Jixj1994 Publicado Outubro 30, 2012 Publicado Outubro 30, 2012 Boa noite. Desde já, digo que admiro o trabalho do ou dos criadores deste fórum. É um fórum muito bem pensado para quem gosta deste hobby, que na minha pouca experiencia é fascinante. Parabéns . Sou o Ricardo e tenho 18 anos, entrei neste hobby á cerca de 2 meses, comprei um aquário de aguá doce tropical de cerca 17 litros, mas acabei por colocar lá alguns peixes a mais...então decidi-me por comprar um aquário maior. Neste caso com as seguintes dimensões (" uteis" ou seja sem contar com a calha) 59x30x37. Vinha com o aquário também uma lampada (para ser sincero não sei a potencia só consigo dizer que é UV). Comprei também : Termostato 75 W Filtro interno ICA OPTIMUS OP400/400 lh Bomba de água (não uso) E uma pequena bomba de ar com difusor no aquário. A minha primeira questão é se a bomba de ar serve para alguma coisa? Se realmente oxigena a água? (pergunto isto pois já li que não serve para nada.) Vou colocar uma foto do meu aquário (aquário com cerca de 2 semanas) a foto é atual. O meu primeiro erro foi colocar os peixes no aquário sem deixar o ciclo acontecer, passado 3 dias comecei a por os peixes, coloquei no filtro cerâmica e utilizei o sera nitrivec. Embora os parâmetros da água estejam bons. Temperatura ronda os 25º,26º Os peixes que lá tenho são: 4 corydoras 5 tetra neons 4 neons rosa 1 limpa vidros Otocinclus 1 limpa vidros Ancistrus 1 betta macho 1 betta fêmea 1 Platy fêmea bastante jovem que me foi dado quando comprei os neons. (mais tarde penso por mais uma fêmea e um macho!) . Uma duvida que me surgiu foi que tenho o ph entre o 7 e o 7.2 e li que os neons gostam de um ph mais baixo, mas os betta gostam de um ph mais alto, este meio termos está bom ou devo dexer mais o ph? A minha corydora está um pouco barriguda, o que pode ser? Será sinal que está a comer muito? Ou é normal? (foto a baixo) O aquário só tem 2 plantas (que por sua vez não sei o nome, vou por uma foto, se alguém souber qual o seu nome agradecia) e 1 pedra que são naturais, o resto ou seja 1 pedra e 3 imitações de plantas são falsas, eu gostaria de uma opinião de quais plantas posso colocar neste aquário, e que não necessitem de muitos cuidados... E também que tornem o aquário mais confortável e agradável para os peixes que tenho. Também gostaria de saber se é aconselhável colocar um tronco no aquário, visto que li que os limpa vidros são bastante apreciadores destes mesmos, perincipalmente o "cascudo" ansistrus. Peço desculpa este tópico estar a ser um pouco grande mas resolvi expor qualquer duvida que tenha. Por fim vou colocar 2 fotos dos meus bettas eu penso que estão saudáveis e bonitos, gostaria de saber mais uma vez opiniões. Obrigado a todos aqueles que lerem este tópico, agradeço qualquer opinião, critica, ou qualquer ajuda é bem vinda. Ah! Esqueci-me também de perguntar, caso queira colocar mais alguns peixes quais devo por ou posso por? Aguardo respostas. Abraço a todos os membros. Citar
BrunoS Publicado: Outubro 31, 2012 Publicado: Outubro 31, 2012 (editado) Confessa lá, o Betta deixa os outros peixes em paz!? Na loja disseram que era na boa ter tudo junto, até o macho e a fêmea? As perguntas é porque o Betta é muito... muito territorial e um pouco agressivo a defende-lo, (dois machos juntos, literalmente matam-se) e mesmo com as fêmeas só devem estar junto delas na altura do acasalamento. Dai as questões. Editado Outubro 31, 2012 por BrunoS Citar Missão socorro: O Fim!Inicio de um "Eden": Entre Xistos
Jixj1994 Publicado: Outubro 31, 2012 Autor Publicado: Outubro 31, 2012 Boa tarde. O betta macho que esta na foto foi o meu primeiro peixe, e até agora nunca deu problemas com nenhum peixe, já o tive em um aquário de 18 litros com a fêmea neons e corydoras e nunca atacou nenhum. Eu sei que parece estranho pois eu também li que eles são muito agressivos e territoriais, mas até agora tem sido bastante calmo e muito engraçado. Tive sorte no temperamento deste beta Citar
BrunoS Publicado: Novembro 1, 2012 Publicado: Novembro 1, 2012 Fantástico, eu já não tive essa sorte, tive que ir a correr comprar um aqua para o Betta depois de o ver literalmente a matar dois neons em segundos. Sim o jovem da loja disse que o Betta era um animal muito social e que não tinha problema de o por ao pé de 10 Neons e 5 Goppys Citar Missão socorro: O Fim!Inicio de um "Eden": Entre Xistos
limarick Publicado: Novembro 1, 2012 Publicado: Novembro 1, 2012 Dependendo do espaço o betta realmente pode ser um problema, mas num aquario de cerca de 60l não vai causar problemas, a bomba de ar da oxigenio a agua por isso podes deixar, ph 7 da para todos os peixes, alguns preferem mais acido outros mais alcalina mas 7 esta no meio da para fazer um aquario comunitario, se quiseres fazer um biotopo entao colocas os parametros da agua de acordo com as especies que optares ter, existem arrancadores de filtro melhores que o sera bio-nitrivec, num aquario novo convem fazer teste com mais frequencia porque vais ter oscilaçoes principalmente o ph. Normalmente os peixes muito barrigudos apresentando boa saude pode ser comida a mais e isso em pouco tempo pode causar varios problemas. A planta que tens pareçe uma cryptocoryne willissi. Citar
dg12 Publicado: Novembro 1, 2012 Publicado: Novembro 1, 2012 Boas Jiixj1994, Voltando a sublinhar o que diz o BrunoS, os bettas macho são muito vaidosos e territoriais, apesar de conseguirem viver num copo de água (o que é um pecado a meu ver, mas que muitos criadores fazem). Qualquer peixe que tenha cores brilhantes (neonse guppies especialmente no teu caso) são uma 'ameaça' para o betta, e ele não terá problema a eliminá-lo... Mas cada peixe tem o seu temperamento, tal como humanos... Podes ter sorte e ter um betta até demasiado simpático, o que pode implicar por sua vez que não vai servir para criação, pois não é agressivo que chegue para afastar a fêmea no momento certo... De qualquer forma, a minha opinião era arranjares um aquário para o teu betta (um 40x20x20 basta) que até depois dá para experimentares a criação deles (que é das coisas mais bonitas no mundo da aquariofilia a que podes assistir na minha opinião). A planta que tens parece-me ser uma cryptocorine green, sem certezas. Não tens problema com o cascalho que tens no fundo? Não altera os parâmetros da água? cumps, David Citar
Jixj1994 Publicado: Novembro 1, 2012 Autor Publicado: Novembro 1, 2012 Boas, agradeço desde já as respostas. Limarick: Eu vou seguir a tua opinião, vou descer o ph até aos 7. Em relação aos arrancadores de filtros, quais aconselhas? Sim eu faço alguns testes com alguma rotina, só que só tenho os testes de ph, amônia e nitritos. Sei que mais tarde terei que comprar principalmente de nitratos, mas neste momento já despendi algum dinheiro no aquário...vou ver se mais tarde compro. dg 12 :Em relação ao que disses-te sobre o betta macho tens toda a razão, a fêmea por vezes anda com aquele ponto branco na barriga e ele nunca fez o chamado "ninho" nem se mostrou muito interessado. O meu objectivo que queria alcançar, era construir um aquário comunitário, com os parâmetros estáveis e peixes saudáveis, em termos de criação por enquanto não é bem o que pretendo, até porque depois caso criem eu não tenho onde por mais peixes :-s O cascalho de fundo comprei numa loja de animais, pelo menos estava descrito para aquários. Nunca me deu problemas, eu comprei cascalho que era um pouco maior que areia e as pedras que se vem nas fotos e coloquei os dois e não alterou os parâmetros da aguá. Alguém me saberia dizer caso eu quisesse colocar mais alguma especie de peixe diferente no aquário qual era a mais adequada? Cumprimentos. Ricardo Citar
dg12 Publicado: Novembro 1, 2012 Publicado: Novembro 1, 2012 Boas, Num comunitário, não pode existir criação de bettas, pois não há condições para tal. Portanto para quereres isso, terás mesmo que arranjar um aquário à parte. Eu perguntei sobre o cascalho pois já ouvi histórias de users comprarem esses pacotes de cascalho (parece quase plástico) e depois passado uns tempos, dá asneira... Quanto a adquirires mais fauna, penso que para o aquário em questão, pensoo que já tenhas que baste. Podes arranjar mesmo um macho platy para a fêmea não estar sozinha... Senão tens o risco de atafulhar o aquário cumps, David Citar
Jixj1994 Publicado: Novembro 1, 2012 Autor Publicado: Novembro 1, 2012 (editado) Boas, Pois, com disse por enquanto não estou interessado em fazer criação mas quem sabe um dia... Em relação ao cascalho, na minha opinião e pelo que pude ver são mesmo pedras reais, não são imitações, até vinham com uma pequena poeira que tive que limpar antes de as colocar...até posso dizer o preço, costou-me cerca de 6 € 2 quilos (3 € cada quilo), 1 quilo da mais fina e 1 quilo da maiorzinha. Pois eu também tinha a ideia que não convinha por muitos mais peixes, penso que vou só colocar um macho platy, e nos máximos dos máximos mais uma fêmea betta e outra platy, mas secalhar como disseste já pode ficar um bocado cheio :-S quero é tentar colocar mais plantas naturais, mas ainda não sei bem quais devo por neste tipo de aquário, tenho que ler e esperar opiniões também sobre esse assunto. Obrigado Cumprimentos Ricardo Editado Novembro 1, 2012 por Jixj1994 Citar
Renato Vieira Publicado: Novembro 1, 2012 Publicado: Novembro 1, 2012 Boas e bem vindo a este hobby. Dada as especies de peixes que tens, para comunitario servem muito bem guppys. Tens a vantagem de serem resistentes, sociais, de cores variadas, facil reproducão (é habitual as femeas gerarem alevinos de mês a mês), dão vida ao aquário e ficam económicos pois nao tens que comprar 6ou 7 de uma vez. Um macho e 2femeas que gostes e depois e so esperar. Problema maior, sera o macho betta que ai tens... As femeas betta tendem a ser tolerantes e pacificas. Machos betta com outros machos betta ou guppys nao e boa ideia. Devido ao tamanho das barbatanas e cor viva dos guppys, sao facilmente confundidos como bettas, o que resulta em luta e guppys mortos... Outra sugestao seria white clouds (neon chines)... Crescem rapido e mudam de cor no processo. Ficam giros em adultos e sao pacificos. Sao de cardume preferem grupos de 5 ou mais individuos. Boa sorte. Citar
CyberJ Publicado: Novembro 1, 2012 Publicado: Novembro 1, 2012 Boas, Esquece a bomba de ar, a serio, não serve para nada a não ser fazer barulho... Coloca o filtro a agitar a superfície da agua. Como tencionas baixar o ph? A melhor maneira de o baixar ligeiramente e usando um tronco... Esquece o teste de nitratos, o que precisas e de teste de nitritos e amónia. Relativamente ao betta, tb tenho um no meu comunitário de 390L... E nunca me deu qualquer problema. Tenta substituir essas plantas de plástico por plantas verdadeiras. Citar
Jixj1994 Publicado: Novembro 1, 2012 Autor Publicado: Novembro 1, 2012 Boas. Obrigado pelas respostas Renato Vieira: Eu também pensei nos bem conhecidos guppys, mas como disses-te e bem, não me parece que o betta macho ache muita piada as barbatanos dos guppys,embora aparentemente seja calmo prefiro não arriscar, por essa razão desisti de imediato da ideia de os ter no meu aquário. Eu já tenho 2 especies de neos no meu aquário, e se fosse colocar colocaria mais dessas duas especies, pois acho que 4 neons rosa e 5 tetra neons acabam por formar cardumes pequenos, mas também tenho que olhar ao espaço do aquário...não o quero superlotar. Cyber J: Eu já tinha lido que a bomba de ar não fazia nada, por isso coloquei esta duvida. Eu tenho o filtro a agitar a aguá da superfície mas basta só agitar ou é preciso fazer o efeito de cascata? Neste momento tenho a amônia a 0 e os nitritos a 0.1. Penso que esteja dentro dos valores normais tendo em conta o aquário só tem 2 semanas e meia. Eu estou a baixar o ph com o produto Sera Minus. Mas penso que para a semana vou comprar um tronco para por no aquário, o tronco irá baixar muito o ph? Ou será uma baixa de por exemplo 7.2 para 7? Já estava com ideia de trocar as plantas de plastico por verdadeiras, mas fico sempre na duvida em qual planta devo comprar...visto não conhecer esse campo. Cumprimentos. Ricardo Citar
CyberJ Publicado: Novembro 1, 2012 Publicado: Novembro 1, 2012 Boas, Basta agitar a agua para criar trocas gasosas. Em relação as plantas tens varias de baixa manutenção, vê neste link, são todas de baixa manutenção http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx Citar
alvarenga Publicado: Novembro 1, 2012 Publicado: Novembro 1, 2012 Boas e bem vindo a este hobby. Alguns conselhos: - Retira a decoração falsa com os bettas eles com o tempo vai ganhar o habito de esfregar-se nas folhas de decoração e muitas vezes nas artificiais rasgam as barbatanas. Um betta deve ter mais de que uma femea, senão vai acabar por a cansar e matar. - Se puderes dá ou devolve o otocinclus, são dificies de manter em aquários não maturados, eles são comedores de algas, e o teu aquário tem falta de alimento para ele, dado que as plantas são artificias e ainda não esta maturado. - Mais peixes não metia nesse aquário. - Platys e guppys com bettas e complicado. Nunca consegui introduzir nada de guppys ou plattys em aquários já com um betta. Se o betta for metido depois por norma não faz ataques, mas a quem meteres de novo vai ser complicado. Boa sorte Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Jixj1994 Publicado: Novembro 1, 2012 Autor Publicado: Novembro 1, 2012 Boas mais uma vez Obrigado vai-me fazer bastante jeito na hora de ir comprar plantas verdadeiras. Obrigado pelo link. Cumprimentos. Ricardo Citar
Jixj1994 Publicado: Novembro 1, 2012 Autor Publicado: Novembro 1, 2012 Boas tardes. Alvarenga : Obrigado pelos conselhos . O meu betta como já referi a cima não é violento com os outros colegas de aquário. Mas eu penso que acabarei por colocar mais uma fêmea, pelo sim pelo não. Acerca de se esfregar nas plantas já tinha lido, eu vou tentar trocar o mais rapidamente possível as plantas falsas por verdadeiras Em relação ao platy, o mesmo foi-me oferecido pela loja quando o dono tentava apanhar os neons que queria e este veio junto, então disse que me oferecia, o peixe era mais pequeno que os neons, agora já está um pouco maior...agora fiquei na duvida se comprar ou não um macho para estar com ela... Sobre o peixe otocinclus como disses-te não há muito alimento para ele, mas eu coloco pastilhas de fundo para as coridoras e ele também vai lá comer (eu já observei), pois ele até aparentemente esta gordo. Cumprimentos. Ricardo Citar
alvarenga Publicado: Novembro 1, 2012 Publicado: Novembro 1, 2012 Os bettas têm comportamentos as vezes estranhos, tive um num comunitário, durante um ano nunca fez nada a ninguém, decidi meter 2 plattys vermelhas, uma morreu na primeira noite. O betta teve um comportamento que nunca tinha visto a segunda platty morreu uns dias mais tarde noutro aquário devido as feridas que ficou. Mal acabaram as plattys no aquário passou atacar os guppys, matou uma guppy femea. Lá tive de retirar os guppys, depois voltou acalmar e a ter o mesmo comportamento que sempre teve. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Jixj1994 Publicado: Novembro 1, 2012 Autor Publicado: Novembro 1, 2012 (editado) Boas. Pois, graças a deus o meu betta nunca fez mal a ninguém, todos os peixes que eu coloquei no aquário sempre foram muito jovens ou seja desde pequenos, talvez com isso o betta se vá habituando ao crescimento dos mesmo e não os ataque...claro, isto é a minha opinião, sou novo neste ramo por isso não posso afirmar com certezas até posso estar completamente errado, mas foi uma maneira que me veio á cabeça de explicar o porque de o meu betta ser assim...Por vezes coloco um espelho e ele abre logo as guelras e as barbatanas como se fosse atacar ao ver a sua imagem... Cumprimentos. Ricardo Editado Novembro 1, 2012 por Jixj1994 Citar
BrunoS Publicado: Novembro 2, 2012 Publicado: Novembro 2, 2012 Por vezes coloco um espelho e ele abre logo as guelras e as barbatanas como se fosse atacar ao ver a sua imagem... Isso é ele a ver se está bem penteado Citar Missão socorro: O Fim!Inicio de um "Eden": Entre Xistos
CyberJ Publicado: Novembro 2, 2012 Publicado: Novembro 2, 2012 Isso é ele a ver se está bem penteado Peixe vaidoso....lol um verdadeiro metro sexual...lol Citar
Recommended Posts