miguel sequeira Publicado Outubro 28, 2012 Share Publicado Outubro 28, 2012 Olá a todos! Antes de tudo quero dar os meus parabéns ao fórum e a toda a malta que participa nele 5***** Ando a pensar montar um cubo de 60 litros, vai ser o meu primeiro aquário de água salgada. Já a várias semanas que ando a ler e a tentar armazenar toda a informação que consigo. Ainda não tenho nenhum material em minha posse, tenho andado a estudar o caso e a estudar as melhores opções tanto em termos de qualidade como em termos monetários. Eu sei que para primeiro aquário de água salgada o pessoal aqui do fórum aconcelha no mínimo 200l (bem que eu gostava), mas o espaço aqui em casa não me permite, logo optei por um cubo de 40x40x40, ideal para um móvel que tenho. Conto com a vossa ajuda e opiniões nesta grande aventura que para mim vai começar em breve! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Outubro 28, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2012 SETUP que estou a pensar usar (ainda está tudo em aberto) se alguém achar que pode ser melhorado... já sabem... disparem as vossas ideias. Aquario - Cubo (40x40x40) mais ou menos 64 litros Escumador - TMC V2skim120 Nano Bomba de circulação - Tunze Turbelle Nanostream 6015 (1800l/h) Iluminação - Aqui preciso mesmo da vossa ajuda. Areia - A volta de 2-3cm (quantos Kg acham que é preciso?) Rocha - 3Kg de rocha viva e mais 4Kg de rocha morta (o que acham? Será muito... será pouco? O que acham?) Já li que durante o ciclo não é necessário luz, é verdade? Posso começar o ciclo e deixar a iluminação para o mês seguinte? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Outubro 29, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 29, 2012 Amanhã vou dar uma volta por algumas lojas (aquaplante e aquahobby), para ter mais algumas opiniões. Enquanto isso fico a espera das opiniões do pessoal aqui do fórum! Quero que este projecto corra mesmo bem, ou pelo menos o melhor possível, mas para isso vou precisar da vossa ajuda! Fico á espera... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Outubro 29, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 29, 2012 Já me decidi com a ajuda da loja aquahobby (5*****) Setup: Aquario - Cubo 40X40X45 (72 litros) Escumador - TMC V2skim120 Nano Bomba de circulação - Tunze Turbelle Nanostream 6015 (1800l/h) Iluminação - Aqui é que ainda não arranjei nenhuma solução como a medida do cubo é de apenas 40cm não está a ser fácil. (alguém tem alguma ideia?) Areia viva - 4Kg Rocha morta - 4Kg Rocha viva - 1Kg Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Outubro 29, 2012 Share Publicado: Outubro 29, 2012 Olá... As medidas do aqua vão complicar-te muito em termos de iluminação com T5... tens sempre as leds mas são mais caras se forem de boa qualidade. A solução era fazeres o aqua com 50x50x50... ai era ligeiramente maior o que ajudava na estabilidade e na escolha de equipamentos. Se fosses para colocar uma sump também irias ganhar muito em qualidade de material, principalmente no escumador. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Outubro 30, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 30, 2012 Olá Os 50cm é impossível, o espaço que tenho para o aquário não o permite. Mas 45x45x45, ainda consigo (sempre são mais uns litrinhos). Quanto á sump não percebi o que queres dizer, com o ganhar qualidade no material. Desculpa a minha ignorância, mas sabes como é, sou novo nisto e a informação é muita. Queres dizer que com a sump posso pôr um escumador melhor, ou com o mesmo fico a ganhar? Se passar para um cubo de 45x45x45 - 92 litros tenho que mudar alguma coisa no setup? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
victor77 Publicado: Outubro 30, 2012 Share Publicado: Outubro 30, 2012 Olá Os 50cm é impossível, o espaço que tenho para o aquário não o permite. Mas 45x45x45, ainda consigo (sempre são mais uns litrinhos). Quanto á sump não percebi o que queres dizer, com o ganhar qualidade no material. Desculpa a minha ignorância, mas sabes como é, sou novo nisto e a informação é muita. Queres dizer que com a sump posso pôr um escumador melhor, ou com o mesmo fico a ganhar? Se passar para um cubo de 45x45x45 - 92 litros tenho que mudar alguma coisa no setup? boas companheiro A tua idéia é boa e não tens de alterar nada no teu setup. Em relação a sump não precisas, visto o teu aqua ser de pouca litragem. para teres sump terias mais gastos e terias de furar o aqua o que é desnecessário. Victor Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Outubro 30, 2012 Share Publicado: Outubro 30, 2012 -_- Com sump tens possibilidade de esconder os equipamentos e tens mais opções em termos de equipamentos... escumador, reactores, limpeza do aqua com sacos filtrantes, etc. Nao necessitas obrigatoriamente de sump mas ajuda. Sent from my HTC Desire using Tapatalk 2 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Outubro 30, 2012 Share Publicado: Outubro 30, 2012 concordo com o sergio com sump ficas muito melhor servido , pois podes utilizar melhor equipamento. e o escumador que estas a pensar em 92 litros nao funciona ja tive essas medidas com esse escumador e esquece la isso nem vale apena. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Outubro 30, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 30, 2012 Olá a todos... Se o cubo tiver 92 litros, com sump ou não (a sump não está fora de questão), que escumador me aconcelham? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Outubro 31, 2012 Share Publicado: Outubro 31, 2012 Procura soluções com os bubble magus... boa qualidade vs preço. Sent from my HTC Desire using Tapatalk 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Outubro 31, 2012 Share Publicado: Outubro 31, 2012 se tiver sump, bubble magus , se nao tiver sump deltec. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Outubro 31, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 31, 2012 (editado) Eu esta semana em principio, vou ver um cubo(45x45x45) que está á venda em 2ª mão, com sump e overflow. O setup que eu estava a pensar inicialmente, está a ficar completamente alterado (penso que para melhor), mas os preços tb estão a subir. Para ficar com um sistema minimamente funcional, vou ter de ter um pouco mais de calma e ir adquirindo o Setup aos poucos, um mês uma peça, no outro mês mais algumas e por ai fora... Agora quanto ao escumador, não posso usar o deltec na sump? É que no outro dia fui a uma loja que tinha um escumador em 2ª mão e penso que era um deltec. Editado Outubro 31, 2012 por miguel sequeira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Novembro 2, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 2, 2012 Estive a dar mais uma vista de olhos nos escumadores e estou a pensar no Bubble-Magus - Nac3 (que acham?) Quanto a iluminação estou a pensar numas pll ou nas par 38. Qual destes sistemas me aconcelham? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Novembro 2, 2012 Share Publicado: Novembro 2, 2012 ja que vais colocar pelo que o nac 3 custa e pelo que o nac 7 custa eu optaria pelo 7 ficas mais bem servido. em relaçao as lampadas isso ja depende do que queiras gastar e do teu gosto. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Novembro 2, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 2, 2012 já agora o que é que me dizem dos escumadores - aqua medic midiflotor até 400l e o aqua medic miniflotor até 200l? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
afonso321 Publicado: Novembro 2, 2012 Share Publicado: Novembro 2, 2012 Olá boa noite Miguel Sequeira Todas essa dúvidas são normais e todos nós já passamos por isto, o importante é ter calma, planerar, e comprar quando tiver a certeza do que quer, para não gastar dinheiro duas vezes. Se quiser fazer uma visita ao meu simples sistema, escolha o dia e apareça pois tem possibilidade de ver ao vivo algumas asneiras que fiz e assim evita fazê-las. conversamos um pouco e penso que sairá mais ilucidado. para chegar a Vialonga é só descer a serra. cumprimentos http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Novembro 2, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 2, 2012 Olá sr. Afonso Tenho todo o prazer em um dia visita-lo, para conhecer o seu sistema, e aprender mais qualquer coisa, pois estou mesmo no inicio e isso era uma grande ajuda! Obrigado, pelo convite. Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
afonso321 Publicado: Novembro 3, 2012 Share Publicado: Novembro 3, 2012 Bom dia Miguel será bem vindo quando quiser http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Novembro 4, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 4, 2012 Boas tardes pessoal! Já agora que bomba de retorno me aconselham? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 5, 2012 Com a vossa ajuda tenho vindo a mudar o Setup, que estava a pensar adquirir, vou então fazer um refresh do que estou a pensar adquirir. Setup: Aquario - cubo (45x45x45) 91 litros Overflaw -Blau 1500 sump - +/- 30 litros escumador - bubble-magus - nac 5 Bomba de retorno - EHEIM COMPACT+ 2000 (que acham?) bomba de circulação - Tunze Turbelle Nanostream 6015 (1800l/h) rocha - estou a pensar só utilizar rocha morta, para durante o ciclo não me aparecerem ''seres'' indesejadas - que acham? (sei que o ciclo demora mais, mas tempo é coisa que não me falta) areia viva - 2 ou 3cm - de quantos kg preciso? iluminação - devido ao tamanho do cubo estou a pensar num sistema pll ou umas Par 38 Continuo á espera da vossa ajuda e opiniões! Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Novembro 5, 2012 Share Publicado: Novembro 5, 2012 ai na parte da areia nao precisa de tanta altura 1 cm chega bem. tipo um sako daqueles de 9 kilos da na boa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Novembro 5, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 5, 2012 Obrigado Rakiki_gti. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Rafael Publicado: Novembro 7, 2012 Share Publicado: Novembro 7, 2012 Nesse tamanho optava por PLL isto por uma questão de custo. Eu tenho um aquário maior e mesmo assim meti lá PLL. Os contras são a menos vaiadade de espectros e os fefletores das lampadas que tem de ser alterados para uns melhores normalmente. Mete 1 w por litro de PLL que ficas servido. Se os euros não forem problema então ai optava por LEDS. que são mais economicos a longo prazo e encontra-se calhas pequenas para esse tamanho de aquário. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miguel sequeira Publicado: Novembro 7, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 7, 2012 (editado) Boas Com as pll acham que posso ter todo o tipo de corais? Editado Novembro 7, 2012 por miguel sequeira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts