S.S. Publicado Outubro 29, 2012 Publicado Outubro 29, 2012 Boas, Alguém possui ou já viu trabalhar ao vivo este "gadjet" o objectivo é facilitar as tpa´s, actualmente já uso mangueira para encher mas despejar é balde a balde e com isto se funcionar a remoção da água é directa para o lavatório também, menos levantamento de pesos (baldes) e dores de costas Obrigado! Citar OTS - "OscarLand" 400lts
nunastro Publicado: Outubro 29, 2012 Publicado: Outubro 29, 2012 Curiosamente testei hoje Comprei apenas a peça que se liga à torneira pois fica muito mais barato. O adaptador e a mangueira foram adquiridos à parte. O KIT completo da JBL é uma fortuna. Eu tenho 12m de mangueira, o que faz com que o processo de remoção de água seja bastante lento. Estava com um bocado de receio, pois li que este tipo de sistemas apenas tirava a água com a torneira aberta - falso - é necessário ter a torneira aberta até que a água chegue do aquário à torneira, depois, podemos fechar que a água continua a sair. Para mim o maior problema de meter a água directamente da torneira para o aquário é o cloro. Usei o Nutrafin AquaPlus. Vamos ver se não tenho problemas. Prós - Acabaram os baldes e água espalhada por todo o lado. Prático e confortável. Contras - Eventuais problemas com o cloro por meter água directamente da torneira. Processo de remoção de água lento. Preço alto se adquirirmos o KIT completo. Em resumo: Aconselho vivamente, Citar
S.S. Publicado: Outubro 30, 2012 Autor Publicado: Outubro 30, 2012 Obrigado era mesmo uma experiencia prática que queria ouvir. O preço na nete fica-me com kit completo por 43€, cá já vi a 83€... vale a pena importar Quanto a cloro eu meto o anti-cloro sempre antes e já uso mangeuira para encher e nunca tive problemas mas tb tenho um peixito ultra resistente... um oscar Citar OTS - "OscarLand" 400lts
Jorge N. Ferreira Publicado: Outubro 30, 2012 Publicado: Outubro 30, 2012 Estava com um bocado de receio, pois li que este tipo de sistemas apenas tirava a água com a torneira aberta - falso - é necessário ter a torneira aberta até que a água chegue do aquário à torneira, depois, podemos fechar que a água continua a sair. Deve ser o único... Ou então tem o aquário (ou a ponta da mangueira no aquário) mais alto que o nível da torneira. A não ser que a gravidade tenha mudado.... Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
nunastro Publicado: Outubro 30, 2012 Publicado: Outubro 30, 2012 Deve ser o único... Ou então tem o aquário (ou a ponta da mangueira no aquário) mais alto que o nível da torneira. A não ser que a gravidade tenha mudado.... Fui medir... Se colocar a ponta da mangueira a meio do aquário, fica a cerca de 100cm. A torneira está mais ou menos à mesma altura. O que é certo, é que a torneira esteve sempre fechada. Mas como eu disse a água sai muito lentamente. Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Outubro 30, 2012 Publicado: Outubro 30, 2012 Pois... mas o a ponta da mangueira no aquário estiver mais baixa que a torneira... népias! Nem devagar! Só mesmo com a torneira aberta para fazer vácuo! Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
nunastro Publicado: Outubro 30, 2012 Publicado: Outubro 30, 2012 Admito a minha ignorância, mas se assim for estamos sempre a gastar água, certo ? Nesse caso, se eu pretender mudar 50% ou mais, este processo não compensa o gasto. Citar
Adriano Agostinho Publicado: Outubro 30, 2012 Publicado: Outubro 30, 2012 (editado) Boas Agora para fazer as tpa's estou a pensar em fazer com bombas, como a água da minha casa não tens bons níveis de ph etc... costumo ir buscar a casa da minha avó 10/20l assim é só colocar a bomba dentro do garrafão e encher :D. Editado Outubro 30, 2012 por Adriano Agostinho Citar Adriano. CUBE GARDEN 45-P (36l)
Jorge N. Ferreira Publicado: Outubro 30, 2012 Publicado: Outubro 30, 2012 Admito a minha ignorância, mas se assim for estamos sempre a gastar água, certo ? Nesse caso, se eu pretender mudar 50% ou mais, este processo não compensa o gasto. Exactamente. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
nunastro Publicado: Outubro 31, 2012 Publicado: Outubro 31, 2012 Bom, pelo menos no meu caso, vai dando para as TPA's regulares. Obrigado Citar
Carlos Oliv. Santos Publicado: Outubro 31, 2012 Publicado: Outubro 31, 2012 O que me impressionou no Vídeo foi que a função Out não só faz a tpa como ASPIRA O FUNDO(impressionante) . Como sou um anjinho fiquei logo comprador do equipamento. Felizmente o Jorge Ferreira abriu-me os olhos, claro que sem bomba de aspiração resta a "lei do sifão" o que torna impossível aquele nível de aspiração que se vê no Video. As torneiras estão normalmente a 80-100cms do chão, o móvel do aquário tem +/- 75cms, logo a FUNÇÃO DE ASPIRAR O FUNDO É UMA GRANDE TRETA, NÃO É????? Só se fosse possível colocar uma bomba a meio ou no início do circuito. Citar
mad&mor Publicado: Outubro 31, 2012 Publicado: Outubro 31, 2012 Bem... Eu cá uso uma bomba de retorno, ligada a uma mangueira, mangueira à banheira (mais baixo do que o aquário), assim que a agua chegue à banheira, desligo a bomba, a gravidade faz o resto! E depois? Então, e depois coloco a mangueira na torneira, deixando a bomba onde está no aquario com ventosas, ligo a torneira vagariiiiiiiiinho e adiciono 1 tampa de Prime e Voila! TPA! Problemas? Baixa de Temp. de 1.º C ~1,5º C Cloro? No nosso caso, em 370L, dúvido que o cloro se pronuncie muito ;D Alías, foi adicionado prime! Leituras de Cloro depois de um TPA? 0,05mgl ~ 0,10mgl que tanto! :D Citar
S.S. Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Pensando bem... se já tenho mangueira que ligo á torneira da wc para encher e um sifão que aspira e despeja a água para os baldes, se meter uma mangueira maior ligada ao sifão que chegue até á WC e pelo menos a sanita está mais baixa que o lavatório, sou capaz de conseguir fazer a limpeza e esvaziamento de forma tão fácil como o enchimento... ou não? Citar OTS - "OscarLand" 400lts
Jorge N. Ferreira Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 Pensando bem... se já tenho mangueira que ligo á torneira da wc para encher e um sifão que aspira e despeja a água para os baldes, se meter uma mangueira maior ligada ao sifão que chegue até á WC e pelo menos a sanita está mais baixa que o lavatório, sou capaz de conseguir fazer a limpeza e esvaziamento de forma tão fácil como o enchimento... ou não? Sim, se o aquário estiver mais alto que a sanita, a sanita substitui os baldes Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
S.S. Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Sim claro a sanita está mais baixa, e fica a cerca de 4m de distância. Citar OTS - "OscarLand" 400lts
Recommended Posts