dundeept Publicado Outubro 15, 2012 Publicado Outubro 15, 2012 Estou a montar um novo aquário, pretendo um plantado. Estou a colocar JBL Aquabasis Plus + Areao È suficiente, necessito colocar turfa ou outro substrato?
helio.salgueiro Publicado: Outubro 15, 2012 Publicado: Outubro 15, 2012 Boas Dundee É mais que suficiente, eu tenho aquabasic + akadama! :D
gervas Publicado: Outubro 15, 2012 Publicado: Outubro 15, 2012 Discordo do Helio.Salgueiro.... O Aquabasis é muito fraquinho quando usado como um substrato fertil principal especialmente a longo termo...Sim é bastante bom para o seu preço enquanto substracto de arranque, mas não é um substrato de longo curso, ao fim de poucas semanas com plantas a comer nutrientes o que te sobra é pouco mais que areia... Normalmente uso apenas o Aquabasis como uma camada secundaria sobre o verdadeiro substrato. Preferencialmente quererás usar o JBL Manado, o Elos Bottom Mineral, ou o sistema da ADA, ou então o estrume de minhoca preparado para aquários. Depois por cima podes então meter o aquabasis uma camada fina por cima, e depois a Akadama/substrato de barro cozido/ou outro substrato não fertil da ELOS/ADA/areão. Mas isto sou eu, cada um usa o que quer, e pode comprar. The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
dundeept Publicado: Outubro 15, 2012 Autor Publicado: Outubro 15, 2012 Obrigado pela vossa ajuda, comprei então o Húmus de minhoca que vou preparar conforme indicação do forum + aquabasis+areão
Recommended Posts