Iluminação para tótós!!


Recommended Posts

Boas,

surgiu-me recentemente um problema com as plantas do meu aqua e é essencial que saiba qual é a minha iluminação. O problema é que a calha foi comprada em 2ª mão e não faço a mais pálida ideia de que tipo de luz tem, ou potência, ou whatever. Será que alguma alminha caridosa e entendida me pode ajudar? :P Têm as fotos em baixo, obrigada!!!

 

 

camerazoom2012102515572.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

camerazoom2012102515584.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

camerazoom2012102515593.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo ser uma T8 de 30w.

Já não se vê o que está gravado na lâmpada?

Também não é grave, mede o comprimento e o diâmetro dela ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Vanda também perguntou que tipo de luz é, pela cor que a lampada emite será mais fácil de dar uma opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(LOL) :dance:

bom... respondendo às perguntas:

- A lâmpada mede 35 cm por 3 cm de diâmetro (mais coisa menos coisa).

- A luz é branca mas emite imenso calor, basta estar ligada 10 minutos que dá para fritar ovos em cima :P

- e não, na lâmpada não diz nada, realmente tava lá qlq coisa impressa, mas ficou apagado e já não dá para ler.

... e isto tudo por causa de um tópico que coloquei no subforum de plantas porque as minhas estão literalmente a definhar :P deixo aqui as fotos. O jorge ajudou e disse que deveria ser falta de luz, mas como eu não tinha a certeza da iluminação, vim pedir ajuda :P

 

os parâmetros: Material

Aquário- 150 L

Filtro interno Aquality swordfish 700L/H - matérias filtrantes Siporax e lã de vidro JBL

Termostato 50 W - 26º

Iluminação - 1 * 30W; - 10 horas/dia

Bomba de ar Boyu s-1000a

 

Hardscape

Substrato fértil - Sera Floredepot 4.5 kg

Substrato não fértil - Areão 10 kg + 10 kg Aquatic Nature Dekoline Quartz

2 troncos

2 rochas (não me lembro dos nomes...)

 

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 25 mg/L

Nitritos (NO2) - 0 mg/L

pH - 7.2

KH- 3ºd

GH - 10ºd

Cl2 - 0

temp - 26ºc

 

Plantas

2 Anubia "nana" - estas estão enroladas nos troncos, estas não estão amarelas, mas um verde pálido.

2 Valisnéria gigantes - plantei aquando da montagem do aqua, enterrei as raízes fundo no substrato. Estão amarelas em algumas zonas, têm um aspecto "desmaiado" e estão ratadas e com alguns buracos....

Muitttoooooooooo obrigada pela ajuda, vocês são do best :P

 

 

camerazoom2012102514042.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

camerazoom2012102514021.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

camerazoom2012102514034.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Vanda Violante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a lampada é muito branca provavelmente será lampada para ter 10000k ou perto.

As lampadas de 10000k em água doce são pouco uteis, servindo apenas para nosso gosto. O aquário fica bonito, mas só nós o vemos assim, para as plantas não é grande coisa.

É melhor como lampada de complemento às outras para "a fotografia", puxar pelas cores.

 

Para as plantas crescerem mais e melhor podes colocar uma de 6500k. É normalmente o chamado "Branco quente", deves ter o que se chama o "Branco frio"

Mas a de 6500k também não deveria ser usada sozinha, há quem 6500k+8000k, há quem prefira 6500k+4200k (por volta dos 4000).

 

Eu pessoalmente uso a combinação de 6500k+4200k+8000k e as plantas desenvolvem-se muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vanda, confirmo que só pode ser uma lâmpada T8 de 30W - as T5 só funcionam com balastros electronicos que dispensam arrancadores. No teu caso eu encostava essa calha ou usava na arrecadação, garagem whatever, e compravas/montavas uma nova com 2 lâmpadas t5 de 39w o que daria um rácio de 0.5W/L suficiente para uma vasta escolha de plantas de fácil/média exigência. O substrato fértil que usaste é fraquinho, tens que compensar com fertilização liquida. Outra opção será a aquisição de um sistema co2 nem que seja daqueles de fermentação DIY. Mas antes deverias comprar urgentemente um bom filtro externo e mesmo o termostato de 50W é curto para 150L. Agora não desanimes, podes ir fazendo isto aos poucos para não doer muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigada pela ajuda!

Realmente já ando à procura de um novo filtro, desta vez externo. Ando a pensar num Eheim ou Jbl. Quanto à calha não sei quando terei "tempo" (leia-se $$$$) para uma nova :/. mantendo a calha qual seria a melhor opção de lâmpada? e quanto à fertilização líquida recomendam alguma? C02 era fixe, mas ainda sou mto maçarica, não tenho a certeza de conseguir fazer um DIY. Alguém conhece um tópico ou site com ajuda para iniciantes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bom filtro externo é essencial, eheim ou jbl são optimas marcas.

 

Co2 caseiro basta :sign_google: aqui no fórum tens muitos tópicos:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=198311

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=189029

No caso de não gostares de ver uma garrafa de refrigerante eu aconselhava-te o sistema da nutrafin, bonito e eficaz utilizando na mesma as receitas de fermentação de co2.

 

 

 

 

Fertilização liquida - eu apostava nos da tropica .

 

 

Em relação à luz, o mais certo é essa lâmpada já ter muitas horas de uso e perder a sua eficácia. O mínimo que podes fazer é substituí-la, a escolha depende sobretudo do teu gosto pessoal - talvez a mais certa seria uma de 6500k de uma boa marca, esquece aquelas dos chineses ou de marcas brancas. Bom bom seria mesmo arranjares uma calha dupla de t5 - gastam menos e são mais luminosas que as t8.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

- A lâmpada mede 35 cm por 3 cm de diâmetro (mais coisa menos coisa).

 

 

 

 

Com 35cm não pode ser uma T8 de 30w :character0050:

Acho que nem há lâmpadas T8 com essa medida. Não será cerca de 85/90 cm????

 

Precisas de uma fita métrica nova? :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Jorge tem razão, mas eu já percebi o erro, a fita da Vanda mede em cms e em pés! Logo 35 pés é equivalente a 89 cms! Eu cheguei a comprar lampâdas da sylvanya no leroy de alfragide, no caso eram as grolux e as aquastar próprias para aquariofilia. Também podes optar por osram, philips, etc. Na aquaeden tem de tudo desde lampâdas a calhas, ve os preços para depois comparares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahahahaahahahah! Para verem o jeito que eu tenho para a bricolage nem percebi que tava a ver pés e não centimetros. :P que idiota!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estou em erro tens uma lâmpada t5 de 30w. ;)

Oh... Claro que é t8. Ao ler estava a pensar nas t5 e enganei-me... :fart004:

No meu aquario uso duas t5 de 54w uma com 4500k para realçar os vermelhos das plantas e outra de 9000k para realçar as cores dos peixes.

Penso ser uma boa combinação de espectros.

Tal como o amigo António disse, na Aquaeden tem tudo o que precisas para iluminação de qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e essas lâmpadas compram-se só nas lojas de aquariofilia ou um Aki ou Leroy Merlin vende disso? Aconselhas alguma marca?

 

Olá Vanda,

 

Não ligues muito o complicometro.

Tens plantas de pouca exigência.

 

Se fosse a ti, limitava-me a fazer isto:

Luz: Compra um balastro com lampadas T5 de 2x39W. Na aquaeden é um excelente sitio para comprares a luz. Esta não é a tua medida creio, mas ficas com uma ideia: http://www.aquaeden-...&subcat=&menu=2 . A escolha das lampadas, com respectivo espectro, o pessoal da loja aconselha-te, o atendimento é excelente.

 

CO2: Para já esquece

Fertilização: Acho que não devias arriscar para já em fertilização liquida. É muito facil fazer asneira, e acabares com um aquario cheio de algas. Se fosse a ti, comprava umas pastilhas que se enterram no substrato, e enterrava perto das tuas valisnerias. Estas são de topo: http://www.aquaristi...urish-Tabs.html

 

Boa sorte!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a referir-te à calha ou ao co2?

 

À calha :)

CO2 utilizo do tipo Alka-Seltzer, mas já tenho dois extintores em casa carregados (e sei que só preciso de um) para me aventurar "por esses mares nunca dantes navegados (pelo menos por mim)".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.