Fishifixe Publicado Outubro 31, 2012 Publicado Outubro 31, 2012 boas pessoal venho pedir a vossa colaboração para começar a fertilizar o aquário, tenho pesquisado aqui no forum mas continuo com algumas duvidas. deixo aqui o setup para que me possam ajudar melhor. 100x30x40 Iluminação: 2x36 w t8 Filtro: actualmente sunsun 304b (mas vou mudar por ser muito caudal) Substrato: areao de rio de pequena granometria CO2: kit CO2 de 2kg (ainda nao esta em funcionamento pois queria ter os fertelizantes prontos) Flora: Vallisneria tiger Anubias Musgo de Java Rotala Rotundifulia Fetos de Java Rabos de Raposa (brvemente retirados) lemna minor (brevemente retirada) egeria naja( salvo o erro) Nenufar hydrocotyle leucocephala Fauna : platys, mollys Ph entre 7 e 7,5 Nh3 0 Agora duvidas Nº1 qual a melhor receita para fertelizar em separado? ate agora esta foi a que achei melhor - Fertilizante de N (Nitratos) Para se fazer um fertilizante de N basicamente necessitam de um producto quimico denominado de Nitratos de Potassio - KNO3 Metodo de Fabrico: Juntar 65gr de Kno3 em 250Ml de agua destilada. Deste modo obtemos uma solução liquida em que 1ml de solução= 1ppm em 100Lts de agua!! Metodo de utilização: Primeiro têm de medir os Nitratos (No3) que devem estar entre os 5 e 10 ppm!! Verificar o valor, (supondo que o valor esteje em 2ppm): Adicionar 8ml da solução (Se o aquario for de 100lts) ficando assim com 10ppm Preferençialmente antes do apagar das luzes!! Passado 3 dias (opcional) voltamos a medir os Nitratos!!(supondo que o valor esteje em 7ppm) Ficamos a saber que o nosso aquario consome 3 ppm de No3 de 3 em 3 dias!! Ou seja, de 3 em 3 dias temos de adicionar 3 ml da solução acima obetida!! - Fertilizante de P (Fosfatos) Para se fazer um fertilizante de P basicamente necessitam de um producto quimico denominado de Phospatos de monopotassico(KH2P04) Metodo de Fabrico: Juntar 36gr de KH2Po4 em 250Ml de agua destilada. Deste modo obtemos uma solução liquida em que 1ml de solução= 1ppm em 100Lts de agua Metodo de utilização: Primeiro têm de medir os Fosfatos (PO4) que devem estar entre os 1 e 1,5 ppm!! Verificar o valor, (supondo que o valor esteje em 0 ppm): Adicionar 1,5ml da solução (Se o aquario for de 100lts) ficando assim com 1,5ppm Preferençialmente antes do apagar das luzes!! Passado 3 dias (opcional) voltamos a medir os Fosfatos!!(supondo que o valor esteje em 1ppm) Ficamos a saber que o nosso aquario consome 0,5 ppm de Po4 de 3 em 3 dias!! Ou seja, de 3 em 3 dias temos de adicionar 0,5ml da solução acima obetida!! - Fertilizante de K (Potassio) Para se fazer um fertilizante de K basicamente necessitam de um producto quimico denominado de Cloreto de Potassio - KCL Metodo de Fabrico: Juntar 48gr de KCL em 250Ml de agua destilada. Deste modo obtemos uma solução liquida em que 1ml de solução= 1ppm em 100Lts de agua destes quimicos todos so me falta mesmo kh2po4. falta-me tambem micros que nao sei onde arranjar nem receita para o fazer No dia anterior a tpa fertilizo? Devo fertelizar logo a seguir a tpa? Devo fazer algum periodo de descanso de fertelizaçao? isto porque tenho algum receio que isto seja nocivo para os peixes; Quais os testes que devo comprar? Quais os testes de melhor precisao? Obrigado pela colaboraçao e peço desculpa pelo testamento
gmmartins Publicado: Outubro 31, 2012 Publicado: Outubro 31, 2012 Há muitas variações de receitas. Eu uso esta que é mais simples que a que tens aí. Também podes deitar os sais directamente no aqua. Não tens que diluir em água. Vê nesse site. Filtro: actualmente sunsun 304b (mas vou mudar por ser muito caudal) Não existe isso de muito caudal num aqua a não ser que tenhas alguma espécie de peixe sensível... No dia anterior a tpa fertilizo? Devo fertelizar logo a seguir a tpa? Devo fazer algum periodo de descanso de fertelizaçao? isto porque tenho algum receio que isto seja nocivo para os peixes; Quais os testes que devo comprar? Quais os testes de melhor precisao? Obrigado pela colaboraçao e peço desculpa pelo testamento Está tudo explicado no site que indiquei. E há mais que um método de fertilização. Está tudo lá. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Fishifixe Publicado: Novembro 2, 2012 Autor Publicado: Novembro 2, 2012 obrigado pela ajuda quanto ao a ter peixes sensiveis nao tenho, acha que deva manter o mesmo filtro?
Recommended Posts