Carlos Conde Publicado Novembro 8, 2003 Publicado Novembro 8, 2003 Oi Será que ainda não se consegue nenhuma hqi que despense uma actinica. O que eu quero dizer, é se não há nenhuma marca de hqi com um tom azulado acentuado. Carlos Fiquem Bem
Diogo Lopes Publicado: Novembro 8, 2003 Publicado: Novembro 8, 2003 Olá Carlos, Se colocares uma HQI de 14000K ficas já com um tom azulado, mas as actinicas são muito úteis pois permitem simular o nascer e o por do sol. As HQI ligam muito rápido criando um choque para os corais.
Carlos Conde Publicado: Novembro 8, 2003 Autor Publicado: Novembro 8, 2003 Mas as actinicas são lampadas florescentes, o arranque também é muito rápido. Referias-te a intensidade da luz Acende-se 1º a actinica e depois a hqi. Carlos Fiquem Bem
Diogo Lopes Publicado: Novembro 8, 2003 Publicado: Novembro 8, 2003 Olá Carlos, O fotoperiodo deverá ser feito da seguinte forma (apenas o meu exemplo): Luzes actinicas florescentes - acendem às 12 horas Luzes HQI´s - acendem às 13 horas Luzes HQI´s - apagam às 0 horas Luzes actinicas florescentes - apagam à 1 hora Tenho também uma luz de baixa intensidade - 9W que está sempre ligada (simulando o luar)
Carlos Conde Publicado: Novembro 9, 2003 Autor Publicado: Novembro 9, 2003 Diogo Não estás a acender as tuas lampadas muito tarde. As minha estão das 9.00 ás 22.00. Depois não afecta o comportamento natural dos peixes e corais. Carlos Fiquem Bem
Diogo Lopes Publicado: Novembro 9, 2003 Publicado: Novembro 9, 2003 Olá Carlos, Da minha experiencia o que ete posso dizer é que não vejo nenhuma diferença de comportamento dos corais e também nos peixes. Abrir as luzes mais tarde permite-me ter o aquário com luz quando estou em casa, o que no teu caso a apagar às 10 da noite faz com que não disfrutes a 100% do aqua - esta é a única razão para ter o fotoperiodo desta forma...
Recommended Posts