tat Publicado Outubro 29, 2012 Publicado Outubro 29, 2012 Boas, Esta não é uma questão simples... Alguém já comparou a diferença de consumos, num aquario tapado x aquario destapado? Será assim tão relevante? Estou aqui a falar obviamente, do tempo a mais que o termoestato tem de trabalhar, num aquario destapado. Citar Aquario Tematico Amazonas
joaoreis00 Publicado: Novembro 4, 2012 Publicado: Novembro 4, 2012 é uma pergunta á qual tb gostava de saber a resposta! até pq com o preço da electricidade dos dias de hoje deve dar para sentir o peso! Citar Feedback
tat Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Não há resposta para isto. A unica hipotese será alguém fazer a experiencia, com uma daquelas tomadas que mede o consumo. Citar Aquario Tematico Amazonas
alvarenga Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 Um aquario com tampas terá um menor arrefecimento, logo o termostato trabalha menos. Por outro lado se forem tampas de vidro, a luz que passa para o aquário é menor, logo temos de ter mais potência de luz para os mesmos resultados. Se for as tampas de plástico, vais ter um desgaste enorme do material devido a condensação e pela minha experiência as lâmpadas duram menos, ficam queimadas cedo nas extremidades que penso ter haver com a condensação. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
tat Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Um aquario com tampas terá um menor arrefecimento, logo o termostato trabalha menos. Por outro lado se forem tampas de vidro, a luz que passa para o aquário é menor, logo temos de ter mais potência de luz para os mesmos resultados. Se for as tampas de plástico, vais ter um desgaste enorme do material devido a condensação e pela minha experiência as lâmpadas duram menos, ficam queimadas cedo nas extremidades que penso ter haver com a condensação. Bem, eu nunca fiz a experiencia, mas diria que um aquario sem tampas, gasta 1.5x que um aquario com tampas, nos períodos de Inverno. Agora que tenho o aquario destapado (aquario de 120Litros), vejo o termoestato de 200W, quase sempre a trabalhar. A luz perdida, pela filtragem do vidro, não creio ser muito significativa. MAs lá está, isto são os meus feelings, apenas. Citar Aquario Tematico Amazonas
alvarenga Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 Se andares sempre a limpar os vidros sim(não perdem, mas agora de inverno ganham muita condensação nos vidros, noto uma quebra muito grande de iluminação. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
alvarenga Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 Se andares sempre a limpar os vidros sim(não perdem muito), mas agora de inverno ganham muita condensação nos vidros, noto uma quebra muito grande de iluminação. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
tat Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Publicado: Novembro 5, 2012 Se andares sempre a limpar os vidros sim(não perdem, mas agora de inverno ganham muita condensação nos vidros, noto uma quebra muito grande de iluminação. Não tinha bem noção, mas de facto perde-se bastante. Pelo que consegui encontrar na net, tens uma perda de intensidade da luz entre 15% a 50% . Quanto mais sujo estiver o vidro, mais luz se perde, obviamente. Alguns links de referencia: http://www.omnima.co.uk/forums/index.php?showtopic=6 http://www.aquascapingworld.com/threads/glass-top-on-rimless-tank.4384/ http://www.plantedtank.net/forums/showthread.php?t=161714 Realmente dá que pensar..... Citar Aquario Tematico Amazonas
Carlos Oliv. Santos Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 Para quem tem um aquário destapado como o meu, penso que umas coberturas em acrílico resolve o problema nas noites muito frias em que as temperaturas são geralmente muito baixas. Nos períodos em que as luzes estão acesas, se houver possibilidade claro, retira-se as ditas coberturas. Citar
Adriano Agostinho Publicado: Novembro 5, 2012 Publicado: Novembro 5, 2012 (editado) Já agora por curiosidade quem quiser saber quanto gasta ao fim do mês pode utilizar o simulador da EDP, como não existe lá aquários basta escolher um computador ou televisão e colocar os "Watts" do nosso aquário. http://www.edp.pt/pt...ments/Flash.htm Editado Novembro 5, 2012 por Adriano Agostinho Citar Adriano. CUBE GARDEN 45-P (36l)
Recommended Posts