Vanda Violante Publicado Outubro 25, 2012 Publicado Outubro 25, 2012 (editado) olá, as minhas plantas têm vindo a definhar, estão cada vez mais fraquinhas, não crescem e estão ratadas e amareladas. Montei o aqua faz 1 mês e meio e desde aí foi sempre a piorar. Alguém pode ajudar? o aqua tem os seguintes parâmetros: vejam as fotos abaixo. Material Aquário- 150 L Filtro interno Aquality swordfish 700L/H - matérias filtrantes Siporax e lã de vidro JBL Termostato 50 W - 26º Iluminação - 1 * 30W; - 10 horas/dia Bomba de ar Boyu s-1000a Hardscape Substrato fértil - Sera Floredepot 4.5 kg Substrato não fértil - Areão 10 kg + 10 kg Aquatic Nature Dekoline Quartz 2 troncos Parâmetros Amónia (NH4) - 0 mg/L Nitratos (NO3) - 25 mg/L Nitritos (NO2) - 0 mg/L pH - 7.2 KH- 3ºd GH - 10ºd Cl2 - 0 temp - 26ºc Plantas 2 Anubia "nana" 2 Valisnéria gigantes Uploaded with ImageShack.us [/img] Uploaded with ImageShack.us [/img] Uploaded with ImageShack.us [/img] Uploaded with ImageShack.us Editado Outubro 25, 2012 por Vanda Violante http://www.aquarium-manager.com/tank/look/437
Axebitten Publicado: Outubro 25, 2012 Publicado: Outubro 25, 2012 (editado) Boas Eu arriscaria em excesso de luz. Experimenta cortar para 6 horas diárias e ver se abrandam de definhar. E confirma que as anubias não têm o rizoma totalmente enterrado. Eu tenho anúbias a crescer em aquários sem luz, só alguma luz indirecta do sol. Acredito que as valisnérias também não necessitem de muito. NOTA: Pensei ter visto 80W em vez de 30W. Sendo assim, não sei o que seja. Tens fauna? Os dejectos dos peixes ajudam a fertilizar as plantas. Espero ter ajudado. Cumprimentos Editado Outubro 25, 2012 por Axebitten Cumprimentos João Vaz. Infografia de camarões em construção Área de Feedback
Paul Publicado: Outubro 25, 2012 Publicado: Outubro 25, 2012 Não é excesso de luz, é falta dela. Tens 30 W de luz para 150 L (0.2W/L). Junta-lhe mais 30W!! Tanpanama -
Vanda Violante Publicado: Outubro 25, 2012 Autor Publicado: Outubro 25, 2012 (editado) Bom... se o caso é a luz então estamos mal porque eu não percebo um boi de iluminação. Na verdade eu nem tenho a certeza da iluminação que tenho, porque a informação que a calha tem é mais ou menos chinês para mim. Tirei uma fotos para verem, talvez vocês saibam interpretar a informação e me possam ajudar com isto!! E sim, tenho fauna, 3 corys, 2 kinguios, 2 plecos. As anúbias não têm as raízes enterradas, enrolei-as à volta de troncos. Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us Editado Outubro 25, 2012 por Vanda Violante http://www.aquarium-manager.com/tank/look/437
Pedro Dc Publicado: Novembro 8, 2012 Publicado: Novembro 8, 2012 Eu experimentava fertilizante liquido. Tenho um aquario semelhante com uma calha bem pior (18 watts led ainda por cima 15000k) e substrato inerte. As minhas anubias deram flor e as vals crescem bem. Eu comecei a fertilizar e em duas semanas comecei a ver resultados.
gmmartins Publicado: Novembro 8, 2012 Publicado: Novembro 8, 2012 ... com uma calha bem pior (18 watts led ainda por cima 15000k) Isto não é de todo comparável com as florescentes. Por isso não podes dizer se é melhor ou pior. Se querem comparar lâmpadas têm que medir a luz que sai em micromols por segundo (PAR). De outra maneira é impossível. Há diferenças de tecnologia, lâmpadas, reflectores, etc.... Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Pedro Dc Publicado: Novembro 9, 2012 Publicado: Novembro 9, 2012 não tenho meios para medir nada disso .. só vejo é que as plantas referidas crescem no meu aqua com luz fraca e cor azulada para salgados.. acho que se devem safar melhor com a luz fluorescente da calha na foto. Dai o meu conselho em tentar um fertilizante de 5 euros antes de pensar em trocar calhas e lâmpadas que sai mais caro.
gmmartins Publicado: Novembro 9, 2012 Publicado: Novembro 9, 2012 não tenho meios para medir nada disso .. só vejo é que as plantas referidas crescem no meu aqua com luz fraca e cor azulada para salgados.. acho que se devem safar melhor com a luz fluorescente da calha na foto. Dai o meu conselho em tentar um fertilizante de 5 euros antes de pensar em trocar calhas e lâmpadas que sai mais caro. Mas se como dizes não tens meios para medir, como sabes que tens luz fraca? GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Vanda Violante Publicado: Novembro 9, 2012 Autor Publicado: Novembro 9, 2012 (editado) Olá, estou a utilizar uma fertilização líquida: Tropica Plant Nutrition Plus há uma semana. Ainda não me apercebi que crescessem, mas o tom amarelado está a desaparecer Editado Novembro 9, 2012 por Vanda Violante http://www.aquarium-manager.com/tank/look/437
Pedro Dc Publicado: Novembro 9, 2012 Publicado: Novembro 9, 2012 @vanda ainda bem, vamos esperar que recuperem @gmmartins não querendo ir mais off topic as minhas observações sao empíricas . Se estiver a nevar e eu nao tiver um termómetro não posso afirmar que esta frio? Tenho vários aquarios e tenho calhas T5 onde consigo ver sombras e o fundo do Aqua e manter certas plantas que no meu Aqua com led se desfizeram.. Abr e beijinhos a todos
gmmartins Publicado: Novembro 10, 2012 Publicado: Novembro 10, 2012 @gmmartins não querendo ir mais off topic as minhas observações sao empíricas . Se estiver a nevar e eu nao tiver um termómetro não posso afirmar que esta frio? Tenho vários aquarios e tenho calhas T5 onde consigo ver sombras e o fundo do Aqua e manter certas plantas que no meu Aqua com led se desfizeram.. Abr e beijinhos a todos Já vi granizar no verão... Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Vanda Violante Publicado: Novembro 10, 2012 Autor Publicado: Novembro 10, 2012 Não vale a pena chatearem-se http://www.aquarium-manager.com/tank/look/437
gmmartins Publicado: Novembro 12, 2012 Publicado: Novembro 12, 2012 Ninguém está chateado. Apenas estava a chamar atenção de que não é tão linear assim dizer que tem mais ou menos luz entre lâmpadas com tecnologias diferentes. Para além de que a nossa percepção de luz (lux) nada tem a ver com a percepção das plantas (PAR). Podes achar que tens muita luz e no entanto teres muito pouca da que interessa para as plantas e vice versa. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts