Nuno Fernando Publicado Outubro 11, 2012 Publicado Outubro 11, 2012 Boas. Venho pedir ajuda aos membros mais conhecedores nestas andanças para tentar ter um aqua plantado em condições e com a distribuição das plantas e madeira de forma harmoniosa e correta. Já acompanho o site há algum tempo, tenho vistos as montagens dos membros, lido sobre o que fazer para manter um aqua saudável, mas isto não anda a correr nada bem. Deixo algumas das características que sei para que me possam aconselhar sobre o que fazer. Modelo - Juwel Rio 125; Dimensões – 80x50x35 Capacidade - 140l Iluminação - T5 - 2x28watts High- Lite Day 9000k High- Lite Nature 4100k Filtro interno “The Bioflow 3.0” Aquecedor 100 watts Substrato e akadama JBL Plantas: - Hygrophila Polysperma - Vallisneria - Cryptocoryne Wendtii “brown” ou Aponogeton crispus ?? - Hemianthus micranthemoides ?? Valores: Nitritos – 0 PH – 6.5 Trocas parciais de água semanal de cerca de 25% Luz – 9 horas Co2 - Tetra Plant Co2 - Depot Temperatura – 27º Peixes: guppys, neons, pinguins As plantas não conseguem ter um verde em condições e não me consigo ver livre as algas. Aliás já me livrei das ciano bactérias com antibiótico que diga-se de passagem foi a única coisa que consegui fazer de jeito. Sendo assim queria pedir ajuda para saber como me livrar das algas e compor melhor a distribuição dos elementos dentro do aquário. Ando mesmo desapontado com o resultado final. Se alguém me puder ajudar era muito bom. Obrigado desde já Cumprimentos Fernando Citar
Eliezer costa Publicado: Outubro 11, 2012 Publicado: Outubro 11, 2012 boas, bem vindo ao grupo que algas tens? as algas são indicadores do que falta no aquario... Citar Eliezer "The end of the world"
Nuno Fernando Publicado: Outubro 11, 2012 Autor Publicado: Outubro 11, 2012 Boas. Andei a pesquisar e parecem-me ser estas: Black Brush (Beard) algae Hair algae Está tudo infestado com isto. Não há meio de ver outra vez a cor da madeira... Citar
Eliezer costa Publicado: Outubro 11, 2012 Publicado: Outubro 11, 2012 a chamada BBA :D tambem tenho no meu aquario :D vou começar um tratamento com flouris excel (carbono liquido) o nosso problema é que consta que as valls são muito senssiveis a este produto a BBA aparece porcausa das flutuações de CO2, no meu caso tpas no teu o tipo de co2 que estás a usar creio que para o tamanho do teu aquario e para aquilo que queres (um plantado bonito) necessitarias de um update ao tu sistema de co2 se controlares o fluxo de co2 a BBA não aparece. como vês são indicadoras da saude do sistema as tuas plantas estão com carencia de CO2 por isso não têm as cores que gostarias, logo a BBA aparece... Citar Eliezer "The end of the world"
Paul Publicado: Outubro 11, 2012 Publicado: Outubro 11, 2012 Olá Nuno, Antes de mais, bonito aquário parabens! Vamos por partes: - Não tens Hemianthus micranthemoides, não sei qual é a planta a que te querias referir, mas a unica que não referiste é a que está do lado direito e essa é Egeria Densa. - Estás a fertilizar com carbono liquido, a BBA aparece quando não tens níveis estáveis de CO2. Provavelmente estás a inserir pouco CO2 ou então esse fertilizante é pouco concentrado. Ficarias melhor servido com Excell como o Eliezer disse. No entanto, a longo prazo, acho que devias (se estás a pensar continuar a por CO2) investir em CO2 pressurizado para não teres estes problemas - A outra alga concerteza que te está aparecer porque não tens níveis equilibrados de fosfatos/nitratos, era importante fazeres os testes para vermos o que é que falta. Depois é começares a fertilizar. Essa alga desaparecerá num instante. Citar Tanpanama -
Nuno Fernando Publicado: Outubro 11, 2012 Autor Publicado: Outubro 11, 2012 Tenho a mania de não fazer as coisas em condições e o co2 foi algo que andei a adiar. Cheguei até a tentar fazê-lo de forma caseira e apesar daquilo ainda ter funcionado, não me atrevi a pô-lo no aqua. Depois apareceu este e deixei-me levar pela conversa do vendedor. Este não dá para controlar a hora de início e fim nem sequer o fluxo. Primeiro passo então será a aquisição de um sistema de co2 em condições com a válvula solenóide para pôr ordem nisto. Sugestões para o equipamento? Eu na altura andei a ver no ebay uns em conta. É que os que tenho visto são um bocado para o caro. Citar
Paul Publicado: Outubro 11, 2012 Publicado: Outubro 11, 2012 Sim, estes sistemas são um bocado caros. Mas lá está, a longo prazo compensa. Se souberes fazer bem as coisas, consegues arranjar tudo em sucatas, restaurantes e lojas de extintores Infelizmente não te consigo ajudar no material, sou muito pouco proficiente nessa área! Concerteza que já aqui aparece alguém para te explicar melhor. Citar Tanpanama -
Nuno Fernando Publicado: Outubro 11, 2012 Autor Publicado: Outubro 11, 2012 Quais são então os testes que devo adquirir para ver esses níveis? Citar
Paul Publicado: Outubro 11, 2012 Publicado: Outubro 11, 2012 Aconselho te o de nitratos e o de fosfatos. Como sabes, tem de existir um equilibrio entre luz/CO2/nutrientes. Quanto mais deres de um, mais tens que dar dos outros. No teu caso não sei se um bocadinho mais de luz não se seria um pouco melhor. Mas não é o principal. Já sabemos que provavelmente o CO2 é deficitário, falta ver como estão os nutrientes. Tenho quase a certeza que terás poucos ou nenhuns fosfatos e provavelmente só um pouco mais de nitratos. Uma última pergunta, tens substrato fértil? ou só tens akadama? É uma ajudinha para as plantas, mas não impede o facto de que isso vai precisar de fertilização liquida. Quando souberes de alguma coisa sobre os nitratos e fosfatos avançamos a partir daí. Citar Tanpanama -
Nuno Fernando Publicado: Outubro 11, 2012 Autor Publicado: Outubro 11, 2012 Ok. Amanhã vou ver se consigo adquirir esses testes por aqui. Sim porque na minha zona não há uma única loja ligadas a peixes. Somente aquelas que vendem desde piriquitos, chaves de fendas, comida para cães e depois têm lá alguns peixes. Quanto à luz estive a ler aqui no fórum e pelas contas que dizem, precisava de 8400 lumens. O que tenho fica muito longe disso. Isto de ser levado pela conversa da malta das lojas tem muito que se diga. Enfim agora é tentar fazer o melhor com o que tenho. Próximo passo aquisição de testes de nitratos e fosfatos. Citar
Nuno Fernando Publicado: Outubro 11, 2012 Autor Publicado: Outubro 11, 2012 Já me esquecia, Sim tenho substrato fértil. Citar
antónio reis Publicado: Outubro 11, 2012 Publicado: Outubro 11, 2012 boas nuno fertilizações fazes? micros, macros? como já foi referido o carbono liquido era capaz de ajudar cumps Citar
Nuno Fernando Publicado: Outubro 11, 2012 Autor Publicado: Outubro 11, 2012 Boas. De momento não faço qualquer tipo de fertilização pois pensei que o facto de ter um substrato fértil fosse por enquanto o suficiente (tenho o aquário montado há cerca de 1 ano). Nunca me debrucei sobre o tema da fertilização, nem conheço o que há ou como deve ser feito. Acham então que é necessário começar já? Citar
Eliezer costa Publicado: Outubro 12, 2012 Publicado: Outubro 12, 2012 depois de fazeres o testes eu conheço um tipo que conhece outro, que se dá com outro que te arranja TCH+...aquilo é a maravilha em fertelização :D Citar Eliezer "The end of the world"
Nuno Fernando Publicado: Outubro 12, 2012 Autor Publicado: Outubro 12, 2012 Vou sair para ir à procura desses tais testes. Acho que vai ser uma sorte se os encontrar... A malta aqui só conhece peixinhos de água fria! Quanto ao fertilizante depois falamos, porque eu agradeço toda a ajuda que vier. Obrigado e um abraço Citar
Paul Publicado: Outubro 12, 2012 Publicado: Outubro 12, 2012 Nuno, de onde és? Por que não tentas as lojas online? Citar Tanpanama -
Nuno Fernando Publicado: Outubro 12, 2012 Autor Publicado: Outubro 12, 2012 Eu sou de Torres Novas perto do Entroncamento e como já calculava, nada de testes até agora. Parece-me que via online vai ser a solução. Sugestões? Citar
Paul Publicado: Outubro 12, 2012 Publicado: Outubro 12, 2012 Ve os patrocinadores do forum. A maioria tem venda online! Citar Tanpanama -
Nuno Fernando Publicado: Outubro 13, 2012 Autor Publicado: Outubro 13, 2012 Exato, nada como começar por aqui mesmo. Citar
Miguel Guerreiro_10483 Publicado: Outubro 13, 2012 Publicado: Outubro 13, 2012 Cianobactérias (algas verdes) que te estão a aparecer no aquário realmente devem ser por um desequilibrio de nutrientes no aquário. Deves estar com fosfatos a mais na relação 16(Nitratos totais)-1(fosfatos). Quando fores á loja especializada, dá a uma vista de olhos em geis fixadores de fosfato. Citar
helio.salgueiro Publicado: Outubro 13, 2012 Publicado: Outubro 13, 2012 A pouca movimentação da água tb faz aparecer as BBA, certo? ou disse uma barbaridade? Citar
Paul Publicado: Outubro 14, 2012 Publicado: Outubro 14, 2012 Também pode ser o caso. Mas aí só aparecem nesses locais. É uma boa maneira de o Nuno confirmar isso. No entanto, continuo a apostar no esquema de fertilização com carbono liquido que ele está a usar. Antes de opinarmos, é melhor vermos o resultado dos testes! Citar Tanpanama -
Nuno Fernando Publicado: Outubro 14, 2012 Autor Publicado: Outubro 14, 2012 Boas. Já andei por aqui a ver de um sistema de co2 da TMC, mas já cheguei tarde. Quanto aos testes, já estão encomendados. Quantos às BBA elas estão posicionadas um pouco por toda a área da madeira com muito mais incidência nos locais mais expostos à luz. Os testes é que ainda devem demorar um pouco a chegar, só nessa altura vos posso dizer mais qualquer coisa. Entretanto vou procurando um sistema CO2 que fique em conta. Já me ia esquecendo de perguntar sobre o que é isto do "esquema de fertilização com carbono liquido", é que eu não estou a fazer nada, acho! Desculpem esta minha ignorância. Citar
helio.salgueiro Publicado: Outubro 14, 2012 Publicado: Outubro 14, 2012 Porque não compras o flourish excel? Citar
Nuno Fernando Publicado: Outubro 15, 2012 Autor Publicado: Outubro 15, 2012 Poderá ser também uma opção. Eu acho que houve um engano quanto ao CO2 que uso. Não é em liquido, mas sim este da imagem. O problema continua a ser o facto de não controlar a quantidade administrada e as horas que liga e desliga. Citar
Recommended Posts