Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Este tópico é em seguimento de outro que coloquei recentemente sobre um problema com vários Guppys doentes,nesta mesma secção do forum.

A razão porque decidi abrir novo tópico prende-se com total desconhecimento destes produtos,nunca utilizei nenhum.

Já me decidi quanto à marca (sera) mas ainda não quanto ao produto em específico e necessito mesmo de ajuda..

Trata-se de vários guppys que estão num aquário e o tratamento irá ser feito directamente no aquário principal.

Sintomas dos Guppys: Peixes descolorados; caudas descoloradas e roídas; respiram depressa; Brânqueas inchadas e abrem muito as brânqueas para respirar; respiração ofegante; barbatanas roídas; ligeiro pó dourado (que é visível sobretudo quando faço incidir foco de luz sobre as escamas e encontra-se sobretudo nas brânqueas). Alguns deles por vezes param e parecem tremer para os lados; ou por vezes colocam-se em posição quase vertical (fotos na outra publicação).

Estou indecisa entre o BAKTOPUR e BAKTOPUR DIRECT mas ainda não entendi bem em que é que diferem. Já li informaçoes diferentes em três sitios. Fiquei com a impressão que o Baktopur direct é mais usado para ulceras,sangramentos etc, coisa que os peixes em questão não têm. Mas por outro lado verifiquei que o Baktopur direct é mais caro (e portanto,devo concluir,melhor) além do que é referido no site da sera que combate infecções em estado avançado (que é o caso....).

Posto isto não sei mesmo por qual dos dois opte. São ambos antibióticos de largo espectro,vocacionados para infecções bacterianas mas não entendo simplesmente qual a diferença efectiva entre eles....qual será mais indicado tendo em conta os sintomas dos bichos?

Também necessitava de opiniões acerca dos efeitos destes dois diferentes produtos em alevins (pois estão alguns no aquário e não quero mesmo prejudicá los ou que morram por causa dos antibióticos).

Se alguém tiver experiência com estes dois produtos e souber quais as diferenças e qual será melhor para este caso,agradeço mais uma vez,qualquer ajuda.

Publicado:

Eu tive o mesmo problema, e usei Bactopur. O direct dá me ideia que é mais forte para tratar casos isolados. eu usei conforme indicado dia sim dia não por três dias e após os 3 dias fiz uma TPA de 30 %. Tive baixas mas outros safaram se. Inclusive alevins.

Publicado:

Boa tarde,

antes de mais muito obrigada por todas as respostas. Eu contactei a Sera e o que me foi transmitido foi que o backopur é para doenças externas e menos graves e o baktopur direct é para doenças internas e em estado mais avançado. Aproveito para dizer que,se alguém de futuro tiver problemas em identificar doenças pode enviar uma amostra para eles que eles analisam (não sei é se se paga mas imagino que sim).

Tenho duvidas quanto à aplicação do produto mas não é respeitante aos metodos de calculo,é sim em relação aos dias.

Imaginando que eu aplico o produto numa 2a terei que fazer tpa passados 3 dias,logo na 5a? ou conto com 2a feira e assim devo fazer na 4a? ou devo apenas contar 72 h apos a aplicação? Eu sei que esta duvida é meio idiota mas prefiro jogar pelo seguro. Se eu deixar mais um dia ou umas horas que aquilo que vem na bula acham que será prejudicial ou há alguma margem de erro? Alguém que já tenha usado isto se souber responder...Muito obrigada a todos !

Publicado:

Tive 2 baixas. Acho que devido aos peixes serem mais fraquinhos. Os outros andaram um pouco "murchos" mas depois recuperaram.

Publicado:

Não querendo abusar da sua boa vontade,mas já agora podia dizer-me qual a percentagem de baixas? ou seja, quantos peixes tinha ao todo? desculpe se estou a ser mto intrusiva,é porque eu estou cheia de medo daquele produto que comprei (que por acaso foi o baktopur direct,porque foi esse que a marca me recomendou). Alguns dos peixes do aquario que pretendo tratar também estão um pouco debilitados. Se me pudesse dizer quantos peixes tinha ao todo eu já posso ter uma ideia da percentagem de baixas. Obrigada

Publicado:

Já agora,teve algum cuidado especial com os peixes depois da aplicação do produto? diz que eles andaram murxos e depois recuperaram. Fez algo em específico? mais tpas,algum suplemento alimentar etc? Eu apenas estava a pensar por o sera nitrivec....

Publicado:

Apenas fiz o tratamento com baktopur dia sim dia não e ao 4º dia fiz uma tpa de 30%. Ao aplicar fui espalhando gota a gota pelo aquario para não por tudo na mesma zona do aqua.