Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um Aquatlantis com 118 x 40 x 50 (cerca de 240 L, mas com o substrato e pela altura da água não chega aos 200 L), no qual ando a planear um plantado (ou uma tentativa de um aquário com várias plantas).

O mesmo vem de origem com uma calha T5L8 de 2 x 54W, os quais me parecem insuficientes. Estou a arranjar forma de lhe colocar mais uma lâmpada de 54 W, pelo menos para chegar aos 0,75 W / L

Na vossa opinião, planeio a nova lâmpada para ficar atrás ou à frente da calha ?

Alguem sabe como abrir uma calha da Aquatlantis para lhe adicionar um balastro? Já tentei tirar uma das peças pretas que estão de lado mas não consigo.

Origado

Publicado: (editado)

Ois,

108 W para 200 litros é capaz de ser suficiente para fazer um bom plantado, se calhar não dá para por plantas de tapete, mas no restante tem obrigação de dar. Claro que vais ter de fertilizar em condições e injectar CO2.

O meu comunitário tem cerca de 90 litros e apesar de ter calha com 3 x 24 W, normalmente só tenho 2 ligadas e tudo cresce em condições, plantas vermelhas inclusivé.

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Publicado:

Obrigado, ainda estou na fase de "pensar".

Quanto a tapete estava a pensar em aventurar-me numa área com párvula, mas os meus 2 ancistrus tenho a impressão que lhe vão "chamar um figo", por isso não sei se arrisque.

CO2 tenho o u402 da JBL com botija de 2Kg e um reactor ISTA. Como substrato fértil vou usar o JBL aquabasis e não sei se use ELOS Terra 0. Como fertilizante, como no processo é a ultima coisa, ainda não pensei muito bem...mas acho que vou para o ELOS Fase 1, 2, e K40.

As plantas que vou meter não me parecem muito exigentes, ou pelo menos é o que diz o site da Trópica, mas hoje aqui no fórum encontrei a Rotala macrandra, o que me fez elevar um pouco as necessidades do aqua, mas acho que já estou a sonhar.

Abc

Publicado:

Obrigado.

Não há nada como tentar.

Em relação às lâmpadas...maravilha. Vou-me ficar pelas plantas menos exigentes, e mais para a frente logo se vê como corre.

Abc

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!