João Nuno Cruz Publicado Março 17, 2005 Publicado Março 17, 2005 Boas, Numa das minhas "investigações" deparei-me novamente com uma questão que já me assolou a mente por diversas vezes, mas que nunca vi esclarecida... ... são duas espécies distintas ou a mesma? Se são diferentes, qual delas é que mantemos normalmente? Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Vitor Melo Publicado: Março 17, 2005 Publicado: Março 17, 2005 Olá João :D Gosto particularmente da tua questão Revela interesse eheheh Provavelmente não te dissiparei as dúvidas, no entanto cá vai: Todos os Discus pertencem ao Género Symphysodon (até aqui nada de novo). Dentro dos Symphysodon há duas espécies: - Symphysodon heckeli - mais conhecidos como Heckel - Symphysodon aequifasciatus Dentro dos aequifasciatus temos: - axelrodi - castanhos - haraldi - azuis - aequifasciatus - verdes Assim, tens que saber quais os Symphysodon aequifasciatus que pretendes. Em relação ao Symphysodon discus, pelo que sei estes não estão classificados, no entanto já vi isto como estando a referirem-se a Symphysodon heckeli... Espero ter ajudado (ou não:D) Um abraço, Vitor Melo De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
João Nuno Cruz Publicado: Março 18, 2005 Autor Publicado: Março 18, 2005 Boas Vitor, Sim... uma pergunta tem sempre um motivo associado vamos ver o que dá :D Se bem percebi, os discus que mantemos serão maioritariamente aequifasciatus. Porque não mantemos Heckel? Em relação ao Symphysodon discus, pelo que sei estes não estão classificados, no entanto já vi isto como estando a referirem-se a Symphysodon heckeli... Pois... vi esta referência no Fishbase... Quer então que os Pigeon Blood, Snakeskin, Marlboro, .... .... .... são cruzamentos e refinações genéticas entre os vários aequifasciatus? Num site que consultei, chamaram "híbridos" a todas estas variedade Citando: Discus desenvolvidos pelo homem através de cruzamentos a partir de selvagens e que derivaram em novas cores. Existem muitos nomes dados a estes Discus, estando entre os mais conhecidos, o vermelho turquesa, azul turquesa e o pigeon blood. Muitos criadores de renome especializam-se numa determinada cor e a partir dai desenvolvem peixes cada vez mais bonitos e fora do vulgar em termos de cor. Mais fáceis de manter em aquário do que os selvagens, estes híbridos podem apresentar alguns problemas no caso de se queres proceder á sua reprodução. Por vezes é necessário reforçar o sangue com a introdução de selvagens quando se quer formar casais, especialmente a partir da segunda geração. De futuro espero introduzir fotografias de alguns dos híbridos mais bonitos e famosos existentes no mundo. Copyright©2003 Nuno Loureiro Não me aprece que se trate mesmo de um processo de hibridação, certo? Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Esgalha Publicado: Março 19, 2005 Publicado: Março 19, 2005 sao hibridos pois das raças originais, começaram-se a fazer cruzamentos entre elas e dai surgiram os hibridos. pijeons etc. a hibridaçao ja vem do tempo do Mandel e dos seus estudos acerca de hereditariedade de ervilhas de "raças" diferentes. n acho que seja asism uma coisa tao ma :D ( a n ser que seja formada geneticamente ) na natureza esta constantemente a acontecer. o hibridos que se mostram desadaptados acabam por morrer, os que se adaptam sobrevivem, e é sempre bom pois induz a uma maior variedade genetica. um hibrido n tem de ser necessariamente uma aberraçao tipo ciclideo papagaio. e sim tb mantemos heckel. n sao assim tao dificeis de encontrar nas lojas
João Nuno Cruz Publicado: Março 19, 2005 Autor Publicado: Março 19, 2005 Boas, Não sei porquê, mas acho o termo "híbrido" um tanto ou quanto desajustado O processo de hibridação pressupõe o cruzamento de duas espécies distintas, certo? Serão os vário Aequifasciata espécies verdadeiramente diferentes, ou apenas famílias dentro da mesma espécie? É que se assim, for não é propriamente um processo de hibridação!! Por outro lado, porque vemos tantas pessoas a "guerrear" por causa dos híbridos, nomeadamente Africanos, e não se vê o mesmo problema com os Discus? Será que o cruzamento entre dois Homo Sapiens um caucasiano e outro asiático gera um híbrido? Não, a espécie é a mesma, apenas se tratam de populações / famílias distintas!!! Corrijam-me se estiver errado, por favor!! Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Hugo Santos Publicado: Março 19, 2005 Publicado: Março 19, 2005 Olá JN Entendo a tua questão... Penso que só são chamados Hibridos porque após algumas gerações os peixes tornam-se inferteis. Por isso seria errado chamar a um Marlboro por ex. um descendente directo de um aquefasciata, já que para que continue a linhagem, sangue selvagem terá de ser posto na "arvore genealógica" Pois se não se puser não continuará a "subespecie" sendo por isso considerado um Hibrido. Existem na Natureza, mesmo dentro de Cardumes cruzamentos entre as varias espécies. Não sendo estes hibridos o facto é que existe a tendência para não vingarem pois são muito mais predispostos a predadores, não só pelas cores, mas tambem pela dificuldade em encontrarem um parceiro. Esta situação é bem perceptivel quando num aqua coabitam selvagens com Hibridos. Não sei se ajudei ou ainda confundi mais... Abraço
João Nuno Cruz Publicado: Março 19, 2005 Autor Publicado: Março 19, 2005 Boas, Sim... Hugo, ajudaste!!! Quer dizer que todos aqueles dicus lindíssimos que se vêm por aí, caminham rapidamente para a infertilidade?! Que coisa maluca. Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Esgalha Publicado: Março 19, 2005 Publicado: Março 19, 2005 eu tenho a ideia que a hibridaçao n ocorre so entre especies diferentes, mas tb entre raças diferentes. tipo as ervilhas... mandel pegou em duas "raças" de ervilhas, cruzou-as e obteve um hibrido, ou seja, uma "raça" nova que possuia carracteristicas de ambas as plantas originais, mas que n deixava de ser uma ervilheira . n tenho a certeza, mas acho que é isto...
João Nuno Cruz Publicado: Março 20, 2005 Autor Publicado: Março 20, 2005 Boas, Bem... por este andar temos que começar a chamar híbridos a todos os Humanos que não sejam de raça pura... ... querem ver que aquele senhor da II Grande Guerra tinha razão?! Espero bem que não!!!! Então todos os cães que por ai andam que são cruzamentos de raças, dentro da mesma espécie também são todos híbridos?! Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Esgalha Publicado: Março 20, 2005 Publicado: Março 20, 2005 hibrido é assim uma palavra tao malefica?? quem e que n gosta de uma bela de uma mulata??????? lol falando a serio agora em primeiro lugar o coitado do homem n se chamava Mandel, como eu lhe estava a chamar. o nome é Gregor Mendel. aqui ficam umas curiosidades.... http://www.mendelweb.org/MWgloss.html#hybrid e um resumo: hybrid 1. The offspring of two species of the same genus, or two varieties of the same species. species 1. a group of animals or plants with very similar characteristics and evolutionary histories, capable of producing fertile offspring by interbreeding genus 1. a grouping of one or several species that possess common characteristics por isso sim, tudo o que e cruzamento entre duas raças sao considerados hibridos. pelo menos foi assim que eu interpretei a informaçao que li. e tem logica. nos humanos, por exemplo: um branco e um asiatico.. ambos sao humanos, no entanto entre eles ha varias diferenças visiveis, como o tom de pele a configuraçao da cara, dos olhos e do corpo em geral, ha realmente tenues diferenças. um cruzamento entre as duas raças diferentes, dara origem a uma nova, que tb é humana, mas no entanto reunirá caracteristicas de duas raças diferentes, criando assim uma "nova" raça. e sao asssim as maravilhas da genetica e da hereditariedade. depois existe a hibridaçao artificial que permite realizar n so os casos acima por intervençao humana, como tb criar seres novos cruzando especies que se se encontrassem na natureza jamias criariram uma vez que n sao compativeis. os hibridos deste caso sao geralmente estereis, se bem que possam n o ser. resumindo, hibridos ocorrem na natureza qd ha cruzamento de duas especies diferentes do mm genero, ou de variedades diferentes dentro da mm especie. para mim hibridaçao so é crime qd usada artificalmente para criar monstros, de outra forma, que venha a variedade genetica pq de outra forma este mundo era uma bela seca.
Hugo Martins Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 Viva Desculpem mas acho que esta aqui uma confusão de palavras entre cruzamentos da mesma especie de variedades diferentes e os hibridos que são feitos em laboratorio E a minha opinião cumprimentos
Recommended Posts