Recommended Posts

Publicado

Olá

Já possuo o aquário há mais de 2 meses com peixes mas agora decidi colocar algumas plantas. Como não possuía substrato fértil nem luz suficiente (apenas 14W, lâmpada de rosca e não tipo de cozinha) comprei uma valisnéria.

Contudo, ela está a ficar amarela e “ratada”, falei com o senhor da loja e ele disse-me que era normal, poderia ser falta de ferro, mas com o fertilizante líquido que punha iriam ficar melhores.

Mesmo assim insisti e acabei por trazer um fertilizante tipo “comprimido” que se coloca na base da planta e que duram aproximadamente 6 meses mas mesmo assim não vejo diferença… Quer dizer, ela acabou por dar alguns pezinhos ao lado mas crescer como eu queria ela não o faz.

Deixo aqui uma foto...

dscf2609q.jpg

Não queria nada ter que colocar substrato fértil porque para isso teria que retirar os peixes todos e eu não tenho onde os colocar.

Não faço CO2 e faço fertilização líquida 1 vez por semana + os comprimidos, possuo algas amarelas (mas não muitas pois o meu limpa vidros trata-lhes logo da saúde) o que posso fazer mais tendo em conta que queria ter um low –tec?

Obrigada,

Ana Carvalho

Publicado:

Ainda não sei o que posso fazer!!

Aumento da fertilização líquida para 2 vezes por semana???

Publicado:

Não precisas de substrato fértil (embora ajudasse). No entanto, se só tens um fertilizante à base de Ferro não vais muito longe. As plantas precisam de mais. Tenta arranjar um substrato completo tipo o TPN+ (com macro e micro nutrientes). Uma vez por semana deve ser suficiente para o teu aqua uma vez que é low-tech.

Também não sei o volume do teu aqua pelo que quando dizes que tens 14W não me diz nada. Tanto pode ser muito, pouco ou ideal. Nos low-tech é normal usar cerca de 0.5 W por L de T5 ou T8 mas isto é tudo muito relativo e varia consoante o tamanho do aqua. Sem mais informação não é possível dizer mais nada.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado: (editado)

Peço desculpa não ter indicado o tamanho do meu aqua foi mesmo esquecimento.

Tenho um aqua de 60 litros e luz de 14W (já pensei em mudar mas como é uma lâmpada tipo "cadeireiro de mesa" e o aqua diz que não suporta mais não arrisquei).

Quando falas nesse duplo fertilizante falas ao certo de quê?? Qual é o mais usual e de preferência barato (estou numa dos 3 B´s - Bom, Bonito e Barato :smile2:, neste caso o bonito não conta!!)

Obrigada pela ajuda!

Editado por Ana Carvalho
Publicado:

Viva,

ok 14W é de facto muito pouco para 60L e acho que é aqui que reside o teu problema. Não sei se com essa luz aguentarás mais do que umas anubias e musgo de java. Talvez uns fetos também...

O que não aguenta mais deve ser o balastro. Ou seja, para alterares terás que fazer uma alteração na calha/tampa. Não sei se é esse o teu interesse.

Também podes por o aqua mais perto de uma janela que tenha uma cortina de modo a que a luz que passe seja difusa. Sol directo não é em regra muito bom, embora não seja impossível (ler o livro da Diana Walstad). Pode ser que assim vingue.

Em relação ao fertilizante, mas realço que o problema principal estará provavelmente relacionado com luz insuficiente.

O fertilizante não é duplo mas sim completo. Ou seja, incluí todos os nutrientes necessários incluindo os macro nutrientes (NPK) e micronutrientes (Fe, B, Zn, etc...). Tudo junto numa única solução.

Há várias soluções no mercado mas penso este TPN+ (atenção ao + pois também existe sem e é só de micros) da TROPICA é provavelmente dos mais usados. Depois há também hipótese de comprar todos os nutrientes em separado para ter uma maior controlo, mas que acho sinceramente que não vale a pena no teu caso.

Também podes fazer tu própria comprando os vários sais e juntando água. Mas regra geral requere algum investimento inicial, embora a longo prazo compense bastante.

Espero ter ajudado

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Olá

Obrigada pela ajuda.

Eu já imaginava que seria da Luz mas tenho 2 graves problemas:

1º Eu e a electrónica, mecânica e afins não nos damos muito bem :tongue: não percebo nada disso logo fazer uma calha DIY não sei se será uma boa ideia!!!

2º O Aquário tem uma tampa e nela está uma lâmpada económica "normal" não comprida do "tipo de cozinha" e a informação que traz diz que o máximo é de 15w logo isso não dá para nada!!!

Como posso eu resolver a situação tendo em conta, em especial o ponto 1, e depois porque não queria retirar a tampa que o aquário tem.

Deixo aqui uma foto (não é a melhor pois foi tirada para mostrar o filtro que tinha na altura) mas que mostra uma parte da lâmpada e a informação que tem.

06082012461.jpg

Tens sugestões?? Vou colocar um tópico no DiY para ver se me ajudam...

Obrigada

Publicado: (editado)

A lâmpada é deste tipo (acho que que não percebo muito destas coisas)...

exemplodelmpada.jpg

Tirei este exemplo de um tópico que está na parte da DIY - referências (de todas acho que é a que mais se aproxima da minha pelo menos pelo formato porque do resto não faço a mínima)

Ah esqueci-me de dizer que para além das valisnérias tenho dois tipos de musgo de java (um que se está a dar muito bem, outro que apesar de não estar castanho não vejo neles muitas alterações)

Estas informações extras ajudam??

Editado por Ana Carvalho
Publicado:

Também não sou muito de engenhocas pelo que deixo a resposta para alguém com mais informação. Decerto se chegarão à frente.

O facto do musgo de java estar bem não diz muito. São de facto plantas muito resistentes e que vivem bem com pouquíssima luz e praticamente sem fertilização. Seria estranho é se não estivessem bem ;)

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus