Recommended Posts

Publicado

Adquiri um Discu à 1 semana e meia e ele ainda não come, parece estar bem, mas tem uma respiração muito ofegante. Será stress por os outros Discus não o aceitarem muito bem e perseguem-no algumas vezes?

Publicado:

Pois eu também estou com o mesmo problema, o meu disco anda um pouco a parte dos outros, com uma respiração muito ofegante e não come tenho a temperatura a 30 graus e o ph a 6.6 nada de nitritos nem nitratos muito menos amónia. Estou a pensar em fazer o flagil hoje na comida para ver se ele come, vamos lá ver o que vai dar. Se alguém souber de que se trata ou outro tratamento diga.

Publicado:

Devem tentar observar os operculos do peixe e verificar se abrem, e os dois com o mesmo angulo.

Em casos extremos o peixe por parasitas nas guelras fecha mesmo os operculos e roça-se nas plantas.

Se for esse o caso o tratamento é com Praziquantel e para o tratamento devem pesquisar por este nome.

Atenção que pode ser só stress ou falta de oxigenio e nessa altura não mediquem, atenção aos efeitos colaterais.

O Flagyl é para parasitas intestinais (fezes brancas) os parasitas enfraquecem o peixe e pode não comer por causa disso.

Experimentem variar a alimentação e não se preocupem demasiado pois já tive um disco sem comer por 2 semanas e agora está bom.

Boa sorte.

Publicado:

boas

 

bem na minha opiniao podera ser stress mas n e nada bom sinal o discu n comer a uma semana e meia,isso quer dizer que esta mt fragilisado e na minha opiniao e bastante provavel que sejam parazitas.

 

abraços

abraços

Publicado:

Obrigado pelas respostas.

 

O Discu não está fragilizado e os operculos estão a abrir normalmente em ângulos iguais. O peixe não perdeu a cor e quando entrou no aquário escondia-se e agora já anda na frente do aquário, apesar de ser ameaçado várias vezes pelos outros Discus (são aproximadamente do mesmo tamanho e apresentam-se em excelentes condições).

 

A minha dúvida é, será que o stress poderá ser a causa desta respiração ofegante. Parasitas internos não é, pois isso não impede que o peixe coma e não me parece magro, das guelras, poderá ser uma hipótese, mas ele não se esfrega nas plantas, nem tem nenhum opérculo fechado. Apresenta uma boa cor e nada pelo aquário muito bem, vejo-o a depenicar o fundo, as plantas e os troncos (penso que em busca de algo para comer), mas não toca na comida que lhes dou (artémia, mistura para Discus, Larva Vermelha, granulado, spirulina e mistura tropical).

Publicado:

Pois o meu tem a respiração ofegante mas também abre os operculos e estão a abrir normalmente em ângulos iguais e no meu ponto de vista ate menos ofegante que a própria boca e so ontem deixou de comer não se esfrega em nada e por vezes ate anda a nadar com os outros o que me preocupa mais é a respiração. Vamos ver se ele melhora e fica mais calmo hoje vou-lhe dar mistura de coração de boi que ele gosta bastante.

Vamos la ver se amanhã tenho boas novidades.

Publicado:

Olá,

 

Semana e meia já é algum tempo nas não é muuuiiiito tempo.

O tempo é relativo... uns demoram 2 semanas... outros 1 semana e alguns apenas algumas horas.

 

Acho que quanto maior for o peixe mais difícil é a adaptação do mesmo. Se forem pequenos adaptam-se e comem muito mais depressa (na minha opinião).

 

Regal/Bruno: Se estão com boa coloração, se não se escondem e se não apresentam sinais de magreza eu não me preocupava. Experimentem um aumento de temperatura. Pode ser suficiente.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Obrigado Nuno,

 

Eu ontem reparei que um opérculo abria mais que o outro e montei um outro aquário para fazer um tratamento para os parasitas das guelras, coloquei paraziquantel, subi a temperatura para 32º. Liguei uma pedra difusora para misturar bem o paraziquantel na água e depois ao fim de um tempo desliguei.

A intenção é deixá-lo 4 dias com esta solução e depois mudar a água a 100% e voltar a fazer o mesmo tratamento.

 

O que acham?

Publicado:

OK, deve funcionar. Contudo tem havido relatos de danos colaterais no tratamento com praziquantel. Vai observando e oxigena a agua.

Se tens ciclideos no aqua onde esse disco estava o mais provavel é que também estejam infectados e digo ciclideos porque são mais sugeitos a esses parasitas.

Boa sorte.

Publicado:

boas

 

bem eu deixava a bonba de ar sp ligada pk o praziquantel consome o oxigenio e por causa disso ja me morreram 5 discus,a pessoua que me deu a proporçoes n me disse que era preciso oxigenar bem a agua.

 

em todo o caso as vezes que administrei praziquantel foi o mm que n fazer nada,mas a pessoas que se deram bem.

 

se ele continuar assim esperimenta sterazin.

 

so queria acrescentar que o facto de o peixe estar bonito e comer n significa que n tenha parazitas nas guelras pois eles n afectam tanto o peixe como os intestinais,outro sintomas que podemos observar e akelas membranas que estao dentro dos operculos incharem e virem um pouco para fora do operculo.

 

abraços

abraços

Publicado:
so queria acrescentar que o facto de o peixe estar bonito e comer n significa que n tenha parazitas nas guelras pois eles n afectam tanto o peixe como os intestinais,outro sintomas que podemos observar e akelas membranas que estao dentro dos operculos incharem e virem um pouco para fora do operculo.

Tens razão, está bem visto. Ainda não tinhamos referido esses aspectos.

 

Tentem comparar as guelras dos Discus afectados com os restantes peixes.

A falta de apetite no caso de ataques de parasitas das guelras pode acontecer. No entanto só se manifesta quando os parasitas estão presentes em grande quantidade (e começam a incomodar os peixes).

Se mantivermos a "população" de parasitas controlada não existem muitos problemas, visto que, os discus (entre outros) conseguem conviver com os mesmos parasitas.

 

A melhor maneira de conseguirmos controlar os parasitas é fazendo as trocas de água e verificando sempre como estão os filtros. Resumindo, é preciso boa higiene no aquário.

 

O que pode acontecer em alguns casos é os discus virem de um ambiente mais "esterilizado" (livre de parasitas) e, quando chegam ao nosso aquário e sendo confrontados com os parasitas lá existentes, manifestarem "alguns problemas" (já que não estão habituados á presença dos mesmos parasitas).

 

Não se esqueçam que existem sempre (ou quase sempre) parasitas nos nossos aquários comunitários.

 

Mas isto sou eu a dizer... :) :D

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Bem eu sei que ainda e cedo para falar mas ontem quando cheguei a casa o meu disco estava mesmo bastante escuro e já se roçava pelos cantos do aquário e tinha as membranas inchadas como ele já estava no aquário hospital foi logo uma TPA de pelo menos 50% com agua já com o ph a 6.6 e a 30 graus, meti praziquantel e uma bomba de ar a funcionar e depois de estar um bocado a ver o que se passava foi-me deitar. Hoje de manhã quando me levantei e fui ver tinha lá outro disco que não era o meu, já estava muito mais claro andava de um lado para o outro e dei-lhe um pouco de artemia e até penicou um bocadinho já estava bastante melhor vamos la ver se continua a recuperar espero que sim. Eu depois vou dando o relato do que se esta a passar e espero dizer em breve uma simples frase JÁ ESTA CURADO.

Publicado:

Ola a todos. Felizmente so venho aqui para dizer que já passei o meu disco para o comunitario e aparentemente já esta tudo bem, já anda sempre com os outros vai comendo aos poucos mas cada vez mais, acho que já esta bom(espero eu). Isto quer dizer que o paraziquantel resultou e que o diagnostico teve ter sido bem feito. E obrigado pelas dicas.

Publicado:

O meu, apesar de me parecer melhor a nivel de respiração, ainda não come. E já lá vão 15 dias...

  • 3 semanas depois...
Publicado:

Caro amigo, voce nota algumas alterações de cor ou buracos na zona da cabeça??? :?

Se sim, isso chama.se "Ataque de Hexamit" introduzido por um portador!

Se se verificar os sintomas k lhe referi, eleve o teor de oxigénio e utilize algum medicamento apropriado k lhe seja sugerido por algum colega ou pela pessoa da sua loja habitual :wink:

Abraço e espero poder te.lo ajudado :)

Abraço,

 

Bruno Almeida