Recommended Posts

Publicado

Boas

Gostaria de saber mais sobre esta espécie de blénio de água doce: reprodução, comportamento, condições de água e, sobretudo, onde se pode apanhar.

Cumprimentos

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá,

O Salaria fluviatilis são peixes de fundo que vivem normalmente na região Sul da França. Os machos atingem até 15cm e fêmeas 10cm, com o pH ideal entre 7.0 a 8.0, temperatura indeferente (25ºC ideal). São um pouco territorialistas, principalmente com os da mesma espécie.

Para sua reprodução, mantenha a água com pH neutro preferêncialmente e usando a proporção de 2 fêmeas para 1 macho.

Abraços!!

Comece fazendo oque é necessário, depois o possível e logo estará fazendo o impossível...

• 3 semanas depois...
Publicado:

Caros amigos,

No seguimento da mensagem anterior do Paulo queria confirmar que já capturei exemplares de Caboz-de-água-doce ( Salaria fluviatilis ) na zona que vai de Alcoutim até a Castro Marim há muitos anos quando procurava por Fundulus heteroclitus.

Nunca o mantive em aquário pois voltei a libertar os exemplares capturados acidentalmente nas ribeiras que desaguam no baixo Guadiana do lado de Portugal como a Ribeira de Foupana.

Em Portugal esta espécie é considerada rara e corre risco de sobrevivência em certas zonas ( vulnerável ? ). Por isso deve ser evitada a sua captura como espécie ameaçada, pelo menos quando não tivermos a certeza da sua abundância... a não ser que mais tarde se devolvam alguns exemplares reproduzidos em aquário à natureza no mesmo local de onde provinham os peixes capturados.

A temperatura ideal situa-se entre os 15ºC e os 24ºC e prefere água límpida e bem oxigenada.

Prefere as ribeiras mas parece que noutros países ocorre naturalmente em lagos.

Um amigo meu que os reproduziu em aquário comentou-me que para a desova temos que imitar as condições da água entre Abril e o início de Junho. Os machos, mais coloridos, desenvolvem uma bossa por cima da cabeça e tomam conta das posturas.

Em aquário atingiu os 12 centímetros e uma longevidade média de 2 anos, passando bastante tempo debaixo das pedras ou escondido, sobretudo quando o aquário é pequeno e há muito movimento.

Isto é tudo o que posso adiantar uma vez que foi por interposta pessoa que soube destes dados na altura em que tive contacto com a espécie.

Com as minhas melhores saudações

Miguel Andrade

http://www.viviparos.com

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas

Peço imensa desculpa pelo atraso da minha resposta. yikes

Obrigado a todos, e por aquilo que entendi visto ser uma espécie rara em Portugal acho que não a devo apanhar. ;)

Cyprinodon, falaste em Fundulus heteroclitus ao longo do Guadiana? Podias-me dizer onde é que concretamente os encontraste? E se apanhaste mais algum killi por essas bandas (Aphanius baeticus)? :D

Cumprimentos

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá Bangai,

Na altura, por volta de 1990, só encontrei Fundulus heteroclitus.

A zona onde abundavam mais era sem dúvida na área de Castro Marim e em salinas da região da Foz do Guadiana.

Com as minhas melhores saudações

Miguel Andrade

http://www.viviparos.com

• 1 ano depois...
Publicado:

Para satisfazer as vossas dúvidas podem consultar a Carta Piscicola Nacional em www.fluviatilis.com/dgf/?nologin=true

A Salaria fluviatilis é uma espécie protegida não sendo permitido a sua captura e manutenção em cativeiro.

FRibeiro

• 1 ano depois...