agostinhomgm Publicado Outubro 10, 2012 Publicado Outubro 10, 2012 Boas pessoal Podem esclarecer-me se necessito de fertilizar com nitratos (nitrato de potassio), mesmo tendo regularmente valores de 10mg/dl. Isto porque apesar de usar micros, kcl e fosfato monopotassico continuo a não ter o crescimento desejado das plantas do meu aqua. Gostaria de o ver como os de alguns de vós que são espetaculares. obrigado e cumprimentos tchau a todos agostinhomgm
gmmartins Publicado: Outubro 14, 2012 Publicado: Outubro 14, 2012 Por ordem de importância as plantas precisam de: Luz -> Carbono -> Macronutrientes -> Micronutrientes. Como podes ver os fertilizantes são importantes mas também é a luz e o carbono. Não dizes nada em relação a isto pelo que fica difícil ajudar. Outro aspecto a ter em conta é a fiabilidade dos testes que deixam muito a desejar. Podes de facto não ter quaisquer nitratos... Aliás, não sei se será erro ou é mesmo assim, mas indicas que tens 10 mg por dl o que é pouquíssimo (= 1 mg por litro). Deverias ter pelo menos 10 x mais... Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
agostinhomgm Publicado: Outubro 16, 2012 Autor Publicado: Outubro 16, 2012 Obrigado pela resposta GM -Utilizo Co2 caseiro, que apesar de dificil controlo da cadencia e valores estaveis é o que posso usar ( parece haver quem consiga bons resultado com ele). -Quanto á luz uso 2x 18w daylight e 1x 30w sun glo e 1x 30w daylight.. -Quanto á filbilidade dos testes tb já me tinha ocorrido, no entanto o receio das algas fazia-me acredir. Nesse caso necessito de adicionar nitratos. Tenho de pesquizar onde comprar. mais uma vez obrigado e cumprimentos tchau a todos agostinhomgm
José Prada Publicado: Outubro 16, 2012 Publicado: Outubro 16, 2012 Aliás, não sei se será erro ou é mesmo assim, mas indicas que tens 10 mg por dl o que é pouquíssimo (= 1 mg por litro). Deverias ter pelo menos 10 x mais... Estarei eu a fazer mal as contas ou 10mg/dl são 100mg/l... o que é bastante. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
gmmartins Publicado: Outubro 17, 2012 Publicado: Outubro 17, 2012 Acho que estás a fazer mal as contas. 1dL (decilitro) = 0.1 L Estarás a fazer confusão com daL (decalitro)? Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
José Prada Publicado: Outubro 18, 2012 Publicado: Outubro 18, 2012 1dL (decilitro) = 0.1 L Correcto... Então se em 1dl há 10mg de nitratos... em 1l (que é 10x mais) há 10x mais nitratos, ou seja 100mg. O que dá uma concentração de 100mg/l. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
gmmartins Publicado: Outubro 18, 2012 Publicado: Outubro 18, 2012 My bad! Tens razão!!! Estava com a cabeça formata para pensar no numerador esquecendo-me que os litros estão no denominador. E ainda por cima voltei a fazer o mesmo erro da segunda vez Obrigado pela chamada de atenção. Agostinho: Ou seja, se realmente os testes estiverem certos, não tens realmente que fertilizar pois tens nitratos em excesso. Abraço GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Lucky strike Publicado: Janeiro 20, 2013 Publicado: Janeiro 20, 2013 (editado) Como é que se conseguem obter 100 mg de nitratos por Litro num aquário é que eu gostava de saber... Testes fiáveis, ou unidades mal utilizadas???? Editado Janeiro 20, 2013 por Lucky strike www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
Recommended Posts