Recommended Posts

Publicado

Olá,

tenho de momento um aqua com os seguintes parâmetros:

150 L

temp - 26º

no2 - 0

no3 -25 mg/l

GH - 8 ºd

KH - 3 º d

pH - 7.2

cl2 - 0

nh3 - 0

nh4 - 0

2 valisnerias gigantes

2 anubias nana

2 troncos

2 pedras grandes com refúgios

2 kinguios de 10 cm cada um

3 corydoras

2 pleco juvenis (4 cm cada um)

........ e tinha ainda um cardume de tetra cardinais (neon)... que foram "desaparecendo", aos dois e aos três, misteriosamente nos últimos 3 dias. Agora restam apenas dois. Virei o aquário todo do avesso, levantei e inspeccionei cada pedra e planta do aqua, abri o filtro, revolvi substrato... e nada!

Um amigo disse-me que poderão ter sido comidos pelos outros peixes maiores, mas eu alimento-os 2 vezes por dia + rodelas de curgette e outros legumes. Parece-me impossível ter sido fome....

Alguém têm alguma ideia sobre o que poderá ter sucedido....?

Publicado: (editado)

Boas Vanda,

Tens kinguios em água quente?

Por o que leio, não creio que seja a tua fauna o teu problema, mas também não entendo isso :/

Os corys e ancystrus são inofensíveis para os neons. Os kinguios nunca tive, mas creio que não são também fonte de problema. Mas para eles estarem a 'desaparecer'...

Espera por outras opiniões.

cumps, David

Editado por dg12
Publicado:

Pois, eu vou ter que concordar com o Paul. E o mais provável é terem sido os kinguios mesmo...

cumps, David

Vanda, são cardinais (tem a risca vermelha ao longo do corpo todo) ou são neons (so tem a risca vermelha até meio do corpo)

Os neons são mais sensiveis e vão definhando em pH como o teu. Os cardinais são bem mais resistentes

Editado por Paul

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

São cardinais. Optei pelos cardinais precisamente por os neons não serem adequados para um pH de 7.2 como o meu.

Isto aconteceu logo a seguir a uma TPA de 30 L que fiz no domingo. Reparei que ouve uma oscilação de temperatura de - 3 º c que o termostato demorou cerca de 3 horas a corrigir.... poderá ter sido isto? os últimos desapareceram já com a temperatura certa, ontem....

Publicado:

??? :/ porque teriam esse comportamento? não é suposto serem inofensivos?

Os peixes são como as pessoas, tem personalidades...

O inofensivo nem sempre é certo, depende do peixe em si, corrijam-me se estou errada...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Publicado:

Sabes que na natureza não há espaço para desperdicio. Se cabe na boca vai ser comido!! Pode ter sido isso que aconteceu!

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

...e enquanto falamos desapareceu mais um. Se morreu desde à 20 minutos atrás quando fui alimentá-los, deve ter sido fulminante :P e quem seja o predador de tetras tb foi bem rápido ://

Agora resta apenas um. Tou estarrecida com isto :(

São os kinguios! Só pode! Isso é caso de polícia!! :P

é mesmo. Não tem graça nenhuma mas quase dá para rir LOL. que medo :P

será que vale a pena trazer um novo cardume....? e se estão a morrer (antes de serem comidos) o que poderá estar a causar isto? o que é que posso fazer para evitar o triste destino do último sobrevivente?

Editado por Vanda Violante
Publicado:

Concordo com algumas opiniões...

O facto de serem os kinguios... a meu ver... duvido muito, mas pode acontecer. Os plecos com 4 cm já são boas bocas. Aspiram tudo que é um espectáculo. Ancistrus com 4 cm já limpam gupies adultos em 5 minutos. Plecos então.....

Dou-te um pequeno conselho... quando os cardinais desaparecerem todos, muda para outra espécie mais resistente (tipo Tetra Buenos Aires).

H. Martins

....os plecos são bastante pequenos ainda. Os tetras têm 1/3 do seu tamanho. E antes de comprar os plecos (hypostomus plecostumus comum) , li que eram pacíficos com outras espécies e podiam ser mantidos em aquas comunitários. Será possível terem-se tornado psicopatas....? as minhas cory são bastante pequenas tb... será que acabarão a servir de sobremesa?

Editado por Vanda Violante
Publicado:

Tudo o que couber na boca dos kinguios vai ser devorado ainda vivo!!!!

Qual foi a parte que ainda não perceberam?

Eu até percebia se eles tivessem fome :/ mas eles tão grandes, gordos e bem alimentados. Isso é um comportamento normal...?! Custa-me a acreditar que aqueles dois pacholas sejam predadores de peixinhos... :ohmy::huh::unsure:

Publicado:

Bem, o Jorge Ferreira tem razão ao dizer o que disse sobre os kinguios (eu tenho á tua semelhança, três num aqua misturados com outras espécies e apesar de nunca, e saliento a parte do nunca, nunca houve desaparecimentos misteriosos, mas são peixes que por natureza, tudo o que lhes caiba na boca, são literalmente aspirados).

Por via das dúvidas... livra-te dos kinguios.

H. Martins

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!