Recommended Posts

Publicado

Olá. Tenho num aquário com Mollys, Espadas e Guppys adultos e também alevins de Espada, Guppy e Platy.

Os adultos podem cruzar-se entre si, ou seja podem criar híbridos?

E se são férteis?

Por favor, gostava mesmo de ficar informado.

Publicado:

Por que é que ninguém me responde? Já procurei pelo fórum, mas há sempre contradições. Uns dizem que se pode criar híbridos e que são férteis, outros dizem que se pode mas são estéreis, outros dizem que não se consegue...

Preciso de ajuda! help

Ricardo

Publicado:

Obrigado Ricardo. Mesmo assim apelo ao conhecimento de outros membros do fórum. Isso já sabia, mas quanto aos outros vivíparos e a sua fertilidade?

Mais uma vez, obrigado Ricardo.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Uma vez só fiquei com espadas irmãos... nunca se reproduziram entre si. Não sei se dá.

Bruno Simões

Publicado:

Já estive a pesquisar mais... e, para quem tem dúvidas:

Os vivíparos podem-se todos cruzar entre si, mas só alguns dão alevins férteis:

Molly x Guppy = Fértil

Espada x Platy = Fértil

Espada x Guppy = estéril

Platy x Guppy = estéril

(...)

Publicado:

RicardoR, podes dizer de onde tiraste essa informação?

Obrigado

weed3tr6.png
Publicado: (editado)

Olá pessoal

Reparam nas seguintes classificações geneológicas:

1. Espadas: Livebearers > Cyprinodontiformes > Cyprinodontoidei > Poeciliidae > Poeciliinae > Xiphophorus > hellerii

2. Platis: Livebearers > Cyprinodontiformes > Cyprinodontoidei > Poeciliidae > Poeciliinae > Xiphophorus > maculatus

3. Molis: Livebearers > Cyprinodontiformes > Cyprinodontoidei > Poeciliidae > Poeciliinae > Poecilia > sphenops

4. Gupis: Livebearers > Cyprinodontiformes > Cyprinodontoidei > Poeciliidae > Poeciliinae > Poecilia > reticulata

Como podem verificar os vivíparos mais comuns (que encontramos normalmente à venda nas lojas) estão todos dentro da mesma árvore até à "Poeciliinae". A partir daqui vão variar.

Não se pode misturar molis com gupis, ou espadas com platis.

Espero ter ajudado.

Boa aquariofilia!

João

Editado por maseumaseu

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Publicado:

Misturar pode-se porque já há bastantes pessoas a conseguirem. Mas a questão é, será que são férteis? Pois para se escrever na internet, como já vi, dizerem que conseguiram alevins férteis. Acho que só é possível com o mesmo número de cromossomas. Não sei, vou pesquisar mais. E talvez consiga, daqui a uns anos experimentar, para ter certezas.

Publicado:

Sim, tens razão Ricardo!

Quando disse misturar queria dizer que são férteis, logo irão sofrer mutações.

Existe mutações (cruzamentos) muito interessantes de platis com espadas, mas, pessoalmente, prefiro o mais original possível (o que é impossível).

Para atingir o ideal será necessário esperar algumas gerações de alevins, e muita observação e dedicação.

Boa aquáriofilia!

João

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Publicado:

Já ouvi falar bem dos mestiços de molly e guppy, ao contrário dos de platy e espada, que dizem ter problemas genéticos. Mas a minha maior dúvida é mesmo a fertilidade, pois sem dúvida pode haver cruzamentos entre os vivíparos. Eu próprio já presenciei nos meus aquários mollys a seguir espadas, guppys a seguir Platys, Espadas a seguir Platys. Mas é pouco tempo, depois têm machos ou fêmeas da mesma espécie e esquecem logo. Ideal para experimentar é mesmo sozinhos.