na 4ª feira vou receber umas plantas para colocar no aqua, achas boa ideia? (já estão compradas)
Hugo Filipe Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 sim é sempre boa ideia... mas eu sou suspeito já viste o tópico? estão la fotos... Todos nos somos maçaricos... depois o que faz diferença é os que pesquisam e os que se acomodam... toca a pesquisar
SkeetS Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 As plantas não trazem grandes problemas (a não ser physas) Com peixes desse calibre, um ou dois no máximo por semana mas o que está feito...feito está. No vídeo notei comportamentos extremamente agressivos quer para os da mesma espécie quer para os antigos residentes. Estão a definir o espaço de cada um e é um momento complicado. Notei 2 dominantes a encostar os outros por isso não deve haver problemas de maior a não ser a falta de espaço :D Deixa-os acalmar mais um pouco e definir o papel de cada um no cardume (e podes ter baixas entretanto). Aposto que amanhã à noite ou no dia a seguir já estão bem mais calmos e bem mais esfomeados. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203734-> FEEDBACK
miguel morgadinho Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 ok obrigado, Mas em termos de alimentação existe necessidade de mais alguma coisa ou o que tenho é suficiente?
SkeetS Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 É assim...os meus comem tudo o que lhes dou...Sobretudo flocos e não se queixam muito. Por vezes lá vem uma physa ao topo do aquário, esborracho-a e serve como guloseima por isso estás melhor preparado que eu em termos de qualidade. Cuidado apenas é com artémias em demasia...ouvi dizer que alimentos ricos em proteína pode causar obstipação nos bichos mas isso não confirmo nem desminto..Pelo menos nunca veio um peixe cá acima queixar-se :D http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203734-> FEEDBACK
José Prada Publicado: Novembro 6, 2012 Publicado: Novembro 6, 2012 O comportamento dos peixes tenho 5 encostados a um canto e 2 no meio do aqua sempre atacar os outros isto tudo a meio/fundo do aqua. Posso estar enganado... Mas o que vês no vídeo é um casal a marcar território!!! Queres um conselho? Tira ou outros 5 e deixa só aqueles 2 que se vêm no vídeo a dar porrada a toda a gente! Cumps. P.S.: E põe plantas nisso! Cumps. José Prada aka Micro-Chip
miguel morgadinho Publicado: Novembro 6, 2012 Autor Publicado: Novembro 6, 2012 Obrigado pelo feedback, Hoje já estão a comer flocos . Fui fazer os testes e tenho o PH um pouco alto (7.5) e um pouco de nitratos (0.10), restante tudo ok Amanhã vou fazer uma tpa de 10L de agua de compra com ph 6 e no sábado mais uma de 5L para equilibrar um pouco os niveis que estão altos. Em relação ao tirar os outros 5 peixes como não tenho outro aqua estou a pensar em colocar um separador em acrilico. No que diz respeito as plantas penso que amanhã ou Quinta já tenha uma serie delas (25Pés) para adicionar no aqua. Está correcto o que estou a fazer ou não?
José Prada Publicado: Novembro 6, 2012 Publicado: Novembro 6, 2012 Hoje já estão a comer flocos . Fui fazer os testes e tenho o PH um pouco alto (7.5) e um pouco de nitratos (0.10), restante tudo ok Amanhã vou fazer uma tpa de 10L de agua de compra com ph 6 e no sábado mais uma de 5L para equilibrar um pouco os niveis que estão altos. Se quizeres gastar dinheiro em água e ficar com o aquário na mesma... força! Cada aquário tende em estabilizar o ph em determinado valor (que depende de muitos factores, não só da água das TPA's), se tentares baixar o ph de forma artificial (quer seja com produtos químicos, que seja com água com ph mais baixo para as TPA's) apenas vais baixar o ph temporariamente, criando oscilações no ph entre mudas de água. A menos que estejas a pensar estar sempre a comprar água para o aquário, o que precisas é de um buffer ácido ou eliminar o buffer alcalino caso exista. Partindo do princípio que o ph da água da tua torneira é 7.5 (ou perto disso), aconselho-te a colocar qualquer coisa no aquário para baixar o ph. Por exemplo, akadama ou outro areão que baixe o ph (ada aqua soil amazonia ou outro parecido), troncos, turfa no filtro (deixa a água ligeiramente amarelada, mas não se pode ter tudo!), etc. Por vezes é melhor deixar o ph um bocadinho mais alto do que ter o ph baixo mas com oscilações. Quanto aos nitratos estarem a 0.10, é perfeitamente normal. O acrílico a separar o aquário pode resultar como solução temporária... mas aconselho-te mesmo a ficar só com o casal. Cumps. P.S.: e se tiveres mesmo determinado em tentar a reprodução, vai pensando num kit para criar artémia. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
miguel morgadinho Publicado: Novembro 6, 2012 Autor Publicado: Novembro 6, 2012 Micro chip, Obrigado pela tua ajuda mas estou a ficar um pouco perdido, vou explicar: No meu ponto de vista se eu colocar agua com um ph 6 aos poucos o ph irá baixar para os nº pretendidos mas como tu dizes que não vale a pena....... Agora as soluções que tu sugeres para baixar o ph naturalmente é que eu não sei do que estás a falar porque nunca ouvi falar de tais nomes nem faço ideia onde possa arranjar, mas se fores um pouco mais claro agradeço. Em relação aos restantes peixes o que posso eu fazer, não os vou deitar fora e nem vou comprar mais um aqua...Já tenho dois e chega. Em relação o reprodução de facto é esse o meu objectivo, não com caracter financeiro mas sim apreciar todo o processo de reprodução destes famosos seres. Resumindo e concluindo, eu quero criar as condições necessárias para a reprodução mas limitado ao equipamento que tenho, achas possivel? Obrigado:)
José Prada Publicado: Novembro 6, 2012 Publicado: Novembro 6, 2012 No meu ponto de vista se eu colocar agua com um ph 6 aos poucos o ph irá baixar para os nº pretendidos mas como tu dizes que não vale a pena....... Não é que não funcione... mas irias ter que fazer sempre TPA's com água comprada... é capaz de não sair muito barato! Baixar o ph com água comprada para depois fazer TPA's com água da torneira não resolve o problema, porque o ph vai andar sempre a oscilar. Isto partindo do princípio que o ph da tua água da torneira é alto e não é nada no aquário que faça subir o ph. Agora as soluções que tu sugeres para baixar o ph naturalmente é que eu não sei do que estás a falar porque nunca ouvi falar de tais nomes nem faço ideia onde possa arranjar, mas se fores um pouco mais claro agradeço. Akadama é uma espécie de argila muito usada em bonsais. Há uma versão especial, mais cozida, que se usa em aquários e serve como areão. O Ada Aquasoil é quase a mesma coisa mas desenhado expecificamente para aquários. São bastante utilizados em aquários plantados e a sua composição cria um efeito tampão de forma a que a água do aquário permanece ácida (mesmo com TPA's com água mais alcalina). O problema é que o aquário teria de ser montado já assim. Estar a desmontar um aquário para trocar o areão normalmente está fora de questão! A utilização de troncos no layout do aquário também ajuda a acidificar a água, mas num grau muito menor. A solução mais comum é utilizar turfa no filtro (é basicamente matéria vegetal em decomposição). Podes comprar turfa em qualquer loja de aquariofilia. Costuma-se utilizar no interior do filtro externo porque é a zona de maior circulação da água, mas também há quem use por baixo do areão. A única desvantagem é que torna a água ligeiramente amarela... pelo menos no início. Em relação aos restantes peixes o que posso eu fazer, não os vou deitar fora e nem vou comprar mais um aqua...Já tenho dois e chega. Já pensaste em devolvê-los à loja? Ou vender aqui na área dos classificados do forum? Em relação o reprodução de facto é esse o meu objectivo, não com caracter financeiro mas sim apreciar todo o processo de reprodução destes famosos seres. Resumindo e concluindo, eu quero criar as condições necessárias para a reprodução mas limitado ao equipamento que tenho, achas possivel? Já tive reprodução de escalares e digo-te que é fantastico. Quanto a condições... bem o mais difícil acho que já tens. E da forma que esses escalares estão a defender território, ou muito me engano ou deixa-os sozinhos no aquário e em muito pouco tempo tens uma postura. Os escalares hoje em dia (e a maioria dos peixes que não sejam selvagens) já estão tão habituados a aquários que o ph não é assim tão importante. Baixa-o se puderes, mas mais importante que um ph baixo é um ph estável e uma boa filtração mecanica e biológica. Boa sorte, Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
Recommended Posts