Desova de Kribensis...ajuda por favor

Recommended Posts

Tenho um aquario comunitario ha cercca de 2 anos (100 x 30 x50 cm) com cerca de 110 l reais e com a seguinte população : - 3 escalares (grandes)...9 rasboras arlequins, um botia palhaço 2 limpa vidros e um casal de Kribensis que comprei ha cerca de 5 semanas...ora ontem quando fui dar de comer verifiquei que eles tiveram (desovaram num coco)filhotes!! o problema é que não sei o que fazer...até me mete pena vê-los a cuidar deles com tanto esmero ..não deixam ninguem aproximar-se deles..pegam neles na boca e tornam a junta-los.. é mesmo bonito mas não sei se posso fazer alguma coisa para tentar salva-los...não tenho outro aquario.. ja fui comprar comida liquida para alevins (artemia) até deixei a luz da sala ligada durante a noite para os ajudar a protegê-los mas acho que não posso fazer mais nada..agradecia ajuda e alguns conselhos...devo começar a dar-lhes de comer? devo de continuar a fazer trocas de agua? actualmente faço de 15 em 15 dias...creio que eles deixam de os proteger a partir dos 6 dias mais ou menos....penso que provavelmente não ha nada que possa fazer para os salvar mas posso estar enganado ..fico á espera dos conselhos dos meus colegas aquariofilistas mais experientes :wink:

Muito obrigado

Jorge Pinto

P.S. Sera que para tentar salvar futuras ninhadas devo de comprar outro aquario mais pequeno só para eles?

Partilhar nas redes sociais

Olás,

Em primeiro lugar, parabéns pela desova, que creio ter sido a "tua" primeira... :o

o problema é que não sei o que fazer...até me mete pena vê-los a cuidar deles com tanto esmero ..não deixam ninguem aproximar-se deles..pegam neles na boca e tornam a junta-los.. é mesmo bonito mas não sei se posso fazer alguma coisa para tentar salva-los...
Se não tens nenhum aquário preparado para os receber, deixa-os ficar nesse aquário. Em principio os escalares vão "chegar-se" para um dos cantos, e o outro fica livre para os kribensis.

Será que os alevins sobrevivem? É provável...

Será que os outros peixes do aquário sobrevivem aos ataques dos kribensis? É pouco provável...:wink:

Dito isto, ou os pais comem os alevins...ou fazem a vida negra aos outros peixes.

actualmente faço de 15 em 15 dias...creio que eles deixam de os proteger a partir dos 6 dias mais ou menos....

Protegem os filhos até, mais ou menos, os 2 meses de idade (caso não haja mais posturas).

penso que provavelmente não ha nada que possa fazer para os salvar mas posso estar enganado ..
Caso tenhas outro aquário (maior que 40 litros), enche com água do aquário grande, coloca um pequeno filtro ou pedra difusora...e mete lá os pais e alevins.

Se os alevins morrerem...deixas os pais lá dentro que daqui a algumas semanas tens nova desova.

P.S. Sera que para tentar salvar futuras ninhadas devo de comprar outro aquario mais pequeno só para eles?

Já devias era ter comprado... :)

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

...só mais algumas duvidas...não tenho mais nenhum aquario mas se tivesse como fazia para os apanhar? eles sao tão pequenos..com uma rede normal? a artemia liquida que comprei é adequada para a alimentação deles?

vou ver se convenço a minha mulher a deixar-me comprar outro aquario..ela tb esta impressionada com os meus Kribzinhos !

Olás,

não tenho mais nenhum aquario mas se tivesse como fazia para os apanhar?
Os kribensis jovens (ate ao mês de idade, talvez menos), mal sentem perigo...recolhem ao substracto (daí a sua cor escura). Quando isto acontecer, pegas num pedaço de tubo do ar...e sugas os alevins para o aquário recém-montado. Retira primeiro o macho (ou a fêmea) e, de seguida, os alevins. Por fim coloca a fêmea (ou o macho)...

a artemia liquida que comprei é adequada para a alimentação deles?

Não sei o que é isso, mas aconselho-te a ler o rótulo. Provavelmente tratam-se de ovos de artémia descapsolados e necessitas de eclodir a artémia (em água salgada).

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Ola!!

A mim tambem me aconteceu algo identico com o meu casal de kribs... a unica solução que arranjei foi colocar uma divisão de acrilico com uns furinhos para circular a agua...e resultou, hoje os filhotes ja estão enormes e separados noutro aquario com os pais bang

espero ter ajudado... :arrow:

Boa sorte

Cumps

*Isa*

não te preocupes com a comida dos filhotes pois os pais trituram o alimento para eles, naupilos de artemia sempre que puderes, para variar não faz mal nenhum :wink:

Eu tive que separar o meu casal pois ja não sabia o que fazer a tanto peixinho e nem no comunitario com escalares adultos eles paravam... coitados dos escalares, levaram tanta porrada.

Um Abraço

eu tambem tenho alguns kribensis normais e albinos e se fosse a ti só me preocupava com2 coisas como vou salvar os restantes peixes de ataques constantes e onde vou enfiar tanta cria pois nem nas lojas os querem quanto a comida qualquer coisa serve desde flocos a comida em comprimidos para os peixes do fundo