Recommended Posts

Publicado

Boas,

Aquários abertos são um espetáculo de se ver, no entanto apresentam um problema com o qual já me deparei antes, são propensos a que alguns dos habitantes mais enérgicos se possam sentir tentados a dar um "passeio" no exterior do aquário, assim enquanto espero que o meu novo aqua (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205590) complete o ciclo decidi-me a pensar em algo que possa limitar esta "vontades".

Esta "pseudo tampa" teria que obedecer a alguns critérios:

• Preço baixo (que o tempo não está para grandes gastos)
  • Instalável num aquário sem travessas
  • Não cortar a luz da calha (para que as plantas possam tomar os seus "banhos de sol")
  • Permitir trocas gasosas
  • Não dificultar as tarefas de manutenção

A primeira ideia foi de fazer uma tampa com as medidas exteriores do aquário e perfurada, assim resolvia os pontos 1, 2, 4 e 5, no entanto, para além de cortar a luz colocava-se o problema de como fixá-la e ficar com um aspecto esteticamente agradável.

Vi então no site da ADA os "cube garden hook" (http://www.adana.co.jp/en/products/na_tank/accessory/) e começou a parecer interessante, após uma volta pelo Leroy, Aki e bricomarché e não encontrando nada do género decidi-me a ter um pouco mais de trabalho.

Comprei um perfil de aluminio em ómega

dsc0156nm.jpg

Cortando uma das abas, fica igualzinho aos da ada, com a vantagem de só ter custado 4€ e ter um metro de comprido (com 2cm cada suporte dá para 50 :smile2: )

Fiz também um desenho no PC para ter uma ideia de como havia de ficar a tampa, tem uns recortes atrás para a filtragem, CO2 e termóstato e fica completamente aberto no meio para "arejar". Como é a meio caminho de uma tampa e de travessas francesas podia chamar-se de tampa francesa.

tampaaqua.jpg

Fica com uma barreira a toda a volta com 5cm (já deve ser suficiente para os peixes mais acrobáticos biggrin.png' alt=':biggn:'> ) e fica por dentro do aqua.

Como tinha cá uns bocados de acrílico pus-me a cortar e o resultado foi este:

dsc0159da.jpg

Como já é um bocadito tarde para andar a serrar, amanhã corto os apoios e posto um update.

Se ficar bom e porque o acrilico é de 2,5mm e vai curvar de certeza, já tenho o molde para levar ao vidraceiro e mandar cortar.

Por hoje é tudo

Publicado: (editado)

Como prometido aqui está a atualização.

Um primeiro suporte:

dsc0164yb.jpg

Um ensaio com todos os suportes:

dsc0160yy.jpg

Vista da parte de trás:

dsc0162ge.jpg

Retirar uma das abas:

dsc0165bo.jpg

Detalhes já colocados

dsc0166cf.jpg

dsc0167hp.jpg

Vista geral:

dsc0168qi.jpg

Dá para ver que a abertura no centro é suficientemente grande para permitir as trocas gasosas e para não cortar a luz, do ponto de vista estético parece-me que não ficou muito mal :smile2:

Custo total:

Perfil Aluminio: 4€

Acrilico: (tinha cá em casa, mas se comprado anda nos 8€)

Bons DIY's a todos

Editado por papof
Publicado:

boas, bom projecto e bem efectuado.

uma outra solução é recortares esse rebordo em vidro, e colar no aquario sem recorrer a esses suportes, se bem que me parece estavel essa solução que puseste

parabens

Publicado:

Obrigado pela resposta, não quis colar porque pretendia algo que não me atrapalhasse quando tivesse que efectuar manutenção ao aquário, assim consigo retirar a barreira e ter o aquário completamente "livre" para efectuar tarefas de manutenção como limpeza, podas, etc.

Quanto ao fazê-lo em vidro, é uma possibilidade que fica em aberto, quando o acrilico começar a curvar, logo mando fazer uma peça em vidro com a mesma forma, aproveito a de acrilico para molde.

Publicado:

Ficou muito bom e sem pesar muito no aspecto do aqua.

Penso que fica caro esse trabalho em vidro. Já tens orçamentos?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Obrigado Ricardo, ainda não pedi orçamentos, como tinha dito no post inicial queria uma coisa barata e tinha o acrílico disponível. Também acredito que venha a ser carote, ainda para mais que sendo o aqua em extra-claro também queria a peça em extra-claro.

Agora também te digo que tão cedo não corto outro, pois para por o acrílico "direitinho" foram mais de 6 horas de corte a X-acto para as rectas, Dremel para as curvas e lixa para acabamento :coffee: .

Publicado:

Porque não cortaste as rectas com tico-tico e uma régua de guia? Seria um pouco mais fácil, para as curvas compreendo a dremel.

Ficou muito bom e com bons acabamentos.

Desfruta

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Ainda bem que gostaste Jorge.

Ricardo, não usei o tico tico por duas razões:

1. Só tinha serras para madeira e ia estalar o acrilico todo, para além disso sou muito trapalhão com o tico tico em materiais delicados bang e ia demorar mais no acabamento
  2. Com o x-acto, o corte fica perfeito, a técnica é passar muitas vezes pela mesma linha e o acabamento serve praticamente para "quebrar" as arestas