Ric@rdo Publicado Novembro 5, 2012 Publicado Novembro 5, 2012 Olá a todos, Estou a pensar inserir CO2 no meu aqua, uma vez que vou introduzir plantas um pouco mais exigentes... Já li alguns tópicos relacionados aqui, mas mesmo assim estou com algumas dúvidas. O material a usar vai ser : - Uma garrafa plástica de 1,5 litros - Um tubo de ar idêntico aos usados com as bombas de ar - Pequena pedra difusora - Silicone ou cola de pistola - Válvula anti-retorno A receita mágia é: - 1 litro de água - 1 chávena de chá de açúcar - 1 colher de chá de fermento biológico (fermipan p.e.) - 1 colher de chá de bicabornato de sódio É para um aqua de 40L! Como consigo saber que estou a inserir a quantidade certa e necessária para as plantas? Como regular isso? Citar 1º Nano Reef New World
barman_dani Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 Boas Pois com o sistema caseiro não regulas, o máximo que consegues fazer é fazer a receita com mais ou menos fermento o que dará mais co2 ou menos co2... No tempos em que usei não tive problemas de maior... é uma questão de aprendizagem o mais seguro é a noite retirar o tudo de co2 do aquario e colocar no dia seguinte, agora a receita de 1L para um aquario de 40L pode ser um pouco exagerado na minha opinião deverias reduzir pelo menos 1/3 na receita... Quanto a quantidade de co2 disolvido na agua existem testes (umas pecinhas de vidro com reagente que consoante a cor dá a indicação do nivel de co2) ou simplesmente observas os peixes se estiverm a tona com dificuldades é porque estas a injectar muito co2. Cumps Citar
Ric@rdo Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Pois, quanto à formula.. Foi uma das 1001 maneiras que já li por aí. Mas pelo que estou a perceber, vai ter mesmo de ser a "olhometro". Vou analizando a dureza de carbonatos(dKH) e o Ph da água,para tentar regular o gás carbônico, para que se atinja um nível entre 20 e 40 mg/l?? Citar 1º Nano Reef New World
Ric@rdo Publicado: Novembro 12, 2012 Autor Publicado: Novembro 12, 2012 Boas... Estou com um problema no CO2... Fiz a seguinte receita: - 1L de água - 1 colher de chá de fermento de padeiro (Vahiné) - 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio - 200g de açucar Agitei e esperei... Passadas 24h não há bolhas a sair do sistema!!! Excepto se agitar a garrafa, que deita por um curto momento!! Será que alguém pode dar um ajudinha? Citar 1º Nano Reef New World
Ric@rdo Publicado: Novembro 22, 2012 Autor Publicado: Novembro 22, 2012 Cá estou eu a pedir mais 1 ajuda em relação ao CO2... Deram-me esta receita, mas ficou-me uma grande duvida... 4 pacotes de gelatina comum 1 copo americano de açuçar, + - 200gr 1 colher de café de bicarbonato de sódio 10g de fermento biológico 4 pacotes de gelatina? Não é muito? De quantas gramas? Obrigado Citar 1º Nano Reef New World
Vfc Calado Publicado: Novembro 24, 2012 Publicado: Novembro 24, 2012 (editado) Não terão dito 4 folhas de gelatina? Para 1 litro de água 2 folhas chegam. 10 gramas de fermento também acho demasiado, porque vai consumir rapidamente o açúcar e durar menos tempo apesar de ter mais força. Eu faço 1gr por 50 litros. Editado Novembro 24, 2012 por Vfc Calado Citar O meu Setup: VFC
Recommended Posts