Xlibris Publicado Março 15, 2005 Publicado Março 15, 2005 Boas!! Eu tou a ter de á uns tempos para cá um problema grave com as algas!! Tudo começou quando comprei o meu balastro da JEBO 2x55 e deixei de aspirar o areão com a regularidade doutros tempos (leia-se diariamente)!! Eu tinha um balastro de 1x18 + 1x20 mas como achava que para poder ter um plantado a serio num aqua de 80 L só isso não chegava investi num melhor!! Praticamente ao mesmo tempo, apos ter lido aqui algumas opiniões que diziam que raramente aspiravam o fundo do aqua, passei a fazer tambem o mesmo, ou seja, aspirava quando fazia as tpa!! A partir dessa altura comecei a ficar com os vidros cobertos de algas com uma cor acastanhada, pensei, e se calhar com razao, que fosse do suplemento de ferro que estava a usar da nutrafin que estivesse a ser usado pelas algas como alimento e não pelas plantas!! Cortei com o suplemento e as algas castanhas pararam!! Começaram então a aparecer algas verdes (em quantidade igual ou maior que as outras)!! Pensei depois que fosse excesso de iluminação!! Ontem fiz uma tpa de 25 litros, tirei as algas com a ajuda de uma esponja propria para o efeito, e nesse momento tirei uma das lampadas ficando só com 1x55!! Qual não é o meu espanto quando chego a casa hoje e reparo que já estão novamente a aparecer algas verdes! Bom as minhas perguntas são: Será que é de ter o fundo muito sujo? Será dos niveis de nitratos (Niveis esses que não sei quais são pois não tenho os testes)? Será de não usar qualquer produto quimico para tratar a agua quando faço as tpa's (anticloro)? Será que o co2 que estou a dar não está a ser aproveitado na totalidade pelas plantas e está a fazer desenvolver as algas?? Gostava que me ajudassem porque alem de me estar a dar muito trabalho, quase que não consigo ver os peixes com as sacanas das algas!! Meu aqua ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=19795 ) Obrigado pela paciencia!!! O meu menino!! Aqui
Puer Publicado: Março 16, 2005 Publicado: Março 16, 2005 Do anti-cloro não é de certeza. Exceptuando o factor iluminação pode dever-se a excesso de material orgânico. Aconselharia a reduzires a quantidade de comida, a fazeres trocas parciais regulares (10 %) e a introduzires algumas plantas de crescimento rápido. ___________
Xlibris Publicado: Março 16, 2005 Autor Publicado: Março 16, 2005 Quando eu digo se será do anticloro, é porque eu não o uso!! Será que o anticloro tem alguma substancia que previna o aparecimento das algas? O meu menino!! Aqui
Xlibris Publicado: Março 16, 2005 Autor Publicado: Março 16, 2005 Bom para não dizerem que tou maluco!! Isto é um antes (tinha as lampadas á 2 dias) Isto é um agora (nos ultimos dois dias limpei todas as algas de todos os vidros e mudei 55 dos 80 litros do aqua!!) pode não parecer muito mas amanhã á tarde o meu aqua vai estar todo ele com este aspecto!! Obrigado O meu menino!! Aqui
biohazard.pt Publicado: Março 16, 2005 Publicado: Março 16, 2005 Viva a meu ver tens muita luz e poucas plantas... e CO2 com poucas plantas mais muita luz = BUMM de algas já agora tas a adubar as plantas? o aquario apanha luz directa do sol?? pode ser muita coisa, mas eu aposto em excesso de luz... Pedro
Xlibris Publicado: Março 16, 2005 Autor Publicado: Março 16, 2005 tambem eu apostava, até ter limpo o aqua, mudado a agua, e tirado 1 das lampadas ficando só com uma de 55 e no dia seguinte já estava a enxer-se de algas verdes novamente!! E não, não esta a apanhar luz solar directa, e não estou a adubar as plantas, pois como disse em cima a unica coisa que aconteceu quando usei o plant gro da nutrafin foi uma carrada de algas castanhas!! Será do co2?? Eu por via das duvidas já parei com ele!! Se for do co2 as algas desaparecem por si ou vou ter que mudar novamente a agua e tira-las eu?? O meu menino!! Aqui
pcdrg Publicado: Março 16, 2005 Publicado: Março 16, 2005 como tens alguns peixes pode ser excesso de material organico (detritos mais comida). se calhar deixaste so uma lampada ligada mas é mais forte sozinha do que a q tinhas antigamente. tenta te-la ligada menos tempo e tlvz plantar mais algumas plantas de crescimento rapido aconselho-te a egeria densa pq pela minha experiencia e por o que li no site da tropica ela consome bastante "recursos" impedido a proliferação de algas. tenta ir ao site da tropica e na pesquisa avançada escolhe as plantas de crescimento rapido e por ex necessidades medias de luz... depois podes ver as que gostas e as que encontras com mais facilidades nas lojas. boa sorte. eu vi os teus outros posts e acho q o teu aquario melhorou muito, parabens Pat
Xlibris Publicado: Março 17, 2005 Autor Publicado: Março 17, 2005 Eu não vos disse??? Uma coisa que ainda acho mais esquisita no meio disto tudo é que (não sei se dá para perceber) as algas não sobem alem da linha de agua!! Passo a explicar... quando fiz a ultima mudança de agua tirei 30 litros e a linha de agua ficou exactamente no sitio onde as algas estão!! Porque é que as algas não apanham o vidro completamente??? Porque é que não vão acima daquela "linha d'agua"!! Não sei se me fiz entender O meu menino!! Aqui
Just_me Publicado: Março 17, 2005 Publicado: Março 17, 2005 Aquela "linha de agua" é uma linha de maior intensidade luminosa directa...experimenta mover a calhae vais ver que a linha tambem muda. Quanto a não aspirar o areão...isso é feito em aquarios plantados...nao é aquarios com 2 ou 3 plantas... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
pcdrg Publicado: Março 17, 2005 Publicado: Março 17, 2005 Lê o forum fixo sobre algas ensinam la varios truques e varios exemplos, maioritariamente recorrendo a TPA's.
Xlibris Publicado: Março 18, 2005 Autor Publicado: Março 18, 2005 Aquela "linha de agua" é uma linha de maior intensidade luminosa directa...experimenta mover a calhae vais ver que a linha tambem muda.. Então devo depreender das tuas palavras que as algas são por causa da luz!!! Ou não? Ou será que é de não aspirar o fundo e as só estão no sitio onde conseguem apanhar mais luz??? Quer dizer que isto hoje vai ter que levar uma valente "ensaboadela" heheheheh!!! :D :D Parece-me que já lá xeguei. Obrigado O meu menino!! Aqui
mr.p Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 bem isso não é nada devias ver o meu aqua, à uns 2 meses eram só algas, resolvi facilmente o problema, reduzi o fotoperiodo para 9 horas (estava em 12) fiz TPA's de 3 em 3 dias durante uns 2 semanas, coloquei uns caracois (daqueles pequeninos, que por vezes vêm com as plantas) e pronto, limpinho, quer dizer limpinho não está mas está bem melhor, agora o problema são mesmo as algas pretas (tipo cabelos) dessas é que não me livro nem por nada, mas como é uma pequena colonia nem me importo muito
minidiogo Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 Olá! Aqui vai a minha opinião. As algas que tens no areão saiem bem com uma injecção de H2O2 (água oxigenada) numa quantidade de 3ml e adicionar aquilo por áreas, mesmo por cima das algas do areão. Através de uma seringa, apontas os 3 ml de H2O2 mesmo por cima das algas no areão. Repetes este processo durante alguns dias até obteres o areão limpo. Quanto áquelas partes verde, a mim parece-me vidros com algas. Tenta pegar num pouco de Perlon ou num pano (Que não tenha tido uso no passado com detergentes) e passa pelo vidro. Abraço! Diogo Oliveira
Xlibris Publicado: Março 18, 2005 Autor Publicado: Março 18, 2005 As algas que tens no areão saiem bem com uma injecção de H2O2 (água oxigenada) numa quantidade de 3ml e adicionar aquilo por áreas, mesmo por cima das algas do areão. Através de uma seringa, apontas os 3 ml de H2O2 mesmo por cima das algas no areão. Repetes este processo durante alguns dias até obteres o areão limpo. Espera lá que isto interessa-me!!! :D Queres dizer agua oxigenada daquela de desinfectar as feridas??? Não faz mal aos peixes??? O meu menino!! Aqui
minidiogo Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 Olá! Queres dizer agua oxigenada daquela de desinfectar as feridas???Essa mesma Não faz mal aos peixes??? Não. Repara, água oxigenada é simplesmente água com alto teor de oxigénio, por isso estarás a adicionar á água do aquário, oxigénio. Não sei se a razão por se puder utilizar H2O2 é esta, é apenas um raciocinio, quem souber explicar melhor ou se eu estiver engando que avise. No entanto, eu e muitos já utilizamos H2O2 para eliminar as algas. Eu já não utilizo há bastante tempo, recorro a isso sempre como ultima hipotese. Nota: não pudemos é exagerar nas quantidades, para não danificar-mos as folhas das plantas. Fica bem! Diogo Oliveira
zefish Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 Boas Em relação a "equipa de limpeza" como estamos? Penso que o mal resida ai... não vejo nem neste topico nem no outro nenhuma referencia a esses maravilhosos peixinhos e invertebrados que fazem maravilhas com as algas.... no meu plantado tive algas que ate enjoava mas agora so a muito custo as consigo descobrir Tenho montes de caracois, 8 camaroes, 4 ottos e 3 sae´s (isto num aquario de 60 Um Abraço Zé
Xlibris Publicado: Março 19, 2005 Autor Publicado: Março 19, 2005 boas!! Eu comprei hoje uma agua oxigenada que diz no rotulo: 10 vol. 500 ml. Uso externo Composição: 100 ml de solução contem: Peróxido de hidrogenio - 3g. Estabilizantes A marca é aga Esta serve ou não?? Obrigado O meu menino!! Aqui
Xlibris Publicado: Março 19, 2005 Autor Publicado: Março 19, 2005 Bom finalmente já tenho o aqua mais limpito!! Mas não sei se daqui a uns 2 dias ou 3 não vai voltar tudo ao "estado de sitio"!!! Esse truque da agua oxigenada tambem funciona se for aplicado directamente nas folhas das plantas??? è que a minha ludwigia glandulosa está mesmo muito afectada!!! Mui gracias O meu menino!! Aqui
minidiogo Publicado: Março 19, 2005 Publicado: Março 19, 2005 Olá xlibris! Podes colocar H2O2 na Ludwigia glandulosa, mas tem cuidado com as folhas, H2O2 é muito potente e se colocas bastante quantidade danificas as folhas. Abraço Diogo Oliveira
Xlibris Publicado: Março 19, 2005 Autor Publicado: Março 19, 2005 Bom quem quiser dar uma olhadela.... agora está bem melhor có que estava!!! ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=19795 ) O meu menino!! Aqui
luis lima Publicado: Março 28, 2005 Publicado: Março 28, 2005 Qual a quantidade de H2O2 para 200L? A água oxigenada não afecta os peixes? é colocada isolando as palntas ou directamente no aquário? nesse caso não pode afectar as colónias de bactérias no filtros externos? Embora já tenha ouvido falar desta hipótese para combater algas aínda não conheço bem as implicações e doses uma vez que raramente o assunto foi abordado, peço a alguém com experiência que possa comentar. abraço, Luís Lima Luís Lima
orca__ Publicado: Março 31, 2005 Publicado: Março 31, 2005 tenho lido muitas opinioes,mas nao mencionaram que as plantas sao um "organismo"superior ás algas em condiçoes "normais ,vencem e sobrepoem-se ás algas,como tal um concelho simples......nao introduzas co2 e depois o2 e mudas de agua,anti algas......etc,nunca mais vais acabar.......compra/arranja mais plantas...de crescimento rapido,e tb flutuantes(fazem uma "filtragem"natural da luz e consomem muitos nutrientes ), muitos comedores de algas......e depois sim.....co2 se necessario,nao te preocupes demais com parametros quimicos....um abraço....e espero que ninguem leve a mal esta opiniao amadora...
Vasco_Manuel Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Olá Xlibris, como foi referido por outros membros, o teu problema é teres poucas plantas. Pois com a calha que tens, e com CO2, o teu aqua tem imenso potencial.
Recommended Posts