Recommended Posts

Publicado

Viva,

Tive que reformular totalmente o meu aquário e plantei tudo de novo há cerca de 6 dias. Echinodorus e Cabomba estão a crescer muito bem mas sobretudo o Miriofilum Matogrossense não está nada bem. A Sagitaria Subulata também não está perfeita mas pode ser que ainda se recupere.

Alguma sugestão?

Material

• Aquário Aquatlantis Evasion 67: 67x67x67cm - Cerca de 220 L úteis já descontando substrato e decorações (troncos); coluna de água com cerca de 53cm

• Filtro Eheim Pro III 2075 - 1250 L/H nominais

• Termostato Eheim Jaeger 250 W - 28º

• Iluminação - Régua de LED TMC GroBeam 500 + 2x T5 24W 438mm (tamanho=Juwel) 6800K e 4200K Tecatlantis Color e Natur - 10 horas/dia

• Sistema CO2 da TMC com válvula solenóide (V2 Pro) ligada ao temporizador da iluminação.

Hardscape

Substrato fértil - Usei 15Kg de AquaGro NutraSoil da TMC que me foi vendido como substrato completo, não necessitando de usar substrato fértil por baixo, o que já me informaram não ser verdade.

Substrato não fértil - ver acima

Tronco Mangrove (XXL) e tronco madeira turfa (S)

Parâmetros: Ainda não medi (vou fazê-lo hoje à noite)

Amónia (NH4) - - mg/L

Nitratos (NO3) - - mg/L

Nitritos (NO2) - - mg/L

Fosfatos (PO4) - - mg/L

pH - -

Kh - -

Plantas

Plano frontal:

Sagitaria Subulata: várias dezenas de pés, alguns apresentam folhas amareladas/transparentes (Será falta de ferro?)

Plano intermédio:

Echinodorus Quadricostatus: 2 pés (Excelente estado e em desenvolvimento rápido, um dos pés já apresenta 2 runners)

Miriofilum Matogrossense: vários pés, em perda com caules transparentes e em mau estado (Será falta de luz?)

Echinodorus Red Diamond e Bleheri: em recuperação após os maus tratos inerentes a passar uns dias no aquário de recurso enquanto se esvaziava, limpava e reformulava o tanque principal.

Peixes

Ainda nada

Fertilização

TPA - 20-30 Litros de 15 em 15 dias

Macronutriente - N/A

Micronutrientes - Tropica Plant Nutrition liquid

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Publicado:

Viva,

as plantas precisam de tempo para se adaptarem. Umas são mais rápidas, outras demoram mais. Algumas até podem perder as folhas todas e depois rebentar outra vez.

Tens um aqua difícil porque é muito alto. No entanto, se algumas das plantas estão a crescer bem é sinal de que tens luz suficiente.

A única coisa que acho que está mal é o facto de não fertilizares com macroelementos (NPK). Sem estes, podes ter toda a luz e CO2 que quiseres que as plantas não vão crescer. Tens que arranjar isto.

Outra coisa em ter em conta é o CO2. Tens pressurizado o que é óptimo mas acertar no nível é o mais difícil num plantado. Como ainda não tens fauna aproveita e mete isso a bombar. Vai ajudar a fase de adaptação. Mais tarde, com o tempo, podes ir descendo a quantidade de CO2 de forma gradual até chegares ao valor ideal (plantas saudáveis e fauna viva).

As folhas transparentes de que falas podem estar relacionadas com a fase de transição ou com falta de CO2.

Espero ter ajudado

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Obrigado GM. Ontem fiz medições e tenho os seguintes resultados:

T=28C

pH=6.0-6.2 (mais baixo do que esperava, talvez devido ao substrato e adição de CO2)

KH=10mg/l=0.6dH (valor muito baixo, talvez devido ao substrato)

GH= não pude medir, tenho que substituir reagentes pois os que tenho estão fora de prazo e deram asneira

NO2<0.1mg/l

NO3<5mg/l

NH3<0.1mg/l

PO4= não pude medir, tenho que substituir reagentes pois os que tenho estão fora de prazo e deram asneira

Fe= 0-0.1mg/l (demasiado baixo, hoje vou adicionar maisTropica Plant Nutrition)

Não fertilizei com macros porque vou ter peixes que os vão produzir. Por isso e por ter sido um bocado enganado com o substrato...

Estou com um problema na válvula solenoide que não fecha o débito de CO2 durante a noite e vou ter que interromper o fornecimento enquanto vai a reparar.

João Moreira

Publicado:

Não fertilizei com macros porque vou ter peixes que os vão produzir.

Isso é um pensamento errado. Num aqua high-tech, os peixes não produzem nutrientes em quantidades suficientes. Além de que não produzem nem potássio, nem fosfatos...

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Mas achas que o meu aquário é hi-tech? É que eu não.

O meu objectivo é ter um aquário de biótopo (América do Sul) e não um plantado.

João Moreira

Publicado:

Mas achas que o meu aquário é hi-tech? É que eu não.

O meu objectivo é ter um aquário de biótopo (América do Sul) e não um plantado.

Se injectas CO2 é um high-tech.

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus