pcdrg Publicado Março 17, 2005 Publicado Março 17, 2005 boa tarde! gostaria de informaçõe ssobre a plantação do feto de java "windeslov" eu enterrei o meu no areão mas aconselharam-me a nao o fazer pq apodrece o rizoma por favor, alguem me pode explicar o q fazer oa meu, tenho plantado ha 5 dias brigadooooooooooo
Puer Publicado: Março 17, 2005 Publicado: Março 17, 2005 O feto de Java (comum) não tem rizoma, apenas raízes. Apesar de desconhever creio que essa sub-espécie também não tem rizoma pois então não poderia ser sub-espécie. Se tiver raízes o melhor (e mais bonito) é liga~las a um tronco com linha ou nylon. Fica mais agradável uma dúzia de fetos. Ao fim de 2 meses já não é preciso linha porque as raizes estabeleceram-se. ___________
pcdrg Publicado: Março 17, 2005 Autor Publicado: Março 17, 2005 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=20550 o que me alertou para este facto foi o Post do membro Coimbra.
Luís D. Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 Em relação ao feto de java "windelov" posso confirmar que de facto tem rizoma, pois tenho um. Mas no site da tropica também falam num rizoma no feto de java normal...contudo o que tenho em casa e que ainda é muito pequenino(foi-me oferecido por um lojista) não aparenta ter rizoma...alguém que tenha um já grandito pode confirmar se têm ou não rizoma? ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
pcdrg Publicado: Março 18, 2005 Autor Publicado: Março 18, 2005 eu qd plantei o meu no sabado tb reparei que aquilo devia ser rizoma e raizes mas enterrei tudo no areao o que faço. enterro tudo, desenterro tudo enterro so as raizes e como deixo o rizoma fora do areao? nao queria que a plantinha morra. mais uma questão como é que ela se reproduz? atraves do rizoma, atraves das plantas adventicias que se subdividem nas folhas existentes
Luís D. Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 O rizoma não deve ficar enterrado. Em relação à reprodução, funciona pelos das duas formas. ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
TAZ Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 Exprimenta ata-lo a um tronco que foi o que eu fiz e fica bastanta bonito. Podes ata-lo com fio de nylon que tens de tirar depois de ele se fixar ou com fio de algodão que desaparece por si. cumprimentos José Ferreira "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
PH Publicado: Março 20, 2005 Publicado: Março 20, 2005 Boas, Eu tenho Microsorum pteropus (Feto de Java ) e esta planta de facto tem rizoma. Só as raízes é que devem ser plantadas no areão, ficando a rizoma de fora. Para prendê-la a pedras e troncos, aconselho a utilização de linha em vez de fio de nylon. Não devemos utilizar o fio de nylon porque se esquecermos de cortá-lo corremos o risco da rizoma crescer muito e feri-la. A linha deve ser 100% algodão, com o tempo esta degrada-se e parte sem termos que a tirar. Um abraço, Paulo
Recommended Posts