Recommended Posts

Publicado

Tenho alguns anos de experiência com aquários de água doce, e como mudei de casa estou agora a planear encher os dois aquários que cá tenho na nova casa. Um deles tem 54litros e o outro 75litros.

O de 54l está neste momento a ciclar, sem peixes e com este equipamento ligado:

filtro aquapor 300aq

termostato 50W

bomda de ar

O de 75l irei enche-lo com água dentro de poucos dias, e com uma biobox2 que adiqui. (não sei se é demasiado potente para o meu aquário esta biobox2)

Para o aquário de 54litros (60x30x30) estou a pensar por:

3corydoras

3limpa-vidros

4peixe-gato de vidro

Para o aquário de 75litros (73x30x35) estou a pensar por:

1botya palhaço

3limpa-vidros

3peixe cauda de espada

1labeo bicolor

1tartaruga do mississipi (com o potente filtro penso que não haja muito problema) (construí uma base de esferovite de 25cmx20cm para o aquário onde a tartaruga consegue descansar la em cima sempre que quiser).

Obrigado e enviem sugestões

Cumprimentos :)

Publicado:

Boas miguel, bem-vindo a estes lados! ;)

Estou a ver que gostas de peixes de 'limpeza', mas não serão demais para o teu aqua 54? Talvez o melhor era cingires-te a apenas 1 espécie, ou 2 no máximo, até porque por exemplo as corys gostam de nadar em cardume e gostam de muito espaço no aquário para se aventurarem (tenho 4 albinas num 60lt e elas fartam-se de correr aquilo tudo). E assim podias usar a parte média e superior do aqua para outros peixes... Bettas (estes tinhas que os ter a sós devido a serem brutos), neons, guppies, platys, mollys, espadas, escalares... tens tanta escolha!!

Quanto ao de 75lt, esquece o botia... eles crescem muito, e até recomendam um comprimento mínimo do aqua de 1m... E uma tartaruga no meio de peixes não é boa ideia, especialmente se as tens em água quente... Crescem e fazem do resto da tua fauna um petisco, seja o que seja...

Até lá tens muito tempo para decidir... Tens um mês (+-) de ciclo de água... Vai pesquisando, passeando por lojas de aquariofilia, vendo os classificados do fórum, ou até vai vendo nos sites de anúncios alguns que sejam da tua área de residência.

cumps, David

Publicado:

Estou a pensar por os aquários a ciclar 10dias sem peixes e mais 10dias só com corydoras até pôr algum outro peixe nos aquários.

Os peixes-gato de vidro de que falo são os: Kryptopterus bicirrhis (pode-se ver no google).

Se eu no aquário de 54l metesse:

3 corydoras (não sei se é aconselhável apenas três unidades, visto que são um peixe de cardume)

2 limpa-vidros (não sei se é aconselhável apenas duas unidades, visto que são um peixe de cardume)

4 Kryptopterus bicirrhis

E no aquário de 75l:

1labeo bicolor

3espadas

5barbo tigre

2limpa-vidros

1tartaruga do mississipi (gostava mesmo de criar esta tartaruga com peixes, pelo menos enquanto é pequena, quando chegasse aos 10cm ia comprar um aquário maior só para ela).

Obrigado, cumprimentos :)

Publicado:

O labeo bicolor vai se tornar demasiado grande para o aquário, passando a ser agressivo com os outros peixes. Vai morrer

Os barbos precisam de mais espaço, vão se tornar agressivos entre eles e vão andar a ratar as caudas dos espadas. Os espadas vão morrer

Não sei o que é um limpa-vidros...

A tartaruga vai matar todos...

Nada que já não soubesses se tivesses perguntado ao tio google! ;)

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Esses Kryptopterus bicirrhis vão crescer em demasia para 54 litros... Pesquisa bem o tamanho dos peixes em adultos antes de escolheres as espécies...

Publicado:

Para mim um filtro potente de mais é um filtro que por exemplo a biobox2 dá para aquários de 250litros, e o meu aquário é apenas de 75litros. (mas pronto, claro que mais vale potente de mais do que potente a menos :) )

ahah ainda não estou totalmente decidido, estou a formular ideias para os aquários

o peixe limpa-vidros que digo é: Otocinclus affinis

pois acho que os Kryptopterus bicirrhião vão crescer de mais, se calhar é melhor não os ter.

gostava mesmo de ter o labeo bicolor no aquário de 72litros, se vir que está a ficar agressivo para os outros peixes, devolvo-o à loja.

a tartaruga do mississipi eu estive a ler no google sobre ela e penso que ela não irá comer os peixes

o que sugerem para os meus aquários:

54l: ou . 54l: e 72l:

3 corydoras 3 corydoras 1 labeo bicolor

2 otocinclus affinis 2 otocinclus affinis 3 espadas

5 barbo tigre 2 betta combatene (1M e 1F) 2 otocinclus affinis

4 guppys 1tartaruga do mississipi

ou outras sugestões :)

obrigado

cumps

Publicado:

A Primeira opção nem pensar. Os barbos crescem até aos 7 cm e precisam de muito espaço para nadar. Tenho os num aquario de 240L!!

A segunda e terceira opção são boas. Pessoalmente não punha o Labeo. Porque não um casal de colisas por exemplo?

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Pois era só porque no aquário de 54l os barbos seriam praticamente os únicos habitantes do aquário e não iriam chatear nenhum outro peixe..

Sim poderia pôr um casal de colisas no de 75litros, ficando assim:

54l: (fica superpopulado?) 75l: (fica superpopulado)

3 corydoras 1tartaruga mississipi

2 otocinclus affinis 2otocinclus affinis

2 betta 3espadas

4 guppys 2colisas

uma duvida: os betta combatentes são faceis de se reproduzir num aquário comunitário?

Publicado:

Boas miguel, tal como alguns users te disseram, o melhor é pesquisares bem o que queres... É que tens bastantes 'erros' quanto a raciocínio para os teus aquas...

A tartaruga vai ser má ideia desde o início.

Eu faço criação de bettas, e garanto-te que podes esquecer a ideia do comunitário com bettas! Eles atacam tudo o que brilhar de fauna... Ainda por cima para criação... bang

Vai ao youtube e pesquisa por 'criação bettas' ou algo do género... Vê quantos vídeos que te aparecem deles em comunitários.

Os bettas, pelo menos para mim, são a espécie mais difícil de criar, mas também a mais linda para ver. Os rituais, as mudanças de cores, os abraços... enfim. Mas faz-se tudo à parte!

Estuda as tuas possibilidades. Visita as páginas do fórum, que encontras muita info útil concerteza.

cumps, David

Publicado:

E se no aquário de 54litros fizesse criação de bettas, mas só com estes peixes lá dentro:

3corydoras

2otocinclus affinis

2betta

o que acham de ir buscar areia a uma praia para pôr no aquário de 75litros? depois de bem lavada várias vezes, acho que seria uma otima ideia :)

e sem custos, só os da deslocação

Publicado:

Como regra geral, a criação de bettas não se 'dá', no mundo de aquariofilia, num aquário com mais peixes. É um aquário à parte (geralmente um 40x20x20 ou algo do género)...

Mas isso seria uma boa alternativa para o comunitário, dado que creio que os bettas não te devem atacar a equipa de limpeza ;)

Até te dizia para arriscar e meter 3 fêmeas betta para 1 macho. Para haver mais harmonia dentro do aqua. Falo por experiência própria que é possível fazer isto. Penso que até tenho um tópico aberto sobre o meu 'Underwater Forrest'...

Quanto à areia, podes. Mas terá que ser de rio e bem tratada, para garantires que não há problemas! E convém usares mais algum substrato fértil caso queiras colocar plantas.

cumps, David

Publicado:

Obrigado David, pelo que vi a água do aquário de criação dos betta não necessita de ter um termostato.

Sim talvez ponha três fêmeas e um macho de bettas no aquário de 54l.

Quando os aquário estiverem montados e a ciclar depois vou pondo as fotografias dos aquários :)

cumprimentos

Publicado:

Boas Miguel,

Quando ao necessitar de um termostato, no verão não uso geralmente... Mas nas tentativas de inverno convém, especialmente se a tua casa for fria ou tiver variações bruscas diárias de temperatura.

Mas se tiveres apenas 1 macho e 3 fêmeas bettas no aquário de 54lt, não haverá problema (podes meter fundos tipo locarídeos, góbios, ottos, botias e corys sem problemas também)... Pode haver umas bicadas entre eles, mas nada de perigoso. :)

cumps, David

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!