André Cambas Publicado Outubro 8, 2012 Publicado Outubro 8, 2012 Viva pessoal, Comecei recentemente neste mundo da aquariofilia e estou este é o meu primeiro post. Tenho neste momento um aquário de 20L de agua doce mas estou a pensar adquirir um maior com +- 60 L. Ainda estou bastante indeciso se me aventuro para um de água salgada ou se me mantenho na água doce. Nesse sentido gostava que me ajudassem para já com a iluminação. Quero adquirir iluminação led. Podem explicar-me qual é a principal diferença entre a iluminação para um aqua de agua salgada e um de água doce? Há algum problema em usar iluminação para um aqua de agua salgada num doce? Podem sugerir algumas calhas boas em termos de qualidade/preço para um aqua de 60 cm. Muito obrigado, André Cambas
André Cambas Publicado: Outubro 13, 2012 Autor Publicado: Outubro 13, 2012 Pessoal, Podem ajudar-me, sff? Obrigado.
goncalo.zamith Publicado: Outubro 17, 2012 Publicado: Outubro 17, 2012 Boas. Iluminação num aquário de água salgada depende do que queres ter. Para poderes ter corais e estar a vontade com isso precisas ter umas 2 ou 3 vezes mais luz (se é que se pode quantificar assim) do que num aquário de água doce. Isto já para não falar do espectro que é deferente. Também em água doce de acordo com o aquário que se pretende terás luz diferente... Abc
André Cambas Publicado: Outubro 17, 2012 Autor Publicado: Outubro 17, 2012 Viva Gonçalo, Obrigado pela tua resposta. Eu sei por alto das diferenças que falaste. A minha questão era mais no sentido de se há algum inconveniente em usar iluminação para salgado num plantado. Além disso consegues dizer-me alguma marca ou calha de leds específica que seja boa para um salgado e outra para um plantado de 60 cm. Não estou a pensar ter corais ou plantas mt exigentes em termos de luz, apenas a suficiente para não ter problemas e não ficar demasiado limitado em termos de variedade corais e plantas. Obrigado.
Recommended Posts