Recommended Posts

Publicado:

Baktopur normal e não baktopur direct? Sabes as diferenças ? Fiz outro tópico sobre isso porque ainda não entendi bem. O bactopur direct não é mais indicado para ulceras etc?...Outra questão que me deixa apreensiva são as crias. Estes produtos são seguros para elas ? Da ultima vez que lá fui verifiquei que havia alguns alevins..Já não poderei ir lá esta semana, só para a semana que vem é que poderei ir fazer isto portanto até lá vou tentar mesmo recolher o máximo de informação possível

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Não sei realmente as diferenças, mas acho que em caso de dúvida é usares o de espectro maior. Mal não faz de certeza.

 

Os alevins... pois, acho que vai ser um risco que vais ter que correr. Guppys aguentam muita coisa, não acredito que faça mal aos alevins. Mas não ponho a minha mão no fogo.

 

O importante é tratares os que tens aí. É chato se morrerem alevins, mas daqui a um mês está outra "fornada" cá fora.

 

Tanpanama - Posted Image

Publicado:
http://www.sera.de/pt/pages/produtos/in_category/2112/product/-d93d1eb4b1.html (http://www.sera.de/pt/pages/produtos/in_category/2112/product/sera-baktopur.html Lol. Ai está..a Questão é que o espectro basicamente é igual em ambos. A unica diferença parece-me ser que um é liquido e o outro comprimidos. ..logo para mim é um misterio qual a diferença entre estes dois medicamentos..O baktopur diz ai que combate também pilhos, sanguessugas etc ( que eu nunca vi em peixe nenhum..).Quanto a bactérias propriamente ditas combatem ambos as mesmas.Mas li num site de vendas on-line que o bactopur direct combate ulceras,sangramentos e estados avançados de doença. E a diferença de preços entre ambos é de 7 euros( sendo mais caro o baktopur direct). Algo terá que justificar esta diferença de preços,eu so não faço ideia é o quê...
Publicado:

Não te deixes enganar só pela diferença de preços. Se eles não têm os sintomas que o Bactopur direct combate, usa o normal.

 

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Acho que vou ter que perguntar a um vendedor talvez. A bula que me enviaste há pouco era do backopur direct. E por mais voltas que dê não consigo encontrar a bula do baktopur normal lol. Foi alias,por essa bula que depois vi melhor o site da sera e descobri o baktopur direct...

Não,nunca iria só pela diferença de preços,eu inclinei-me mais para o baktopur direct apenas por ler (no site da sera) que combate doenças em "estado avançado".

Publicado:

Preciso de falar com alguém que já tenha efectivamente usado sera baktopur ou sera baktopur direct. Tenho duvidas na aplicação,pessoalmente (fica o desabafo) acho que as bulas destes medicamentos são mal feitas,lacunosas e não esclarecem como devia ser. Não posso aplicar uma coisa destas no aquario sem saber exactamente o que estou a fazer...São perguntas simples que qualquer pessoa que já tenha usado um destes produtos vai responder sem qq dificuldade.Obrigada

Publicado: (editado)

Peço desculpa, estava equivocada, realmente aconselharam-me bactopur, mas na altura não encontrei, acabei por tratar do problema com Flagellol, no meu caso tratava-se de um problema de parasitas. Tava aqui a ver se encontrava a bula pra te ajudar... mais uma vez desculpa.

Espero que tenhas conseguido as tuas respostas.

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

Boas, fazes uma regra de 3 simples. São 22 gotas para 20 litros de agua. Multiplicas 22 pelo volume do teu aqua e divides por 20, vai te dar o nº de gotas a por no aqua. Eu fui pondo gota a gota de uma ponta á outra do aqua para espalhar

Publicado:

Boa tarde,

antes de mais muito obrigada por todas as respostas. Eu contactei a Sera e o que me foi transmitido foi que o backopur é para doenças externas e menos graves e o baktopur direct é para doenças internas e em estado mais avançado. Aproveito para dizer que,se alguém de futuro tiver problemas em identificar doenças pode enviar uma amostra para eles que eles analisam (não sei é se se paga mas imagino que sim).

Tenho duvidas quanto à aplicação do produto mas não é respeitante aos metodos de calculo,é sim em relação aos dias.

Imaginando que eu aplico o produto numa 2a terei que fazer tpa passados 3 dias,logo na 5a? ou conto com 2a feira e assim devo fazer na 4a? ou devo apenas contar 72 h apos a aplicação? Eu sei que esta duvida é meio idiota mas prefiro jogar pelo seguro. Se eu deixar mais um dia ou umas horas que aquilo que vem na bula acham que será prejudicial ou há alguma margem de erro? Alguém que já tenha usado isto se souber responder...Muito obrigada a todos !

Publicado:

Ah é verdade,disseram me que para o meu problema seria mais adequado o baktopur direct. Pelo que gostaria muito de falar com alguem que ja tenha usado este em específico.

  • 3 semanas depois...
Publicado:

Alguém me pode esclarecer quanto tempo é que eu posso deixar o filtro a funcionar sem carvão activado (sendo que estou a aplicar sera ectopur e sera fishtamin ) no aquario? Sera ectopur não ponho nova dose sem fazer tpa antes mas fishtamin aplico diariamente ou dia sim dia não. obrigada

Publicado:

Pelo que li o carvão não se deve usar permanentemente, só quando queres retirar restos de químicos/medicamentos após fazeres um tratamento.

Publicado:

Alguém me pode esclarecer quanto tempo é que eu posso deixar o filtro a funcionar sem carvão activado (sendo que estou a aplicar sera ectopur e sera fishtamin ) no aquario? Sera ectopur não ponho nova dose sem fazer tpa antes mas fishtamin aplico diariamente ou dia sim dia não. obrigada

 

Estou quase a deixar de ajudar.

O carvão activado NUNCA se usa a não ser para tira químicos, tipo tratamentos, reguladores, etc.

Carvão activado permanentemente estragas a qualidade da água.

Mais uma lição: se precisas de tirar químicos, colocas o carvão e passadas 24h podes retirar. Já não está lá a fazer nada.

 

Cumps,

Jorge Ferreira

Publicado:

Mas então porque é que já vinha com o filtro? Não vem sempre dentro dos filtros o carvao? nunca tinha lido nada nesse sentido,sempre pensei que se vem com o filtro é para estar sempre lá dentro

Publicado:

Jorge N. Ferreira,

Antes de mais apelo para que continue a ajudar por mais imbecil que pareça a minha pergunta e ignorância porque quem será prejudicado por falta de informação minha serão os peixes e não eu. Note e eu já referi isso,que os peixes não são meus ! Eu não decidi ter um aquário para depois ser negligente ou ignorante no assunto...Eu simplesmente vi um aquario em condições péssimas e intervim,tal como interviria se visse um gato ou cão doente na rua. Por isso não julgue assim.De qualquer modo acredite que já li muito sobre o assunto,já li os manuais todos da sera,já li foruns,ja contactei a sera etc etc. Mas claro que admito que tratar de um aquário é algo complexo que não se aprende do dia para a noite,daí eu perguntar sempre,porque prefiro fazer perguntas "idiotas" e até passar por idiota a prejudicar os peixes Em relação ao carvão,eu sei que há quem não use mas se ele já vem com os filtros não me parece que não seja recomendável usar sempre,pelo menos em casos normais,pelo que pelo menos será legítimo ter duvidas quanto à sua utilização ou não.Mas se me fornecer algum link ou argumento que refute isto eu assumo que terá razão e agradeço mais uma "liçao" (sem ironia).

Publicado:

Em casos de intoxicações alimentares grandes ou tentativas de suícidio por ingestão de comprimidos por exemplo, além das lavagens ao estômago, é utilizado carvão activado para ajudar a remover substâncias tóxicas do estômago e intestino.

 

No aquário o carvão funciona exactamente da mesma maneira. Absorve todo e qualquer quimico presente na água. Em casos de aquários sem plantas, é util usar esse produto, já que retira a amónia e nitritos (mais fosfatos, nitratos, alguns metais...) prejudiciais aos peixes.

 

Em aquários com plantas não se deve usar carvão activado, já que este irá absorver os nutrientes que as plantas necessitam.

 

No caso de aquários em que se está a pôr medicação, também não se deve utilizar durante o tratamento, pelas razões que referi anteriormente. Deve sim, ser usado depois do tratamento terminado e com o objectivo de retirar as substâncias activas "a mais". Mas apenas durante duas semanas a um mês. Depois deve ser retirado.

 

Sendo um grande absorvente, o carvão activado também satura, razão pela qual deve ser substituido periodicamente. Depois de saturado, todas as substancias previamente retiradas da água voltam a ser repostas no sistema em concentrações equivalentes ao total do que foi absorvido durante determinado periodo.

 

A utilização deste sistema deve ser ponderada e é imperativo que o carvão seja substituido periodicamente em caso de utilização diária.

 

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Afinal até aqui no forum não é assim "tão liquido" que o carvão não deve ser nunca utilizado...O aquario não é plantado e tem excesso de habitantes logo eu acho que o carvão deve ser para manter. Mas em qualquer caso vou ler mais sobre isto e talvez de futuro arranje uma alternativa menos "agressiva" que o carvão. Então já agora Paul,na tua opinião é totalmente seguro eu manter o aquario apenas com filtração biológica e mecânica (esponja apenas) mesmo ele tendo algum excesso de habitantes,grande actividade biológica,não tendo plantas e sendo que estou a aplicar ectopur (que é um composto de sais que contém NaCl e julgo que também borax e outro desinfectante) e vitaminas? O ideal seria eu plantar qualquer coisa mas sendo que não posso, devo manter o carvão posto isto tudo ou consideras que é seguro tirá-lo? o meu medo não é o cloreto de sódio mas os outros componetes do ectopur,tenho receio que sem o carvão façam mal. porque de resto eu até me da mais jeito fazer os tratamentos sem o carvão lá.

Obrigada a todos e especialmente ao Paul pelas suas respostas sempre claras e exaustivas

Publicado: (editado)

Enquanto estiveres a fazer qualquer tratamento, eu tirava o carvão.

 

No final voltava a pô-lo. Os outros componentes do ectopur poderão fazer mal a longo prazo, mas essa afirmação aplica-se a qualquer substância. Como explicou Paracelso: " a dose é que faz o veneno". Durante o periodo normal do tratamento, acredito que o Ectopur esteja pensado para não prejudicar os peixes. Usa-o à confiança sem o carvão. No final, voltas a coloca-lo

 

No teu caso acho bem que uses carvão activado no filtro, sem dúvida (não tendo plantas e estando o aquário sobrepopulado...). Tens é que garantir que ele não sature. Infelizmente não te sei informar se há maneira de saber quando ele já está saturado ou não. Mas isso sim, pode ser muito danoso para a saúde dos bichos.

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Paul vais-me desculpar mas o carvão activado não remove compostos azotados (amónia, nitritos, nitratos). O carvão activado serve, como o Jorge N. Ferreira referiu, e bem, para retirar outros compostos quimicos da água que podem ser prejudiciais aos peixes. Por exemplo, costuma-se usar após os tratamentos para remover os restos de medicação ou quando o aquário é montado de novo, para retirar cloro e outros compostos da água (é por esse motivo que os filtros novos vêm com uma esponja de carvão activado).

 

Não deve ser mantido permanentemente no filtro, até porque depois de saturado deixa de fazer qualquer efeito (não liberta o que absorveu, apenas deixa de absorver mais). Dependendo do tipo de carvão usado, também pode ser prejudicial para os peixes se o próprio carvão passar para a coluna de água e acabar no organismo dos mesmos.

 

Agora, se o aquário tem excesso de população, a solução passa por um sistema de filtragem mais eficiente, por um aquário maior ou simplemente por reduzir a população do aquário.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Publicado: (editado)

Realmente tens razão. A maioria do carvão activado não absorve de facto compostos azotados nem os liberta para a água quando saturado. Mea Culpa estava mal informado

 

Sendo assim, Joana, reitero o que disse. Retira-o até ao fim do tratamento. Depois recoloca-o no final e durante uma ou duas semanas.

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image